“Si você foi pegu num erru, arranja logo um culpado”…
O molusco
É sempre a mesma estorinha da carochinha: faça-se de vítima e construa uma “narrativa” que culpe seu oponente de tudo o que você fez.
No entanto, a realidade é clara: o principal agente de infecção patogênica da política é a mentalidade criminosa e fraudulenta do verme que se desenvolve há quarenta anos na podridão governamental e prolifera sua colônia petista de bactérias, vírus, fungos e parasitas.
Fernão, não sei se você se lembra, durante o governo Sarney, final dos anos 80, um sujeitinho esperto (Maílson da Nóbrega !!! ) resolveu criar os “bancos múltiplos” para incentivar as atividades de crédito. A esperteza permitiu que corretoras e distribuidoras de valores mobiliários além de financeiras se “transmutassem” em bancos múltiplos. O número de instituições bancárias no Brasil subiu de cerca de 100 (bancos comerciais) para mais de 300 (bancos comerciais e múltiplos).
O resultado, como se comprovou, foi a quebra generalizada dessas instituições o que deu origem ao PROER.
Acho desnecessário discorrer sobre os demais impactos econômicos e financeiros tidos e havidos à época.
Recentemente iniciou-se um novo modismo; as fintechs! Instituições financeiras provedoras de crédito (ainda que de natureza não bancária) com operação mais simplificada e sem os custos tradicionais ( rede de agências e encaixe obrigatório).
Sem dúvida mais uma “liberalização” da autoridade monetária.
As consequências ja se mostram: intervenções, liquidações, processos de investigação de fraudes/desvios, etc.
Seria por isso que o Bacen suspendeu a divulgação dos balancetes mensais das instituições financeiras? (pra não chamar atenções?)
Seria falta de juízo? De cautela? Ou… o que é “bom” se repete!
Bom pra quem meu caro amigo?
Um PIB beirando 13 trilhões e dívida pública de 10 trilhões…
“Si você foi pegu num erru, arranja logo um culpado”…
O molusco
É sempre a mesma estorinha da carochinha: faça-se de vítima e construa uma “narrativa” que culpe seu oponente de tudo o que você fez.
No entanto, a realidade é clara: o principal agente de infecção patogênica da política é a mentalidade criminosa e fraudulenta do verme que se desenvolve há quarenta anos na podridão governamental e prolifera sua colônia petista de bactérias, vírus, fungos e parasitas.
Esse verme sabe que a seringa tem endereço certo no traseiro do povo brasileiro.
Foi o Bolsonaro!!
Fernão, não sei se você se lembra, durante o governo Sarney, final dos anos 80, um sujeitinho esperto (Maílson da Nóbrega !!! ) resolveu criar os “bancos múltiplos” para incentivar as atividades de crédito. A esperteza permitiu que corretoras e distribuidoras de valores mobiliários além de financeiras se “transmutassem” em bancos múltiplos. O número de instituições bancárias no Brasil subiu de cerca de 100 (bancos comerciais) para mais de 300 (bancos comerciais e múltiplos).
O resultado, como se comprovou, foi a quebra generalizada dessas instituições o que deu origem ao PROER.
Acho desnecessário discorrer sobre os demais impactos econômicos e financeiros tidos e havidos à época.
Recentemente iniciou-se um novo modismo; as fintechs! Instituições financeiras provedoras de crédito (ainda que de natureza não bancária) com operação mais simplificada e sem os custos tradicionais ( rede de agências e encaixe obrigatório).
Sem dúvida mais uma “liberalização” da autoridade monetária.
As consequências ja se mostram: intervenções, liquidações, processos de investigação de fraudes/desvios, etc.
Seria por isso que o Bacen suspendeu a divulgação dos balancetes mensais das instituições financeiras? (pra não chamar atenções?)
Seria falta de juízo? De cautela? Ou… o que é “bom” se repete!
Bom pra quem meu caro amigo?
Um PIB beirando 13 trilhões e dívida pública de 10 trilhões…
É, a nossa economia vai sim de vento em popa!