Russia também entra na festa do “shale gas”

1 de abril de 2013 § 2 Comentários

shale6

O Finantial Times deste domingo noticiou (aqui) que a Rússia, o segundo maior produtor mundial de petroleo depois da Arábia Saudita, esta prestes a iniciar “uma onda de produção de petróleo não convencional das mesmas proporções da que já está rolando nos Estados Unidos” com o início da exploração do Maciço Bazhenov de xisto (“shale gas), na Sibéria, com reservas de 2 trilhões de barris.

Ha ainda algumas incertezas sobre as condições geológicas dessa area ser explorada pelas novas tecnologias de perfuração de poços horizontais e pulverização hidráulica das rochas que contém o petróleo e o gás entranhados em sua estrutura, mas o governo Putin já se comprometeu com uma redução da pesada carga de impostos que incide sobre a exploração de petroleo convencional para quem investir na exploração dessa area, iniciando a corrida.

A Rússia também esta livre da resistência de ambientalistas que atrasaram a introdução dessas técnicas em países europeus.

shale7

Numa primeira avaliação, a Merrill Lynch calculou que 500 mil barris diários, cerca de 5% do total extraído hoje, podem ser acrescentados à produção diária da Rússia pelas perfurações no Maciço Bazhenov.

As novas fontes de xisto rico em petróleo e gas em terra e a baixa profundidade que começaram a ser exploradas com a nova tecnologia inventada nos Estados Unidos e estão presentes em inúmeros pontos do planeta, inclusive no Brasil (em quantidades comparativamente modestas porém), estão proporcionando um renascimento industrial naquele país.

Conforme explicamos em artigo anterior, a entrada em cena desses novos mananciais põe a cada dia sob risco maior de tornar anti-econômica a exploração do petróleo do pré-sal em cima da qual o governo brasileiro já vem, há tempos, gastando por conta.

shale7

Marcado:, , , , , , , , , , ,

§ 2 Respostas para Russia também entra na festa do “shale gas”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Russia também entra na festa do “shale gas” no VESPEIRO.

Meta

%d blogueiros gostam disto: