Porque não podemos usar celular em aviões?

18 de dezembro de 2012 § 2 Comentários

cel1

A Economist desta semana publica uma matéria quilométrica (aqui) para responder uma pergunta que todos os habitantes do planeta que alguma vez pegaram um avião já se fizeram: “Porque é proibido usar telefones celulares e outros equipamentos com conexão de internet em aviões?

A resposta supostamente óbvia – “Porque eles interferem com os equipamentos eletrônicos de vôo” – não é a correta.

A principal razão pela qual a FCC (Federal Comunications Comission dos EUA) mantém a proibição é resguardar o interesse das companhias telefônicas uma vez que, lá de cima, celulares e equipamentos com conexão wi-fi captariam várias torres de retransmissão ao mesmo tempo, o que criaria grandes confusões no sistema. As torres de hoje, feitas para serem conectadas do chão, têm padrões diferentes entre si segundo a proximidade uma da outra de modo a que cada equipamento em uso capte o sinal apenas da mais próxima, mas repetem os mesmos padrões conforme se vai distanciando. É isso que permite que elas reconheçam cada equipamento que as contata e, assim, processem as cobranças.

cel11

Em milhares de testes feitos ao longo dos últimos mais de 20 anos jamais se comprovou que um desses aparelhos em uso dentro de um avião tivesse provocado interferências capazes de alterar a precisão dos equipamentos de navegação e controle de vôo embora tais interferências sejam teoricamente possíveis.

Diante das pressões pela liberação do uso, o FCC, recentemente, se dispôs a rever essas normas desde que as companhias de aviação testassem e homologassem cada tipo de aparelho em uso no mercado global. As companhias, obviamente, declinaram, em função do custo absurdo da empreitada e até da impossibilidade de fazer isso num mercado em constante ebulição de novos lançamentos.

A Economist, a propósito, declara posição contrária à liberação do uso de celulares em aviões lembrando que, num mundo cada vez mais mal educado, eles são hoje verdadeiras ilhas de paz onde um sujeito pode desfrutar o prazer de não ter o imbecil sentado ao seu lado falando sem parar num telefone, como acontece em todos os outros lugares onde se possa por os pés no planeta hoje.

Estou com ela e não abro.

cel13

Marcado:, , , , ,

§ 2 Respostas para Porque não podemos usar celular em aviões?

  • Roberto Moura disse:

    Eu tambem!

    Curtir

  • Varlice disse:

    Me too.
    Mal comparando, outro dia, nos minutos finais da ópera Werther lá no Teatro São Pedro, um senhor quase foi linchado pois seu celular tocou bem no meio da última ária pungente. O encantamento foi para o ralo.
    Acresça-se que falar no celular em público é uma arte para poucos. Não é preciso gritar, mas parece que essa obviedade foge ao entendimento geral.
    E as conversas? Preste atenção e ficará horrorizado com o que é dito.
    Realmente, a telefonia celular é inclusiva, mas o preço a se pagar é alto.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Porque não podemos usar celular em aviões? no VESPEIRO.

Meta

%d blogueiros gostam disto: