Com sutileza, FMI diz que o BC mente sobre dívida brasileira

22 de maio de 2026 § 1 comentário

Segundo o Fundo Monetário Internacional, a dívida pública bruta do Brasil deverá atingir 96,5% do PIB já neste ano de 2026.

O FMI alerta que a relação dívida/PIB está em trajetória ascendente, impulsionada por déficits nominais e altas taxas de juros, e poderá chegar a 106,5% até 2031.

Projeções:

  • Dívida Atual (2026): Estimada em 96,5% do PIB.
  • Perspectiva de Longo Prazo (2031): Projetada para atingir 106,5% do PIB.
  • Média dos Mercados Emergentes: Supera significativamente a média projetada para mercados emergentes de 78,9% do PIB.

Contexto e Metodologia

O FMI utiliza uma metodologia internacional mais ampla para calcular a dívida bruta do que o Banco Central do Brasil, o que tende a resultar em índices de dívida/PIB mais elevados do que as leituras locais (por exemplo, a medida doméstica do Banco Central está mais próxima de 77-78%). O FMI cita saldos primários mais fracos e altas despesas com juros como os principais fatores por trás do crescimento sustentado da dívida.

§ Uma Resposta para Com sutileza, FMI diz que o BC mente sobre dívida brasileira

Deixe uma resposta

O que é isso?

Você está lendo no momento Com sutileza, FMI diz que o BC mente sobre dívida brasileira no VESPEIRO.

Meta

Descubra mais sobre VESPEIRO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading