!!!!!!

20 de dezembro de 2020 § 32 Comentários

§ 32 Respostas para !!!!!!

  • Jackson Blecker disse:

    A Folha verte fel pela abstinência da verba pública, como todo bom comunista não sabem viver de um trabalho honesto.

    Curtir

    • Olavo Leal disse:

      A Foice de SP e boa parte da imprensa geral – falada, impressa, televisada, sites etc etc etc – estão sofrendo com a corretíssima atitude do Governo Bolsonaro.
      E tome malhar o Governo Federal e jamais mostrar suas conquistas.

      Curtido por 1 pessoa

  • RENATO ABUCHAM disse:

    Sra. Carmen Leibovici, apenas para exemplificar.

    A senhora acha que a manutenção pelo Copom de juros negativos nas de remunerações das poupanças frente a alta inflação que estamos vivendo, há alguns meses, principalmente pelo choque de oferta decorrente da desativação da produção industrial provocada pela pandemia, não trarão consequencias graves à própria inflação MAIS À FRENTE?

    A forte alta da inflação que assistiremos no futuro próximo (previsão nossa) será, em parte, consequência da ação da manutenção de juros negativos a poupadores, quando há meses atrás já deveria ter sido corrigido.

    Num quadro desses, que se configurou há alguns meses atrás e deveria ter sido levado em consideração pelos que fazem política econômica, a manutenção de juros negativos, provoca resgates – a baixa renda resgata para estocar itens de consumo que sobem muito acima do que rende sua poupança -; a alta renda investe em ativos reais como imóveis. Assim, a divida publica não esteriliza o gasto governamental financiado por empréstimos, o que equivale a emitir moeda para financiar o déficit corrente, principal fonte da inflação monetária que compromete um desenvolvimento sustentável.

    Quem viver verá o comportamento futuro da inflação, apenas para mostrar mais um lamentável erro dos que fazem política econômica, sem ser absolutamente contra eles, muito pelo contrário. Tenho enorme admiração pelos que dirigem atualmente nosso país e torço para que acertem.

    Por isso, o economista Francisco Barbosa aponta como fator número um pela falta de crescimento nos últimos 40 anos, a política econômica praticada. E aponta os demais desperdícios. De que adianta termos renda se desperdiçamos o que ganhamos; nunca sairemos do estado de riqueza que nos encontramos, como individuo, empresa ou país.

    Podemos pensar que todos que dirigiram nossa política econômica em nosso país, nos últimos 40 anos, pretendiam acertar, fazer o país crescer. Cada plano econômico de arrepiar os cabelos. Acabavam errando e deu no que deu.

    Nosso brado de alerta é que está faltando entendimento das flutuações, das consequencias futuras das políticas econômicas, o que acaba dando errado no sentido de termos um crescimento sustentável. Entender as consequencias das consequencias, por mais paradoxal que possa parecer.

    Além disso, como colocado por nós mesmos na mensagem anterior, remover os demais desperdícios, inclusive os apontados acima por FLM.

    Francisco Barbosa, numa entrevista explicaria sua teoria macroeconômica sobre os ciclos econômicos, que não encontramos nos livros disponíveis. Importante legado para futuras gerações se algum novo professor dessa matéria resolvesse se interessar em compreendê-la e transmit-la a seus alunos. E apontaria como fazer politica econômica, que erros evitar; quais outros obstáculos pesam mais no nosso desenvolvimento, sendo que, na opinião dele, segurança pública e privada está se tornando um ônus muito grande para nossa sociedade carregar, comprometendo nossa renda pessoal e pública com esse serviço que não gera valor para a sociedade nem bem estar, a ponto de, mesmo sem errar na política econômica, não conseguirmos crescer a taxas necessárias de crescimento econômico para elevar nossa renda per capta.

    Minha esperança é que Fernão, na sua condição de jornalista exemplar, leia essas linhas e venha a se interessar em conhecer os entendimentos desse economista, que se tornou octogenário, e de alguma forma prática, ajude a registrar seus entendimentos, por escritos ou vídeos, dando condição a gerações futuras a pelo menos, refletir sobre elas, da mesma forma como Fernão faz com sua brilhante defesa do voto distrital.

    Curtir

    • carmen leibovici disse:

      Sr.Abuchan,eu já lhe expliquei e o Fernão também já lhe explicou,mas o senhor não entendeu-as questões tratadas por aqui são mais simples e outras, e não econômicas propriamente.Em inglês dizemos que o senhor “miss the point”.O senhor parece ter uma compulsão para escrever seja o que for, seja pertinente ou não.Parece ser um problema psicológico.
      Eu não posso fazer nada para ampliar sua compreensão.Capacidade de compreensao é algo inerente às pessoas,ou elas possuem ou não.I’m sorry.
      O senhor deveria buscar um blog de economia para se aliviar.Existem vários.

      Curtir

    • carmen leibovici disse:

      E, sr Abushan,o senhor ainda NÃO ENTENDEU NEM o problema econômico fundamental do Brasil.O Fernão lhe explicou de forma sucinta e claríssima,mas o senhor segue batendo obsessiva mente em tecla errada.
      Não precisa nem ser economista para entender o desvio elementar do Brasil,uma simples dona de casa consegue,por que o senhor não?

      Curtir

    • carmen leibovici disse:

      Sr.Abusham,o senhor parece querer tentar resolver o problema do Brasil deixando-o como ele é.Nao é possível.Nao se joga sujeira para debaixo do tapete sem consequências:uma hora a casa enche de ratos,baratas etc e etc e a casa NÃO estará limpa-estara mais suja ainda, estará imunda,como o Brasil já está , aliás.Nada se resolve sem ir ao cerne da questão.O Brasil nunca será um País com P maiúsculo se seguirmos cegos para seus problemas morais e estruturais.Se continuarmos a “resolver” os problemas econômicos como o senhor tenta propor,estaremos agindo como Michel Temer agiu :”adequando”o Brasil a roubalheira institucionalizada,apenas empobrecendo-o para os brasileiros fora da corte estatal .Uma hora,nesse passo, sobrará uma Índia,ou pior.Ja somos uma espécie de Índia.Seremos nada de nada.Seremos um deserto moral e até físico,ou então os atuais políticos e gestores nos unirão a China ,dentro da mesma cleptocracia,e seremos um país de escravos cerebrais.
      O Fernão luta por algo muito melhor e diferente disso.
      Havia por aqui uma pessoa que se intitulava LSB,que parecia pensar como o senhor e achar que o “rouba mas faz”é louvável.Nao é isso que pensa este Vespeiro,posso afirmar.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

O que é isso?

Você está lendo no momento !!!!!! no VESPEIRO.

Meta

%d blogueiros gostam disto: