Pensando o 2º turno – 2

7 de dezembro de 2020 § 23 Comentários

Tendo escrito o primeiro artigo desta série na noite do domingo da eleição, pois estava de partida na segunda pela manhã para local fora do alcance das loucuras internetáveis, ficou faltando a avaliação dos votos brancos, dos votos nulos e das abstenções que, repetindo com mais ênfase o que já acontecera no 1º turno, foram os grandes “vencedores” destas eleições não só em São Paulo como também no Brasil inteiro.

Bruno Covas foi eleito com 3.169.121 votos, Boulos ficou com 2.168.109. Abstenções, brancos e nulos somaram 3.649.457, quase meio milhão a mais que Bruno Covas.

O que leva-me a reafirmar a conclusão da primeira análise. Por que, afinal, os candidatos “outsiders” perderam foça? A resposta que o numero de “não votos” sugere é: porque não são realmente “outsiders”. A começar pelos candidatos e pelos representantes eleitos do “Novo”, nenhum tem nada de realmente novo a propor. O aparente “repúdio da anti-política” que se configurou nesta eleição pode ser mais adequadamente lido como mais uma atitude não necessariamente “anti-política” mas certamente “anti-essa-nossa-política” de um eleitorado órfão que permanece excluído dela antes e depois das eleições. Não significa, portanto, uma vitória dos “pró-política” e dos “insiders”. O grande vencedor da eleição continua sendo o anti-voto.

Outro dado notável que se repete apesar de todos os esforços da torcida é a rejeição maciça das candidaturas “de minorias”, seja as de raça, seja as de gênero, não só pelos eleitores como até mesmo dos próprios candidatos que poderiam supostamente beneficiar-se do incentivo a critérios de seleção “ideológico-afirmativos”. O Brasil ainda é saudável o bastante para não acreditar que todos os problemas do mundo podem ser resolvidos colocando-se um “exemplar” de cada “minoria” num canto da sala, como quer aquela imprensa americana doente que a parcela da imprensa nacional que não pensa, é pensada “dubla” em ordem unida. O brasileiro que ainda se dá o trabalho de votar, prefere os conteúdos aos invólucros.

Mas este é o assunto de amanhã.




Marcado:,

§ 23 Respostas para Pensando o 2º turno – 2

  • A. disse:

    FRAUDES EXPLÍCITAS:
    1- coligação
    2- suplente de senador
    3- não permissão de candidaturas avulsas
    4- cotas

    Curtir

  • Gilson Almeida disse:

    Deveria ser incluidos aí os votos que não são para os candidatos e sim contra uma “autoridade”. “vou votar em Boulos porque é contra Bolsonaro”, por exemplo. Ouvi muitos votos nesta direção. Algo novo e muito incipiente ainda, a declaração do presidente do tse: Essa eleição abre uma perspectiva do voto não obrigatório.

    Curtir

  • rubirodrigues disse:

    E isso, a grande maioria dos brasileiros recusa essa política manifesta na prática, que permite a proliferação de partidos sem compromisso cívico que cartorialmente, proíbe candidaturas avulsas. Não temos no Brasil um único partido que entusiasme. Será que nossos políticos não conseguem perceber o que está acontecendo? Essa zona não têm futuro, é o campo de atuação deles e eles parecem nem estar ai. Um Estado em desordem pode esperar que a sociedade seja ordeira? A falta de justiça leva as pessoas fazerem justiça com as próprias mãos.

    Curtir

  • Gilson Almeida disse:

    Acho que percebem sim, Sr Rodrigues. Vide a recente votação do supremo para os presidentes das duas casas do “povo”.

    Curtir

  • GATO disse:

    Do jeito que está, melhor não há para os políticos profissionais, vão ter cada vez menos trabalho em enviar seus pupilos para votarem nas urnas, a grande maioria 3.600.000 já deram de vencido pra eles. Então agora é só fazer a rapina nos cofres do condomínio pois ninguém está nem aí pra prestação de contas e quando está qualquer bronca caduca por decurso de prazo e ninguém vai pra cana ou tem que devolver a grana. Viva o PAU BRASIL, quanto mais se bate com ele mais tintura sai.

    Curtir

  • Michel Temer disse:

    Prezado Fernao, cumprimentos pelos escritos d Vespeiro. Faz jus ao título. Abs

    Michel Temer

    >

    Curtir

  • Paulo Murano disse:

    Para quem tem mente jovem e prefere construir pontes eeinformações de valor, sugiro deixar seus muros e a argamassa daqui um pouco de lado e assistir a vida real no video a seguir. Abs
    https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/12/07/felipe-neto-teorias-da-conspiracao-sao-a-maior-ameaca-a-humanidade.htm

    Curtir

  • Valeria Ferrara disse:

    Estou velha e não verei grandes mudanças. Como disse Eduardo Giannetti ” O Brasil cansa”

    Curtir

  • PM disse:

    Fernão, precisa não artigo de amanhã, continue nesse local que isenta sua perrcepção do que é loucura. E Insisto: tire Meu Email Da Listagem Daqui, PLEASE

    Curtir

    • A. disse:

      … “precisa não artigo de amanhã”…
      – Que audácia hein?, meu! (sugiro ler comentário de 29 de novembro de 2020 às 23:49 de Edmilson Siqueira).

      P.S.: não gosta daqui, vem fazer o quê? Vá procurar sua turma…

      Curtir

      • PM disse:

        Rapaz, vá passear!

        Curtir

      • PMurano disse:

        Perdão, melhor dizendo… Tendo sobras de tempo prá brincar de mimimi,melhor assistir (agradeça depois)..

        Curtir

      • Paulo Murano disse:

        Também ofereço a Fernão, Temer e demais sacos lambidos a oportunidade de, em assistindo o video, resgatarem algo de bom das lembranças; boa sensação de plenitude da fase da vida em que porcos bandaids não constavam na lista de compras paga com o tempo incorruptível.

        Curtir

  • Herbert Sílvio Augusto Pinho Halbsgut disse:

    Fernão, os votos brancos, nulos e abstenções, além dos votos de pirraça… demonstram que os eleitores brasileiros estão amadurecendo politicamente em um sentido e noutro se comportam de forma alienada, desperdiçando o seu direito de exercer o poder através do voto, escolhendo candidatos que possam eventualmente representá~los, mesmo após terem sido eleitos…
    Na verdade o povo está dizendo em alto e bom som que o que aí está não dá mais para tolerar e quer mudança nos partidos, nos candidatos e em muitas das instituições que estão por aí feito cabras cegas comandadas por jumentos, zebras e antas de variadas tendências.
    Em suma. transformaram a nossa urna eleitoral em lata de lixo como esta do desenho no seu texto muito esclarecedor.
    Gostei de ler a participação do ex-presidente Michel Temer aqui no vespeiro.com e espero que continue escrevendo e atraindo outras tantas vespas experientes e… só para provocá-los, gostaria de saber o que o professor constitucoinalista Dr.Michel Temer pensa sobre as urnas eletrônica e a de lona com a utilização de cédulas palpáveis.
    Para concluir, sempre escrevi aqui no vespeiro opinando que as iniciativas tem de partir do Supremo Tribunal federal, para por a casa Brasil nos rumos respeitando o que a Constituição Federal determina – apesar de suas falhas originais, que gerou isto que hoje somos – e que também a iniciativa deve partir do Congresso Nacional desempenhando bem o seu papel de Casa Legislativa.
    O problema é que o Executivo se omite, o Legislativo governa e o Judiciário legisla, bagunçando o Estado e desrespeitando o povo que quer recuperar seu poder – se é que a maioria sabe que é nosso – e não sabe como fazer.

    Curtir

  • Paulo Murano disse:

    Também ofereço a Fernão, Temer e demais sacos lambidos a oportunidade de, em assistindo o video, resgatarem algo de bom das lembranças; boa sensação de plenitude da fase da vida em que porcos bandaids não constavam na lista de compras paga com o tempo incorruptível.

    Curtir

  • Paulo Murano disse:

    Oferta de crescimento, ouvindo e vendo o que não se busca:

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Pensando o 2º turno – 2 no VESPEIRO.

Meta

%d blogueiros gostam disto: