Manifesto a favor do escândalo

12 de março de 2014 § 7 Comentários

a4

Ha uma semana que os jornais não falam de outra coisa.

Agora o “blocão” dos “aliados”, chefiado pelo PMDB, “impôs uma derrota ao governo”. A foto do Globo dessa galera em delírio de “júbilo cívico” é impressionante.

E qual o feito épico que comemoravam?

Por se sentirem lesados na divisão daquilo que eles e o PT nos arrancam juntos os “aliados” romperam o pacto de silêncio sobre as falcatruas uns dos outros que eles mantêm contra nós, o povo brasileiro. É isso que eles chamam de “votar todos os projetos com independência”.

Resultado do “voto independente” de ontem?

Vão, finalmente, dar uma olhada na roubalheira que rola dentro da Petrobras, coisa de 140 milhões de dólares de suborno pago por uma empresa que aluga plataformas de petróleo que está sendo investigada ha mais de um ano pelos governos da Holanda, da Inglaterra e dos Estados Unidos, mas não pelo do Brasil, que é o principal interessado.

a3b

Se quiser refazer o acordo”, diz o pessoal do PMDB (isto é, o acordo de sempre pra todos voltarem a  jogar unidos CONTRA NÓS), “o governo vai ter que sentar e conversar” (leia-se vai ter de dar aos aliados uma fatia maior do que está enfiando sozinho no bolso).

Agora, o que mais me assusta é que a imprensa noticia tudo isso pelo ângulo tranquilo e plácido do “debate político”. Segundo os “pundits” de Brasília tudo não passa de uma “crise da base de sustentação” normal para essa época de eleição (que, na verdade, é quando as máfias políticas que estão aí combinam quem vai ficar com quanto daquilo que nos tungam).

Essa perda de sensibilidade da imprensa, o fato dela assumir candidamente a linguagem e o padrão de normalidade ditado pela moral dos bandidos é, com certeza, muito mais grave que essa “afanadinha” que deram na Petrobras que não é nem a pontinha do iceberg do que rola lá dentro daquela caixa preta gigante.

A imprensa é o sistema imunológico da democracia; o agente que dá o alarme para que os anticorpos entrem em ação quando o organismo dela é invadido por alguma doença que pode matá-la.

b7O que nós estamos vendo é que o sistema imunológico da nossa democracia está “deprimido”. Ele também está doente. O vírus entra, deita, rola e arrebenta e ele não dá o alarme;  continua agindo como se tudo estivesse normal.

Com isso o organismo social não reage e deixa que a doença vá matando a sua sensibilidade moral que é o que segura a democracia em pé.

É preciso resgatar o valor do escândalo. Tem escândalo falso e tem escândalo autêntico. E o autêntico, mais que necessário, é o sinal vital da saúde moral da Nação. E SÓ A IMPRENSA PODE FAZE-LA REVIVER.  Dos políticos é que essa ressurreição não virá.

É preciso parar com essa ideia falsa de que ser profissional em jornalismo é tratar como se fosse normal aquilo que não é normal ou como se fosse saudável aquilo que é doente.

Veja-se o exemplo da cidadezinha de Hampton, na Florida, que o Jornal Nacional mostrou ontem. Montaram lá uma indústria de multas de trânsito; os funcionários da prefeitura gastaram 70 mil com cartões corporativos; a cidade deve 300 mil e não paga.

Normal?

No Brasil é coisa de criança. Não ha quem não faça. Mas lá o prefeito já está na cadeia, com o devido uniforme de presidiário e isso é só o começo. Se não aparecer a grana da indústria de multas que sumiu e a cidade não pagar sua dívida, vão acabar com ela como unidade política autônoma e incorporá-la à cidade vizinha.

É assim que se trata essas estripulias. É assim que se trata essa cambada onde a saúde moral da Nação está viva!

Corrupto tem em todo lugar. Não é privilégio de brasileiro. É privilégio da espécie humana. Mas se deixar o corrupto ganhar a parada depois de desmascarado como corrupto vai tudo pra cucuia. Não dá mais nem pra mãe da favela convencer o filho de que é melhor estudar que entrar para o tráfico, nem pra mãe do Leblon convencer o dela que é melhor trabalhar que puxar saco de político pra arrumar uma beira pra roubar a Petrobras. E o país apodrece de cabo a rabo.

Teve outro momento chocante no Jornal Nacional de ontem, aliás, que ligou alarmes em mim que nunca tinham soado antes. Viram aqueles moleques do morro depredando um carro da polícia e dando porrada nos PMs que corriam pra lá e pra cá sem reagir?

O que é que é aquilo, meu deus do céu?!

Segundo a Globo – e eu vi a cena e a repetição desse diagnóstico umas 10 vezes em todo os jornais de todos os canais de notícias de Jacarepaguá que estão sempre ligados aqui no meu posto de observação – trata-se de “uma nova estratégia usada pelo tráfico para desmoralizar as UPPs”!!!

É nada! Quem desmoraliza a polícia é a imprensa com o modo absurdamente desequilibrado como ela cobre um lado e outro dessa guerra. Não precisa “estratégia” nenhuma pra desmoralizar as UPPs. A PM está tomando cascudo e chute na bunda de pivete no centro nacional do crime organizado na véspera da Copa do Mundo porque a polícia já está desmoralizada. E não foi o tráfico que fez isso. O tráfico não tem poder para tanto, como já mostrei no artigo de ontem.

Enfim, meus caros amigos, a imprensa está precisando ir pro divã correndo. Ela é a única esperança que nos resta mas, se não abrir o olho, se não reativar o seu nervo moral adormecido,  se não reassumir a função institucional para a qual está habilitada e legitimada em todo lugar civilizado do mundo, que inclui ser propositiva e não obrigatoriamente passiva diante de fontes viciadas como parece que se exige hoje nas nossas redações, roda já pra onde já rodaram as da Venezuela e da Argentina, e nós todos com ela porque já não sobra mais nada em pé.

b00

Marcado:, , , , , , , , , , , , ,

§ 7 Respostas para Manifesto a favor do escândalo

  • Fausto Italiano disse:

    Brilhante raciocínio . Mais um excelente artigo . SALVE A IMPRENSA
    DO BRASIL !!! VIVA A DEMOCRACIA !!!

    Curtir

  • Lei disse:

    FIFA (fomos iludidos fora anta ) PAC1 ( Plano de Achaque ao Contribuinte ) PAC2(plano de assalto ao cidadão) PAC3 (procurando achar culpados) SUS (seu último suspiro)

    Curtir

  • Vera Azevedo disse:

    Falou e disse ! De tanto ser bombardeada pelo partido atual no poder federal, a Imprensa baixou a cabeça…agora, frise-se que o escândalo tem que ser bem apurado, verdadeiro, e sem partidarização.

    Curtir

  • VALDIR disse:

    MINHA RESPOSTA SE BASEIA NA ESPERANÇA DAS URNAS,QUE ENTRE UM PRESIDENTE QUE HONRE AS CALSASQUE USEE FAÇA FRENTE AO ATUAL ESTADO DE COISAS;QUE PREMIE O TRABALHO E CONDENE A VAGABUNDAGEM QUE HOJE GRASSA NESTE PAIS TAO FORTE E TAO ORDEIRO A PONTO DE PODER SUPORTAR TODOS ESTES DESMANDOS SEM QUALQUER REAÇAO EFICAZ. ESTIVESSEMOS EM OUTRO PAIS (QUALQUER UM MENOS BRASIL) E JA TERIAMOS UMA REVOLUÇAO ARMADA TAL E A SORTE DE DESPAUPERIOS COMETIDA POR ESTES QUE AI ESTAO. O PT FOI O UNICO PARTIDO ATE MEU CONHECI,MENTO QUE APOSTOU FIRME NA IGNORANCIA DO POVO E NA MANSIDAO DO MESMO;E PELO QUE VEJO ESTA SE SAINDO BEM PORQUE DE TODOS OS ROUBOS PRATICADOS E MAIS OS QUE AINDA NAO SABEMOS FOI O QUE MAIS MOSTROU SEM NENHUMA ETICA OU VERGONHA. ALEM DA MINHA ESPERANÇA CONTO QUE AINDA ALGUMA VOZ BRASILEIRA QUE SEJA REALMENTE BRASILEIRA;POIS JA DIZIA NOSSO SAUDOSO ODORICO PARAGUASSU . PARA CONSERTAR SO MESMO A SANTA DINAMITE. ACORDA BRASL!!!!!

    Curtir

  • Ricardo disse:

    Epa! Mas não foi a imprensa que ajudou a criar um “lulinha paz e amor”?
    E que cobriu com relativa sagacidade a troca de quadrilhas que resultou na queda do governo Collor alicerçando a imágem do pt como
    bastião da ética,da honestidade e da virtude?
    O referido partido incomodava nas eleições,mas não levava.Tornou-se necessário abocanhar uma parcela a mais do eleitorado.
    Os estudantes da época,hoje formadores de opinião,já estavam em sua maioria cooptados.Restava a classe média,então,bombardearam
    a mídia com escândalos e mais escândalos,”quem poderá nos ajudar?”
    Vencer a classe média foi a conquista desse conluio maquiavélico,sim
    foi a classe média quem colocou essa quadrilha no poder,e sózinha não os tira mais de lá.
    É difícil acreditar que com o curral eleitoral que criaram nesse latifúndio de assistencialismo venham a ser derrotados nas urnas,some-se a isso uma providencial gentileza da imprensa.Ah..Gentileza gera gentileza não é mesmo?
    Agora meu medo mesmo é o do voto nulo.Volta e meia se alardeia por
    aí de que seria um protesto e tanto e “que aí sim,eles iriam sentir..”
    Foi o que aconteceu na finada Venezuela,o curral de chavez votou em massa dando a ele um governo de maioria no congresso e com o qual
    fez o que quis da constituição e do judiciário.
    Quando a classe média acordou,já estava destituída do poder de decisão do seu próprio futuro,o resto,bem o resto é o presente.
    Quanto a imprensa,deixa prá lá…

    Curtir

  • E ai desse policial se ele resolver se defender e agredir um desses bandidos, todos os direitos humanos do “brazil” vão vir para cima dele e processá-lo. esse é o “brazil” da copa dos morros pacificados e do PMBD “independente”.

    Curtir

    • VALDIR disse:

      a coisa esta tao absurda que uns bandidos na delegacia de pavuna ,mais precisamente a 39 se apresentaram com identidades falsa foram tratados como cidadaos e pasmem o cidadao e sua esposa foram questionados com severidade a saberem de uma suposta arma que o idoso teria para se defender da quadrilha que o atacou e quando a informaçao chegou ao conhecimento desta taldelegacia circulou pela mesma como se boato fosse apesar de ser dado o nome real dos facinoras e cpf,nao sabemos mais para onde correr com este governo criminoso que desarma as vitimas e nao os bandidos,mas assim esta bom porque este mesmo governo arma ate os dentes as forças policiais cada vez mais imcompetentes e corruptas;transformando este pais e cidadaos vitima e bandidos de carteira e sem carteira predeadores. SAVE-SE QUEM PUDER POIS ESTAMOS NA TERRA DO VOTO A QUALQUER PREÇO. ACORDA BRASIL!!!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Manifesto a favor do escândalo no VESPEIRO.

Meta

%d blogueiros gostam disto: