PF descobre onde foi parar o dinheiro que salvaria sufocados pela Covid

4 de agosto de 2026 § 3 Comentários

O UOL publicou reportagens recentes sobre a investigação da Polícia Federal relacionada ao escândalo dos respiradores adquiridos pelo Consórcio Nordeste durante a pandemia de Covid-19. Na época, governadores integrantes do consórcio acusavam Jair Bolsonaro de genocídio.

Segundo o colunista Aguirre Talento, a Polícia Federal rastreou os R$ 48,7 milhões pagos antecipadamente, em 2020, pela aquisição de 300 ventiladores pulmonares chineses que nunca foram entregues.

De acordo com a investigação, o dinheiro teria sido desviado por meio da Hempcare, empresa do setor de derivados de cannabis contratada para fornecer os respiradores.

Os recursos que deveriam ter sido usados para salvar pessoas que morriam sufocadas teriam sido destinados à compra de automóveis, a gastos pessoais e até ao pagamento de mensalidades escolares.

Na época do golpe, o Consórcio Nordeste era liderado por Rui Costa, então governador da Bahia, sucessor de Jaques Wagner — o célebre “parteiro do Banco Master” — e posteriormente ministro da Casa Civil de Lula.

Hoje, os dois ex-governadores são candidatos ao Senado da República pelo PT da Bahia e aparecem ao lado de Lula nos palanques.

Rui Costa é mencionado na reportagem do UOL, mas não estava sozinho nesse glorioso feito.

Também integravam o consórcio:

Flávio Dino, pelo Maranhão, posteriormente nomeado ministro da Justiça de Lula e, depois, para um cargo vitalício no Supremo Tribunal Federal;

Renan Filho, por Alagoas, ex-ministro dos Transportes de Lula;

Camilo Santana, pelo Ceará, posteriormente nomeado ministro da Educação;

João Azevêdo, pela Paraíba;

Paulo Câmara, por Pernambuco;

Wellington Dias, pelo Piauí;

Fátima Bezerra, pelo Rio Grande do Norte;

Belivaldo Chagas, por Sergipe.

Veja o vdeo do UOl na íntegra,


§ 3 Respostas para PF descobre onde foi parar o dinheiro que salvaria sufocados pela Covid

  • kittencasuallye1d2cd8bf9 disse:

    O dinheiro que salvaria os sufocados pela COVID foi parar nos bolsos dos que hoje nos governam …

  • gracefullyf6aa39b6a3 disse:

    Todos os que participaram de falcatruas foram nomeados pelo governo petista para ajudar com suas expertises estelionatárias. Inclusive o cumpañero comunista togado.
    Só tem bandido protegendo bandido.

  • inventive2b4fa30bf9 disse:

    Será que alguém vai incluir o Flavio Dino nesse inquérito?
    Ou será que ele não sabia de nada, as câmeras que filmaram as reuniões sumiram! Que pena!

Deixe uma resposta

O que é isso?

Você está lendo no momento PF descobre onde foi parar o dinheiro que salvaria sufocados pela Covid no VESPEIRO.

Meta

Descubra mais sobre VESPEIRO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo