Da importância de se acertar com deus

1 de julho de 2022 § 2 Comentários

Lido esta madrugada no A Democracia na América, de Alexis de Tocqueville (1830, tradução minha):

“Quando a religião é destruída no seio de um povo, a duvida se apossa das partes mais altas da inteligência e meio que paralisa todas as outras. As pessoas se habituam a não ter senão noções confusas e cambiantes sobre as questões que mais interessam a elas mesmas e aos seus semelhantes; passam a defender mal as suas próprias opiniões ou mesmo acabam por abandoná-las. E, como se desesperam de poder, por si mesmas, resolver os grandes problemas que a natureza humana apresenta, acabam por reduzir-se a nem tentar faze-lo mais. Essa condição não pode deixar de atormentar as almas e acabar por se apossar das próprias fontes da vontade e, assim, preparar os cidadãos para a servidão.

Não apenas ocorre, então, que os cidadãos deixem que tomem sua liberdade; frequentemente são eles que a entregam. Quando não existe mais autoridade em matéria de religião e nem em matéria de política, os homens se apavoram com essa independência sem limites. A agitação perpétua de todas as coisas passa a inquietá-los e a cansá-los. Como tudo é instável no mundo da inteligência, elas começam a desejar que as coisas se estabilizem ao menos na ordem material. Mas como suas antigas crenças estão perdidas, acabam por entregar-se a um mestre. 

De minha parte, duvido que o homem possa jamais suportar ao mesmo tempo uma completa independência religiosa e uma completa liberdade política; o que me leva a concluir que, se não existe fé, é preciso que ele se entregue à servidão, e que se ele for livre, é porque crê”.

Cinquenta anos depois, Dostoyevski publicaria em Os Irmãos Karamazov, o poema em forma de prosa relatado por Ivan a seu irmão Aliocha, um monólogo, situado na cidade de Sevilha à época da Inquisição, no qual o Grande Inquisidor, um velho cardeal, depara-se com Jesus Cristo, condena sua volta à Terra e ordena a sua prisão e morte na fogueira.

No texto O existencialismo é um humanismo, Sartre diz: “Dostoiévski escreveu: ‘Se Deus não existisse, tudo seria permitido’. Eis o ponto de partida do existencialismo”. O escritor russo de fato inspirou os existencialistas mas nunca disse exatamente isso. O que está nos Irmãos Karamazov é “…é permitido a todo indivíduo que tenha consciência da verdade organizar sua vida como bem entender, de acordo com os novos princípios. Nesse sentido, tudo é permitido … Como deus e a imortalidade não existem, é permitido ao homem novo tornar-se um homem-deus, e que seja ele o único no mundo a viver assim”.

Passados mais 37 anos, Lenin tomaria o poder.

Marcado:, , , , , ,

§ 2 Respostas para Da importância de se acertar com deus

  • José Luiz de Sanctis disse:

    Estamos nessa situação e a tomada do poder pela escória parece iminente.

    Curtir

  • Rubi Germano Rodrigues disse:

    “…é permitido a todo indivíduo que tenha consciência da verdade organizar sua vida como bem entender,…” Há uma condição para ter essa liberdade: ter consciência da verdade. A sentença é irretocável e o problema é essa tal da verdade. A verdade apenas possui solução metafísica como sendo leis universais que tornam o universo um cosmos organizado e inteligível. Leis que nunca mudam e sempre permanecem as mesmas. O que muda e se transforma não pode ser mais do que uma verdade meramente provisória. Quem conhece tais leis nunca cometerá a imprudência de desrespeitá-las. Já quem reivindica essa liberdade sem conhecer a verdade…

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

O que é isso?

Você está lendo no momento Da importância de se acertar com deus no VESPEIRO.

Meta

%d blogueiros gostam disto: