“Anos de Chumbo”. Anos de quê?

1 de agosto de 2012 § 1 comentário

Foram 357 mortos em 21 anos de ditadura, aí incluídos de Vladimir Herzog, representando o típico prisioneiro de consciência, aos Carlos Lamarca ou os 70 guerrilheiros do PC do B no Araguaia, representando os que morreram de armas na mão.

As famílias atingidas falam em 426 mortos.

O Projeto Direito à Memória da Secretaria de Direitos Humanos, coordenado pelo deputado Gilney Viana, do PT, quer incluir nessa lista todos os mortos em conflitos de terras no país inteiro durante o período da ditadura.

Ainda assim, o numero total de “mortos pela ditadura” não alcançaria 1000.

Umas 10 mil pessoas (o numero cresce todos os dias) dividem os cerca de R$ 4 bilhões em indenizações pagas por perseguições sofridas na ditadura, incluindo do ex-presidente Lula (R$ 4,2 mil/mês vitalícios por 31 dias de prisão sem maus tratos), representando as vítimas “light“, à presidente Dilma (2 anos e meio de prisão com tortura), representando as vitimas que sofreram prejuízos maiores.

Foram isto os “Anos de Chumbo” à memória dos quais têm sido dedicados milhões de páginas de jornais, milhares de livros, centenas de ONGs, dezenas de filmes e partidos políticos, além das menções diárias na televisão e na imprensa em geral, passados 24 anos do fim do regime militar.

Que nome darão os historiadores do futuro a este Brasil do Terceiro Milênio onde, somente em 2011, segundo a Organização Mundial de Saúde, 50 mil pessoas foram assassinadas, o que significa que  e a cada dois dias e meio são trucidados nas ruas o mesmo numero de pessoas mortas ao longo dos 21 traumatizantes “Anos de Chumbo“?

Marcado:, , , , , , , , , ,

§ Uma Resposta para “Anos de Chumbo”. Anos de quê?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento “Anos de Chumbo”. Anos de quê? no VESPEIRO.

Meta

%d blogueiros gostam disto: