Petrobras, Google e os dois Brasis

19 de agosto de 2013 § Deixe um comentário

Janus1

Petrobras e Google se alternam ha anos como “a empresa dos sonhos” dos jovens recém formados brasileiros nas pesquisas anuais da Cia. de Talentos.

A Petrobras esteve à frente de 2005 a 2009 quando, pela primeira vez, Google foi à ponta. Ficou lá até 2011. Desde 2012 a Petrobras voltou ao primeiro lugar. Hoje saiu nos jornais o resultado da de 2013 e ela continua lá.

A Cia. de Talentos faz lá a suas interpretações para clientes (ela vive de colocar gente em empresas e cargos) mas eu sempre achei que essa pesquisa é um dos mais eloquentes retratos da “bipolaridade” brasileira.

janus4

Mantemos um pé no futuro e outro no passado. Chegamos às vezes (bem raramente, é verdade) a acreditar que dá pra mudar o Sistema mas ele nos empurra de volta para aquela dura realidade: “não, não vai mudar nunca; seremos eternamente ou exploradores ou explorados e, sendo assim, o melhor é saltar para a canoa dos indemissíveis e inimputáveis”.

É aquela história do escravo cujo sonho era virar o feitor, o capitão de mato. De açoitado a açoitador. Ou então conseguir um lugarzinho na Casa Grande. Sonhar com a liberdade mesmo, nem pensar.

Ha 513 anos que não muda…

janus10O lado bom é que apesar da Petrobras estar em primeiro lugar, e justamente nestes últimos dois anos em que ela vem afundando estrondosamente à vista de todos o que torna ainda mais remota a hipótese de tal escolha ser movida por admiração e boas intenções, ainda é uma minoria de brasileiros na flor da juventude que pensa assim. Das 10 empresas mais desejadas, ela é a única estatal. Das outras oito – Itaú, Vale, Santander, Nestlé, Odebrecht, Ambev, PwC e Unilever – nenhuma aponta diretamente para o desejo de teta. Ao contrário.

O lado ruim é que a minoria representada pelo sonho com a Petrobras, continua mandado no país e submetendo esse vasto Brasil que sonha com a modernidade à carga pesada de carregar o peso morto do Estado patrimonialista com todas as doenças que ele patrocina e alimenta.

janus5

Marcado:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Petrobras, Google e os dois Brasis no VESPEIRO.

Meta

%d blogueiros gostam disto: