Caminhoneiros articulam ida ao DF para pressionar Hugo Motta pela MP do frete
16 de maio de 2026 § Deixe um comentário


Caminhoneiros de todo o país estão se mobilizando para ir a Brasília na próxima semana pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta, a instalar a comissão mista que analisa a chamada “MP do Frete”.
Editada pelo governo para endurecer punições ao descumprimento do piso do frete depois da ameaça de paralisação da categoria em meio à disparada do preço do petróleo por conta da guerra no Oriente Médio, a MP 1.343/2026 está parada na Câmara desde 19 de março e precisa ser aprovada até 12 de julho para não perder a validade.

Hugo Motta é o responsável por acelerar a tramitação, mas tem atrasado a proposta enquanto articula a suspensão do deputado Zé Trovão, que chegou a ser indicado como relator, já que pertence e tem o apoio da categoria.
Zé Trovão teve a suspensão recomendada por dois meses em razão da ocupação da Mesa Diretora do plenário da Câmara em agosto de 2025, quando ele e outros deputados impediram o acesso do presidente Hugo Motta à cadeira.
Enquanto o recurso de Zé Trovão ainda tramita na CCJ e no plenário, a categoria segue sem saber quando a “MP do Frete” será analisada.
A informação é do site de Cláudio Dantas.
Deixe uma resposta