O debate da Band

27 de agosto de 2014 § 7 Comentários

a1

Aécio Neves foi brilhante em todas as respostas que deu de improviso.

É autêntico, elegante, tem senso de humor, acredita no que está dizendo e tem conhecimento de causa de sobra para ensacar todos os outros contendores juntos sem parecer arrogante por isso.

Mas temo que tenha posto tudo isso a perder no seu minuto e meio final quando pos todos os seus talentos de lado, cedeu aos marqueteiros e baixou os olhos tres ou quatro vezes como se estivesse lendo o que eles escreveram para ele dizer.

TV é olho e coração, muito mais que ouvido e cérebro…

a3

Aécio faria muito bem, aliás, se dispensasse esses marqueteiros que, depois do debate ficou mais que provado, têm feito ele parecer muito menos do que é nos filmes da campanha.

Ele é de longe o melhor candidato para este momento do Brasil mas é, também, a candidatura da racionalidade, coisa a que este país sempre resiste mesmo quando ela não é atingida por um avião carregado de emoções em pleno voo.

Marina Silva se estrumbica sempre que tem de dizer algo sobre qualquer coisa que não seja ela própria. Mas vence tudo isso pela humildade de admitir suas limitações e pela inteligência de propor-se a incorporar tudo que os melhores já fizeram ou lhe oferecerem de bom, venha de onde vier.

a4

Isso não resolve todos os problemas de pilotar um país continental e complicado como poucos antes mesmo de tirar carta de arraes amador mas, sem ter sequer de mencionar-lhe o nome, fulmina o PT com o seu sectarismo carregado de bilis e com a sua permanente semeadura de ódios.

O PT é a conflagração pela conflagração: entre os “bons” e os “maus”, os ricos e os pobres, os brancos e os negros, os ilustrados e os não ilustrados, os hetero e os homossexuais e o que mais o partido conseguir catar por aí de pares que possam ser insuflados um contra o outro.

Marina propõe a união nacional, tema que pode e deve ser copiado com a maior ênfase possível, mesmo porque quem ganhar, se não for o PT, terá de se haver com a fúria dos “donos” do Estado brasileiro de quem se vai tirar o doce de dentro da goela.

a7

A tendência declinante da economia brasileira tem raízes estruturais que a esbórnia petista aprofundou e vai ser parada roxa revertê-la. Tão roxa que se o Estado (isto é, a “militância”) peitar o Brasil no meio da sua luta para não se afogar, talvez cheguemos mais cedo do que seria de esperar ao duelo final que vai ter de acontecer um dia para que este país saia, finalmente, do passado, e possa começar a olhar para o futuro.

Seria até bom. Melhor que deixar o país se arrastar por mais uma geração na mesma lenga-lenga em que a minha teve de chafurdar.

Deixei a Dilma por último porque é esta a colocação em que o debate a deixou. Ela confirmou ao longo do programa inteiro ser o desastre que se conhece, de execução e de comunicação. De modo que se não estivesse pendente da perspectiva de Lula assumir o lugar dela até 20 dias antes do 1º turno (15 de setembro), o Brasil, pelo menos quanto à perspectiva de permanência no campo democrático do qual só ele tem força para nos expulsar, poderia dormir tranquilo.

a5

Marcado:, , , , ,

§ 7 Respostas para O debate da Band

  • Rosa Maria Delfini disse:

    De fato foi flagrante Aécio lendo, não gosto do artifício que os marqueteiros impõem aos candidatos. O programa também foi muito longo, cansativo.
    Aécio é bem melhor do que se apresentou.

    Curtir

  • José Luiz de Sanctis disse:

    Se o Aécio não se desgrudar da velha guarda, dos caciques do PSDB, não vai nem para o segundo turno. Essa gente é especializada em eleger o PT, são os Kerenskis do Brasil.

    Curtir

  • Eduardo disse:

    Triste realidade. O Aécio para chegar lá terá que passar por cima dos cadáveres de duas mulheres. Que o baixar de olhos para ler de Aécio represente um ato de contrição diante do Brasil Morto. A massa é ignorante e até um poste gerencia. Infelizmente.Só nos resta caçarmos patos selvagens na lagoa, se ainda existir lagoa com tamanha estiagem. Seremos os últimos moicanos, com um gosto amargo na boca e o olhar perdido no horizonte.

    Curtir

  • Ari disse:

    Fernão, parece-me estar ouvindo o espírito do tempo movendo sua roda e induzindo uma mudança para a qual ainda não se deu forma.
    Dos sovietes fake de Dilma à Nova Política de Marina, passando pela vaga sugestão de Aécio em estudar a implantação do sistema distrital misto, tudo obedece a uma demanda de participação para a qual a modernidade tecnológica finalmente forneceu os meios que a tornam exequível. Voltamos à Ágora, agora ampliada, e os novos cidadãos da Atenas virtual cobram a promessa da democracia.
    Alguma ordenação terá que haver, para as inumeráveis vozes não se anularem numa balbúrdia de intensa e extensa participação. Para tal, não vejo alternativa à constituição de representantes, de um sistema piramidal que ao mesmo tempo faculte a interação direta representado/ representante e promova uma seleção de vozes qualificadas ao debate político. Continuaria sendo um sistema representativo, mas com a arquitetura partidária muito modificada, se não extinta.
    De qualquer forma, apesar da gerência econômica, da restauração dos padrões éticos, da gestão da política externa, do resgate da racionalidade enfim, serem as garantias da candidatura Aécio, acho que ele precisaria trazer essa questão – a da reforma política – para o primeiríssimo plano, especialmente num confronto definitivo com Marina. Ela está alinhada com uma força maior que perpassa toda a conjuntura: a do espírito do tempo. Ele pode também fazê-lo, igualando-se nesse diferencial, além de aparentemente ser mais capaz que ela também em formatar a inovação que a época exige.

    Curtir

  • Carlos Leôncio de Magalhães disse:

    O problema, Fernão, é que o Aécio fala para nós, e não para os 75% de analfabetos funcionais do país.

    Curtir

    • Maria Regina Garcia Maciel de Sá (Gina Maciel de Sá ) disse:

      Concordo . Aécio fala para nós .Acho q. vamos para 2o turno com Dilma e Marina .Infelismente Marina será a vitoriosa.

      Curtir

  • José Luiz de Sanctis disse:

    Alguém por favor mande este post ao marqueteiro do Aécio, se é que eles estão realmente interessados em ganhar a eleição.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento O debate da Band no VESPEIRO.

Meta

%d blogueiros gostam disto: