Ha revoluções e revoluções…

25 de dezembro de 2021 § 19 Comentários

“Mas nós, ao deixarmos para trás o estado social de nossos antecessores, ao jogar por terra as instituições deles, as ideias, os costumes e a moral, o que foi que nós pusemos no lugar? O prestigio do poder real se esvaneceu sem que fosse substituído pela majestade da lei; hoje o povo despreza as autoridades mas as teme, e esse medo arranca dele muito mais do que antes lhe arrancavam o respeito e o amor. Eu vejo que destruímos as pessoas que lutavam individualmente contra a tirania, e o que ficou foi o governo que herdou sozinho todas as prerrogativas que antes pertenciam às famílias, às corporações e aos homens: à força às vezes opressiva mas frequentemente conservadora de um pequeno numero de cidadãos, sucedeu a fraqueza de todos eles”.

Alexis de Tocqueville, na introdução de La Democratie en Amerique, ao descrever a diferença entre a revolução francesa e a americana.

§ 19 Respostas para Ha revoluções e revoluções…

  • marcos andrade moraes disse:

    Tocquevile em centro espírita falando sobre Bolsonaro?

    MAM

    Curtir

  • FERAX MANUTENÇÃO E MONTAGENS INDUSTRIAIS LTDA. disse:

    Caro Fernão, boas festas e feliz 2022 p/ vc e toda a família!

    Curtir

  • FERAX MANUTENÇÃO E MONTAGENS INDUSTRIAIS LTDA. disse:

    Caro Fernão, assino o Estadão desde que casei em 1970 e antes lia e acompanhava o mesmo desde os meus 10 anos de idade. Faz parte da minha formação. Continuo assinando e gosto da maioria dos seus artigos e colunistas como José Neumane Pinto, Modesto Carvalhosa, Eliane Cantanhede, Leandro Karnal, Fernando Gabeira, Roberto Livianu,Celso Ming, Patrícia Ferraz, Elena Landau, Miguel Reale Jnr, Ana Carla Abrão e dezenas de outros…Não sei como vc pôde abandonar tão erudita companhia…Deve ter sido um motivo muito forte!
    Gosto dos seus artigos e antes os acompanhava no Estadão e no Vespeiro. Agora, só no Vespeiro.

    Curtir

  • FERAX MANUTENÇÃO E MONTAGENS INDUSTRIAIS LTDA. disse:

    Eu já havia escrito quase tudo que escrevi acima e algo corrompeu meu texto e então, prudentemente, vou escrevendo em partes, para não perder novamente tudo q escrevi.

    Curtir

  • FERAX MANUTENÇÃO E MONTAGENS INDUSTRIAIS LTDA. disse:

    Assino também um conjunto de 2 revistas que reputo primorosas que são O Antagonista e Crusoé. Nelas me instruo (acho) politicamente. Acompanho muitas postagens e artigos, principalmente de Sérgi Moro, Mario Sabino, Carlos Fernando de Souza e Diogo Mainardi. Por estas e outras publicações, sinto que sua opinião sobre Sérgio Moro está bastante em contradição com a minha. É um homem íntegro, honrado e verdadeiro. Muito trabalhador e competente. Com ele Presidente do Brasil, em 4 anos fará o Brasil disparar rumo à grandeza e posição no concerto da nações do nosso planeta.

    Curtir

  • FERAX MANUTENÇÃO E MONTAGENS INDUSTRIAIS LTDA. disse:

    Caro Fernão, moro num condomínio c/ 800 apartamentos, classe média. São 8 prédios de 25 andares, implantados em cerca de 6 halqueires paulistas. Temos cerca de 250 funcionários de manutenção, limpeza, segurança, jardinagem, administração, etc. Seguranças, portarias trabalham em turnos de 12h/dia. Conversando com um amigo, morador daqui, na semana anterior ao Natal, o mesmo me “informou”, durante um cafézinho, conversando sobre o presente momento político brasileiro que o meu candidato preferido, Sérgio Moro, não vai ganhar as eleições. Perguntei: como vc sabe? Resp. dele: eu mesmo fiz uma pesquisa interna aqui no nosso condomínio, com os funcionários e constatei que ninguém quer saber do Moro. Fiquei triste com tal notícia. Porém, comentando tal fato com o porteiro do dia, do edifício no qual resido, o mesmo disse justo o contrário: eu vou votar em Sérgio Moro. Lula? jamais! Bolsonaro? Votei nele e me arrependo! (igual a mim). Tais fatos ocorreram em 24/12 e 25/12/2021. Perguntei ao porteiro da noite: mesma resposta! C/ a pulga atrás da orelha, prossegui com as pesquisas os outros 7 edifícios, portarias social e de serviço,e clube. A minha grande e grata surpresa foi que a maioria não quer nem ouvir falar em Lula e Bolsonaro. Estou montando uma tabela excel para computar cada resposta. Afirmo que falei com pelo menos 27 diferentes funcionários moradores/prestador de serviços e o resumo dos resultados que obtive foram:
    22 votos contra Lula e Bolsonaro, radicalmente contra esses sem vergonhas. Muitos amplamente favoráveis à Sérgio Moro.
    1 voto favorável à João Doria
    1 voto favorável à Lula
    1 voto favorável à Bolsonaro
    1 funcionário não vota orque e Testemunha de Jeová.
    1 Ainda não sabe…

    Mas a mais grata surpresa que detectei, caro Fernão, foi a alegria de eu, morador, ter ido procurar estas pessoas e eles gostarem do assunto, não queriam parar de falar! Sinto que pelo sofrimento imposto ao povo brasileiro por 4 governos dos predadores do PT, mais os de Temer e agora Bolsonaro, o povo está acordando, a nossa população terrivelmente sofrida não aguenta mais as más notícias e querem muito participar das eleições. Estão ávidas por informações fidedignas.

    Contente, liguei p/ um dos meus 4 filhos que sempre está mais bem informado do que eu, e contei minha “aventura” q expus acima. Quando falei o que fiz e o tempo que perdi ele me chamou de “louco”, mas, ao mesmo tempo q perdi tempo, senti, alegremente, q estava ganhando esperança!

    Abração e, mais uma vez, Feliz 2022!

    Curtir

    • Fernando Lencioni disse:

      Rapaz. Com todo o respeito, mas se vc acompanha os artigos do Fernão vc não entendeu nada por que não se trata de pessoas, salvadores da pátria, mas sim do sistema como um todo. É este que “está doente” – talvez fosse mais correto dizer que é o sistema que não presta – pois não foi feito para beneficiar o povo e sim o governo, ou seja, as pessoas e grupos que detém o poder. Você pode colocar quem vc quiser no governo e o resultado será o mesmo. Um outro grupo de pessoas se unindo aos que já estão lá para mandar no povo. Será que ninguém aqui entendeu ainda que o que nós temos aqui não é democracia? Apesar de todas as aulas e informações disponibilizadas pelo Fernão?
      Mas o que é pior é ver que além de tudo isso vem alguém aqui neste espaço de iluminação de mentes fazer propaganda eleitoral!!!! Tenha a paciência não é?

      Curtir

      • A. disse:

        “Seu Fernando”: sua análise de que o sistema é que está doente e não há salvador da pátria é corretíssima. Quanto ao fato de virem aqui fazer “propaganda eleitoral” é resultado da democracia PRATICADA pelo Fernão. Pior do que o “discurso em cima do banquinho” é, sub-repticiamente, usar o “nick” para fazer propaganda da empresa…
        Feliz 2022!!!

        Curtir

      • ANDRE MIGUEL FEGYVERES disse:

        Prezados Fernão e Fernando Lencioni, concordo que não devo usar o e-mail da minha empresa. Nem sei como isso começou… E a partir de agora não o farei mais. Foi por conveniência talvez, e não p/ fazer propaganda.
        Sei q o Fernão fala do nosso sistema político e entendo e concordo que o sistema de voto distrital puro com recall parece muito mais adequado para o Brasil. Não estou fazendo propaganda do Sérgio Moro, ou talvez até esteja, mas é minha opinião e aqui é um espaço democrático e enquanto for permitido, vou expressar minha opinião.
        Fernão, Fernando e A. Falei nestes últimos 4 dias, com funcionários do meu condomínio tentando aferir o que eles pensam, o que eles sabem…Percebi que esta parcela do povo brasileiro, radicada em S. Paulo, oriundos do Piauí, Paraiba, Bahia, etc. (deve ter de cada estado brasileiro) têm diferentes níveis de interesse na política, poucos são os que não têm qualquer interesse. A grande maioria acha que os políicos brasileiros são ladrões e nunca ouviu falar sobre voto distrital. Muitos ainda querem acompanhar e obter informações para decidir em quem votar. A sofrida população brasileira está amadurecendo.
        Aproveitando, pergunto: Como mudar nosso sistema eleitoral p/ sistema com voto distrital?

        Curtir

      • A. disse:

        Sr. André Miguel: como mudar para o sistema de voto distrital com recall? Com SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS, sacrifícios a que não somos muito afeitos. Pesquise, se informe, aprenda, divulgue da forma mais simples e objetiva para os que tem dificuldade de assimilar e pressione MUITO os seus deputados e senadores através de mensagens e redes sociais.
        Do céu é que não vai cair…
        P.S.: Feliz 2022!!!

        Curtir

    • Fernão disse:

      Ótimo!
      Agora só falta ouvir os outros 209 milhões 999 mil 973 brasileiros…

      Curtir

  • Dênio disse:

    Fernão, estou finalizando a leitura, citado aqui por você, do livro, Alexander Hamilton. Tenho interesse em ler The Federalist Papers, traduzido para o português da maneira mais fidedigna possível. Desde já agradeço.

    Tenho interesse também em ler a Constituição Americana.

    Se souber informar também onde consigo encontrar gratuitamente informações na Internet de origem confiável, sobre o mundo Liberal, também serei grato. Já sigo o ballotpedia.org

    Curtir

    • Fernão disse:

      Sobre o mundo liberal, Denio, não sei dizer exatamente. Sobre a democracia comunitária americana v ja esta na melhor fonte.

      Ballotpedia.com é uma preciosidade para os pobres censurados do mundo. Aprenda a navegar nele que tem muito mais lá do que v imagina.

      Alexander Hamilton é precioso embora triste. Tem de fazer parte de um painel mais amplo apesar dos detalhes preciosos que traz.

      O Federalista é uma bíblia. Tem uma tradução + ou – da editora da UnB la dos tempos heróicos do Fernão Cardim mas não sei se ha outras traduções.

      O clássico de Tocqueville ainda é fundamental, embora superado em algumas evoluções da democracia americana que ele não viu e são caras ao Vespeiro.

      Fazem parte da minha biblioteca básica, ainda, The Constitutional History of England, de Maitland, sem tradução em português que eu conheça, e Le Systemme Juridique de l’Angleterre, de Henri Levy Ullman, este fundamental para conhecer o desvio que condenou a Europa Latina (e consequentemente o Brasil) ao inferno da corrupção ampla, geral e irrestrita. Esse tem uma tradução inglesa que pode ser encontrada na amazon.uk, mas nada em português que eu saiba.

      Uma boa biografia de Theodore Roosevelt (a melhor que eu conheço é a trilogia de Edmond Morris) é também animadora porque conta a história de como uns Estados Unidos em tudo quase idênticos ao Brasil de hoje em matéria de corrupção e desalento com a politica conseguiu ressurgir das cinzas e virar o motor da humanidade que eles viraram no século 20.

      São, alias, livros fundamentais que vou indicar a liberais endinheirados para que banquem edições traduzidas.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

O que é isso?

Você está lendo no momento Ha revoluções e revoluções… no VESPEIRO.

Meta

%d blogueiros gostam disto: