Augusto Aras dá aula magna ao STF
17 de agosto de 2021 § 24 Comentários

Impecável e precioso o artigo do Procurador Geral da República, Augusto Aras, hoje na página A3 da Folha. Um exercício de equilíbrio e lucidez há muito desaparecido das páginas editoriais da “grande imprensa” e nunca mais visto no universo cada vez mais escuro do Judiciário. Uma aula magna àqueles novos ricos sibaritas do STF com suas lagostas e seus vinhos tetracampeões.
Ha,ha,ha!
MAM
CurtirCurtir
Muito difícil entender a razão desse elogios. Ou será ironia?
CurtirCurtir
…desseS elogios…
CurtirCurtir
Estou exatamente com a mesma dúvida, whataboy.
CurtirCurtir
Minha noooosssaaa!!!! Humilhação pública. Histórico e… trágico. A que ponto chegaram nossas Instituições.
CurtirCurtir
Dar aula para ministro do STF não é nada de anormal, a muito que questionamos o saber jurídico e a parcialidade da Corte. Tempos obscuros de manda quem pode, obedece quem tem juízo. Vivemos a ditadura das Togas.
CurtirCurtir
Deus do céu! A decomposição de um governo e de um sistema político podre até as entranhas. Assistido por uma nação “alegre e musical”, sem a educação suficiente para não se constituir em um bando de cordeiros inocentes.
CurtirCurtir
Não li o artigo citado, não assino a Folha. Pena divergir novamente desse comentário. Não entendo como uma autoridade como o atual PGR , com sua atuação tão parcial a favor do governo de turno e contestada por parte significativa dos procuradores pode tentar “dar uma aula magna”, ainda que aos atuais componentes do STF.
CurtirCurtir
“Não li e não concordo”…
É exatamente esse o problema do Brasil de hoje!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não é O QUE se fala ou se escreve que é julgado: é QUEM fala ou escreve! E nem precisa ser ouvido ou lido… Pra que perder tempo de analisar e depois julgar?
CurtirCurtir
O Taliban também age assim…
CurtirCurtido por 1 pessoa
O caráter de determinadas figuras publicas, a analise, mesmo simplista de alguém sem todo o estofo acadêmico, de seus atos e intenções, que são por natureza públicos, não requerem leitura significativa deste ou daquele artigo, são indicativos sérios do mau caráter da pessoa. Mas visto do ponto de vista de quem não enxerga os profundos problemas de quem assim age…
CurtirCurtir
Eu li, refleti e continuo atônito com os elogios.
CurtirCurtir
” A PGR não pode tudo…A linha divisória é claramente delimitada pela Constituição e leis”.
“Não tem atribuição de processar quem ofende a honra de terceiros … não pode processar autoridades por crime de responsabilidade porque é da competência do Congresso…”
“Cabe ao PGR ficar adstrito ao discurso jurídico inerente ao sistema de justiça que submete, repita-se, submete as duas magistraturas ao império da lei…”
“Quando o PGR sai do discurso jurídico e passa à retórica política, igualando-se aos representantes eleitos, criminaliza-se a política”.
“Usando a norma para submeter contrários … com discussões marcadas pelas incertezas empíricas alheias às relações jurídicas … Quando a atuação jurídica se imiscui com o dia a dia da retórica política é possível invocar a constituição para defender absurdos … excessos e violações à constituição e à lei orgânica do Ministério Público resultaram em graves lesões aos princípios constitucionais … com reflexos nocivos nos direitos e garantias fundamentais…”
“Na gestão atual (propiciamos) … aos cidadãos, inclusive às minorias, o respeito aos seus direitos e garantis e ao devido processo legal … e a todos a liberdade de expressão”.
“Fortalecemos os órgãos internos de combate à corrupção…Superamos quantitativa e qualitativamente as expectativas … sem exibicionismos, pois nosso dever é promover justiça com independência funcional e impessoalidade”.
“Temos de nos apegar ao combate de problemas reais e ao cuidado de não apagar fogo com gasolina. O Brasil vive um momento onde todas as cordas estão esticadas. E cabe a nós do Ministério Público, guiar-nos sempre contra o excesso de ativismo para evitar injustiças irreversíveis”.
O que exatamente o deixou atônito naquele texto?
CurtirCurtido por 1 pessoa
O “não li e não concordo” também é conhecido por CERTIFICADO DE IGNORÂNCIA. Esta, a ignorância, a mesma dos extremistas de esquerda ou dos noveis donos do mundo do terror, os talibãs.
CurtirCurtir
Surprendente
CurtirCurtir
O ponto a que chegamos: em um oceano de enganos e erros monumentais nos 3 poderes, temos de ficar alternando nossas frágeis simpatias, uma hora para Renan (aaargh), outra hora para Aras (uuugh), outra para Gilmar (bbbááá) etc etc
Prefiro o norte mais claro que o Fernão sempre ensina para mirar o combate: o castelo dos privilégios, a grande imprensa serviçal e a democracia sem o cidadão no comando de eleitos e nomeados.
Nesse combate, não sobram aras, nem privilegiatura nenhuma.
CurtirCurtir
Não entendi por que “temos de ficar alternando nossas frágeis simpatias” uma hora pra um, outra hora pra outro. Temos??????
CurtirCurtir
Abaixo, explica-se “frágeis simpatias” como a de Fernão quer qu acompanhemos. Certamente asnos disvirtuados lambedores de bolas não entenderão:
Ao conceder entrevista a um site bolsonarista, investigado por divulgar “fake news”, Queiroga disse que é contrário à obrigatoriedade do uso de máscaras.
“Somos contra essa questão de obrigatoriedade. O Brasil é um país que tem muitas leis, e as pessoas infelizmente não as observam. O uso da máscara tem que ser um ato de conscientização. O benefício é de todos, o compromisso é de cada um. Então, não tem sentido essas multas. Não se pode criar uma indústria de multas.”
Queiroga questiona obrigatoriedade da máscara e é criticado por cientistas e médicos
Queiroga questiona obrigatoriedade da máscara e é criticado por cientistas e médicos
O infectologista Luís Fernando Aranha Camargo ressaltou que esse tipo de declaração atrapalha o controle da pandemia.
“O poder público tem que ter consciência de que essas atitudes levam a ações na frente, na ponta, pela população, de não utilização de máscara. Com a situação da variante delta circulando no Brasil e a notícia de escape vacinal, nós dependeremos fortemente de máscara e de evitar aglomeração nos próximos dias. Portanto, esse tipo de apologia é um desserviço para o controle da pandemia no dia de hoje”, afirmou.
A TV Globo procurou o ministro Queiroga para que ele se manifestasse a respeito das críticas. Ele respondeu repetindo o que disse ao site: que o Brasil tem muitas leis, que as pessoas infelizmente não as observam, que o uso da máscara tem de ser um ato de conscientização em benefício de todos e que o compromisso é de cada um.
Novo estudo comprova eficiência do uso de máscara na redução da pandemia
Novo estudo comprova eficiência do uso de máscara na redução da pandemia
MARCELO QUEIROGA
MINISTÉRIO DA SAÚDE
COMENTÁRIOS
VEJA MAIS
Veja também
Enfermeiras e gestante dançam durante trabalho de parto, em Goiânia
JA 1ª Edição
Enfermeiras e gestante dançam durante trabalho de parto, em Goiânia
Vídeo circula nas redes sociais.
18 de ago de 2021 às 06:00
Mais do G1
Vacinação de crianças contra a Covid-19: entenda o que se sabe e o que está em prática no mundo
Anvisa negou nesta quarta (18) o pedido para autorizar a CoronaVac para a faixa de 3 a 17 anos. Vacinação a partir de 3 anos ocorre na China com base em estudos de fase 2 que indicam que imunizante é seguro.
2 min
Vacina
Queiroga diz que 3ª dose vai começar por idosos e profissionais de saúde
Ministro não informou quando aplicação do reforço começará no Brasil e disse que são necessários mais dados científicos. Ministério também reafirmou que critério de distribuição de doses aos estados é total da população com 18 anos sem vacinação.
2 min
Coronavírus
Média móvel de mortes por Covid no Brasil chega a 813 e completa uma semana em estabilidade
País contabiliza 571.703 óbitos e 20.458.221 casos de coronavírus, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde. Período de estabilidade nas mortes ocorre após 12 dias seguidos apontando queda.
Coronavírus
Boa noite 🌙
Resumo do dia
3ª dose da vacina, repressão do Talibã e silêncio na CPI
Foto: (Resumo do dia selo home / Arte G1)
Casos da variante delta do coronavírus devem explodir em setembro em SP, aponta projeção de ferramenta da USP e Unesp
Especialistas manifestaram preocupação com medidas de flexibilização diante do avanço da variante, que é mais contagiosa. Governo de São Paulo diz que abertura ocorre ‘no tempo certo’.
5 min
São Paulo
Mais Lidas
Após vazamento de vídeo íntimo, bispo renuncia à Diocese de Rio Preto, no interior de SP
Vendedora vítima de tentativa de estupro no Rio mostra a ‘salinha da sarrada’: ‘Onde vivi o pior dia da minha vida’
Média móvel de mortes por Covid no Brasil chega a 813 e completa uma semana em estabilidade
FLA
5
1
OLI
Flamengo goleia o Olimpia de novo e vai com moral para semifinal da Libertadores
Protagonista do confronto com placar agregado de 9 a 2, Gabriel volta a marcar duas vezes e é eleito o melhor jogador da partida. Adversário na semifinal sairá do confronto entre Barcelona de Guayaquil e Fluminense
Após vazamento de vídeo íntimo, bispo renuncia à Diocese de Rio Preto, no interior de SP
Pedido de Tomé Ferreira da Silva, de São José do Rio Preto, foi aceito pelo Papa Francisco e divulgado nesta quarta-feira (18) pela CNBB. Em 2018, ele foi investigado pelo Vaticano em denúncias de abusos sexuais e deixou cargo ligado à CNBB.
44 seg
São José do Rio Preto e Araçatuba
Mega-Sena, concurso 2.401: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 41 milhões
Veja as dezenas sorteadas: 08 – 11 – 13 – 33 – 38 – 48. Quina teve 128 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 25.058,88.
2 min
Loterias
VEJA MAIS
últimas notícias
© Copyright 2000-2021 Globo Comunicação e Participações S.A.
menu g1 editorias
editorias agro
editorias bem estar
editorias ciência e saúde
editorias economia
economia agro
economia pme
editorias educação
editorias natureza
editorias política
editorias pop & arte
editorias tecnologia
editorias turismo e viagem
menu g1 regiões
regiões centro-oeste
centro-oeste distrito federal
regiões nordeste
nordeste pernambuco
pernambuco recife e região
regiões norte
norte pará
regiões sudeste
sudeste minas gerais
minas gerais belo horizonte e região
sudeste rio de janeiro
rio de janeiro rio de janeiro e região
sudeste são paulo
são paulo são paulo e região
regiões sul
sul paraná
menu g1 telejornais
telejornais autoesporte
telejornais bom dia brasil
telejornais fantástico
fantástico quadros e séries
telejornais globo repórter
telejornais globo rural
telejornais hora 1
telejornais jornal da globo
telejornais jornal hoje
telejornais jornal nacional
telejornais pequenas empresas
telejornais profissão repórter
menu g1 globonews
globonews jornais
globonews programas
programas + programas
globonews podcasts
globonews redes sociais
menu g1 podcasts
menu g1 serviços
menu g1 especial publicitário
grupo globo
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitor”.
Fonte? Analisem o texto e depois concluam, conforme orienta a vespa mãe.
CurtirCurtir
Conclusão: qualquer “vespa-mãe” terá apaixonados ciumentos a justificar existência na defesa de ego alheio de importância convincente.
E la nave va sempre peidando; repete ato sincero da condição da embarcação.
CurtirCurtir
Whataboy capable?
Quando em dúvida a quem direcionar simpatia, prefira SEMPRE o mais necessitado. A relação de mendigos sem-teto por habitantes de qualquer bairro é sempre surpreendente: dezenas vezes mais egoistas por morador de rua que pede um prato, um agasalho, algum ato humano que justifique respeito pela miserável antropofágica e destruidora espécie que pertencemos.
Distraem-se em retorcido brioches barrocos…
CurtirCurtir
Distrae-se, passatempos
CurtirCurtir
Vixe! Peguei ranço desse PGR por ter dado fim ao combate à corrupção. Tanto, que só de olhar pra aquela cara lambida me aborrece. O que ele pensa, então… Não será ele que vai mudar os rumos desse país!
CurtirCurtir
Sibarita… na República Federativa do Brasil tem um sinônimo: PRIVILEGIATURA ! E hajam benesses, regalias e penduricalhos incorporados para todo o sempre no contracheque. E penar que tudo foi implantado há séculos atrás quando Pero Vaz de Caminha escreveu ao Rei de Portugal dando conta que aqui a “terra é linda e generosa… em se plantando tudo dá”. O que não falta em nossas instituições são os plantadores de jabá, os jabaritas (neologismo que acabo de criar…
CurtirCurtir