As mentiras que a campanha de Lula espalhou sobre a matéria da Veja
10 de outubro de 2026 § Deixe um comentário

A revista Veja reafirmou hoje as denúncias que publicou sobre pagamentos de Daniel Vorcaro ao documentário de Lula e ao Instituto Lula como um “pedágio” para o ex-banqueiro ter acesso, dentro do governo, aos fundos de pensão das estatais.
A reportagem trouxe um áudio do próprio fundador do Banco Master falando sobre o assunto, além de documentos com informações discutidas pelos advogados dele na Procuradoria-Geral da República e prints de mensagens do celular do banqueiro falando dos encontros com Alexandre Padilha, conversas com membros do gabinete do ministro e agendas com a diretoria do Postalis, o fundo de previdência privada dos Correios.
Depois da repercussão que tentou lançar uma nuvem de dúvida sobre a matéria ou simplesmente desviar a atenção dela com desinformação, a revista desmentiu seis afirmações feitas sobre o assunto:
- O áudio de Vorcaro é falso — Conforme informou o advogado de Vorcaro em nota oficial (neste link), o áudio é verdadeiro e a voz é de Vorcaro.
- O áudio de Vorcaro foi editado — Conforme já informou Veja em matéria sobre o caso, a voz do interlocutor que conversa com Vorcaro foi suprimida no corte final, de forma a proteger o sigilo da fonte. Foram suprimidas cinco falas curtas dos áudios publicados para proteger a fonte (um direito garantido pela Constituição), totalizando 15 segundos de cortes.
- O áudio de Vorcaro não consta na delação — Em nenhum momento a reportagem de Veja afirma que o áudio consta na delação. O que foi levado ao conhecimento da PGR, por meio dos advogados de Vorcaro, foi o relato de Vorcaro sobre o financiamento do documentário Lula, o pagamento ao Instituto Lula e o objetivo desses pagamentos (acessar fundos de pensão das estatais).
- A Polícia Federal nega que Vorcaro tenha afirmado que ele financiou documentário sobre Lula — A reportagem de Veja não diz que a confissão de Vorcaro foi feita à PF.
- A PGR nega que Vorcaro tenha afirmado em depoimento ou apresentado documentos sobre um suposto financiamento ao documentário de Lula — Novamente, não é o que está dito na reportagem de Veja. O que a matéria diz é que Vorcaro, por meio de seus advogados, apresentou a história à PGR, prometendo entregar documentos e provas a respeito da denúncia caso a delação fosse aceita (o que não ocorreu por decisão da própria PGR).
- Juristas pedem que PF investigue fake news publicada pela Veja — Alguns veículos de imprensa estão usando o termo “juristas” em manchetes para ocultar que, na verdade, quem está espalhando fake news contra a reportagem de capa de Veja é a coordenação da campanha presidencial de Lula.
No fim, Veja conclui: não se pode colocar mais em discussão o que Vorcaro realmente disse; isso é um fato.
Segundo a revista, o que as autoridades precisam fazer é interrogá-lo, checar as provas que ele diz ter em mãos sobre as denúncias relacionadas a Lula e outras autoridades e tomar as devidas providências criminais contra os envolvidos — sejam elas as autoridades citadas, seja o próprio Vorcaro, se ele estiver mentindo.
“Doa a quem doer”, alfineta.
Ontem, em nota, a PF informou que recebeu uma notícia-crime com pedido de providências urgentes para apurar os fatos relacionados à publicação.
O expediente foi encaminhado à área técnica para análise e adoção de medidas de polícia judiciária.
Deixe um comentário