China compra a maior reserva de urânio do Brasil

29 de novembro de 2024 § 1 comentário

O governo da China comprou a maior reserva de urânio e terras raras do Brasil, no estado do Amazonas, por meros 340 milhões de dólares.

A venda foi feita em nome da CNT, uma subsidiária da estatal China Nonferrous Metal Mining Group Co.
A reserva fica em Presidente Figueiredo, a 107 quilômetros de Manaus e, alem do urânio, é rica em nióbio, tântalo, tório e estanho, materiais indispensáveis para indústrias de alta tecnologia, incluindo a fabricação de turbinas, foguetes, baterias e até satélites espaciais.

O nióbio, por exemplo, é usado em ligas super-resistentes e aplicações aeroespaciais, enquanto as terras raras são fundamentais para a produção de componentes eletrônicos e energias renováveis.

A venda foi feita pela mineradora Taboca, uma empresa peruana controlada pela Minsur S. A. que opera na região desde 1969, numa transação confirmada terça-feira (26), e já teve repercussões em mercados internacionais com os anúncios oficiais divulgados nas bolsas de valores de Pequim e de Lima.


Marcado:,

§ Uma Resposta para China compra a maior reserva de urânio do Brasil

Deixe uma resposta

O que é isso?

Você está lendo no momento China compra a maior reserva de urânio do Brasil no VESPEIRO.

Meta

Descubra mais sobre VESPEIRO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading