Mais 20 perguntas sobre Janot e os ésleys

25 de maio de 2017 § 16 Comentários

De 7 de março quando Joésley gravou a conversa fatídica no Jaburu até 17 de maio quando a Globo a despejou sobre o Brasil transcorreram 71 dias. O que aconteceu entre uma coisa e outra é uma enorme interrogação. Entre as dúvidas que ainda estão no ar, destaco as seguintes:

1 – Como tudo isso começou? Os ésleys procuram Janot ou é o contrário? Em que data?

2 – Apresentaram-se a Janot com a gravação em mãos junto com seus advogados ou sozinhos? Apostaram no escuro que Janot aceitaria essa “sua ideia”? Que crime ficaria caracterizado se isso tivesse ocorrido ao contrário e Janot tivesse instruído essa gravação?

3 – O que Janot fez nos 70 dias subsequentes? Confiou só na memória depois de ouvir a fita? Gravou tudo em outro aparelho sabendo que isso invalidaria a prova? Porque deixou o “Gravador 1” com os ésleys até dois ou tres dias depois do seu conteudo ter sido apresentado à Globo, primeiro, e à nação por último, e o “Gravador 2” voltar com eles para NY até ter sua existência admitida uma semana depois?

4 – Os ésleys já ofereceram seu grampo contra a anistia total e absoluta para todos os seus crimes? Janot não “regateou” nada? Quando começou e quanto tempo levou essa parte da negociação março adentro?

5 – Como organizaram a lista de quem da JBS iria depor? De que crime era acusado cada depoente? Janot acreditou na palavra dos ésleys para isso ou esses depoentes já estava sendo processados? Cada um deles negociou o perdão de seu crime ou foram todos perdoados de cambulhada na “conta de ganhos e perdas para o Brasil” do Janot?

6 – Quanto tempo toma cada depoimento? Em que data ocorreu e quantas horas dura cada gravação? Alguém entrou na lista de delatores em “2a chamada” ou nada do que os procuradores de Brasília foram ouvindo lhes sugeriu que alguem mais tivesse de ser ouvido além dos nomes que os ésleys indicaram?

7 – Quando os ésleys e seus funcionários tiveram aquele “treinamento de 15 dias” que a PGR já admitiu ter-lhes dado para as demais “ações controladas”? A partir de que data e até que data? O treinamento foi dado a todos juntos ou a cada um em separado? Confiou-se que não haveria vazamentos?

8 – Os alvos das “ações controladas” foram definidos a priori ou com base no que foi revelado nos depoimentos? Os ésleys também foram treinados? Foram instruídos para o encaminhamento das conversas com cada alvo visado? Ou o treinamento foi só para ações filmadas? A essa altura a quantas anda o timing a partir do grampo de 7 de março + negociações + depoimentos + quinzena de instruções + ensaios de equipes PF/JBS?

9 – De que data é cada uma das demais gravações com os alvos visados (Aécio e outros)? Em cada uma, quem faz a ligação, Joésley ou o alvo?

10 – Porque a PGR perdeu a oportunidade de pedir a Joésley que chamasse Lula e Dilma para gravar uma conversa bem orientada com os padrinhos dos “campeões nacionais” hoje “campeões mundiais”? Porque nem mesmo Mantega, a quem se atribui toda a relação entre eles e o BNDES nos depoimentos foi provocado e gravado para caracterização de uma “confissão“, como ocorreu com outros alvos das “ações controladas“? E Luciano Coutinho, do BNDES sócio dos ésleys, é chamado ao telefone a pedido de Janot? Foi grampeado? Porque não?

11 – Em que momento Rodrigo Janot envolve Luiz Edson Fachin nessa história?

12 – Fachin teve quantos dias para ouvir todas as delações gravadas para avaliar e chancelar a anistia? De quantas horas de gravações estamos falando?

13 – Alguem mais no STF ficou sabendo que essa operação estava acontecendo? Os demais ministros tiveram alguma participação no “veredicto” que liberou os ésleys? Um único juiz tem poder para decidir isso sozinho? Quem mais votou pela a anistia total?

14 – Quais os limites de cima e de baixo para acordos de leniência? Isso está previsto na lei? Tem critérios de “dosimetria” definidos ou o juiz pode fazer o que quiser?

15 – Onde está Marcelo Miller, ex-procurador da equipe de Janot? Quem é ele? Qual a participação que teve nos grampos com que Sérgio Machado pegou meio PMDB e se livrou do “paredón” e com que Bernardo Cerveró, filho de Nestor, “fuzilou” Delcidio Amaral? Em que dia deixou a equipe da Lava Jato de Brasilia? Quando foi contratado por Trench, Rossi & Watanabe Advogados, escritório que negociou com Janot a leniência em nome dos ésleys e da JBS? Em que dia começou a trabalhar no seu novo emprego? Pretende fazer uma nova carreira de advogado? Porque estava insatisfeito com a de procurador do MP federal?

16 – Qual a diferença entre a Lava Jato de Curitiba e a Lava Jato de Brasilia? Existe alguma regra para dividirem o trabalho? Quem a Lava Jato de Brasilia tinha processado antes dos ésleys? O que definiu que os ésleys fossem para Brasilia e todos os demais para Curitiba? Tem alguma regra pra isso ou foi só por acaso.

17 – Sérgio Moro estava sabendo dessas negociações/investigações com os ésleys? Foi consultado sobre a extensão dessa leniência?

18 – Descontado todo o resto da operação, coleta de provas, fim dos depoimentos, etc. em que dia começa negociação de leniência? Em que dia termina? Porque Sérgio Moro demora tanto nas suas negociações de leniência e Janot anda tão rápido? Quem dos dois esta fazendo a coisa errada? Quanto tempo demoraram as negociações precedentes de Sérgio Moro? E a dos ésleys?

19 – Em que dia os ésleys vendem as ações de sua própria companhia? O que já tinha acontecido na Lava Jato de Brasilia até esse momento? Em que dia e hora fazem sua posição em dólares? A anistia geral já estava decidida? Porque não foi anunciada à nação assim que decidida?

20 – Qual a pendência dos ésleys com o Departamento de Justiça dos EUA? Como era o programa do IPO deles por lá? Poderia ser barrado em função das regras americanas para corrupção alem fronteiras se não tivessem o perdão total de Janot? Pode ser barrado agora? Como fica a facção americana da empresa com a lei anticorrupção no exterior deles?

Marcado:,

§ 16 Respostas para Mais 20 perguntas sobre Janot e os ésleys

  • Renato Pires disse:

    Isto está fedendo muito. Tem de criar a CPI da Leniência urgente. E não ser Leniência com nenhum desses procuradores que “acharam” rápido demais pra ser tudo verdade..Aí tem, e é das grossas. Só ceguinho não vê

    Curtir

  • Rey Cintra disse:

    Mais Perguntas:

    1. Onde e Como empresarios conseguiam malas de dinheiro vivo para pagar propinas?
    2. Quem são os titulares das contas bancarias no exterior?
    3. Quem sao os beneficiarios das transferencias bancarias no exterior?
    4. Quem sacava em dinheiro vivo das contas bancarias aqui e no exterior?
    5. Porque o COAF não libera a lista das movimentações financeiras acima de R$10,000?
    6. Porque o IR das empresas e indivíduos investigados não é acessado e abre-se processo de sonegação fiscal?
    7. Qual os nomes dos deputados, juizes, procuradores e demais politicos envolvidos em suborno e citados nas delações?
    8. Como é que não se abre processo contra os todos os politicos citados e com transferencias financeiras comprovadas? (só alguns de interesse pontual são rapidamente investigados e processados)
    9. Porque nao são investigados os parlamentares que votaram contra o impeachment de Dilma, sabidamente e delatados como recebedores de suborno – principalmente aqueles recebidos no quarto de hotel por lula às vésperas da votação?
    10. Porque a execução célere e rápida de Temer e Aecio e a enrolação eterna com Lula, Dilma, Renan e camarilha?
    11. Quem é realmente Rodrigo Janot? (Quais são seus pecados “veniais” e mortais? Quais são seus reais interesses?)

    Curtido por 1 pessoa

  • NEIDE MARIA CANHEDO disse:

    perguntas essenciais que não querem calar… irão responder???

    Curtir

  • OSMAR PRATES disse:

    Fern, mais uma vez parabens. Permita mais uma pergunta:
    Como fazer para que Vespeiro seja mais lido? Tenho compartilhado em meu face, mas a turma não gosta de texto longo.

    Curtir

  • Alexandre Jorge disse:

    Em geral sempre estou em sintonia com este blog, mas desta vez discordo.

    Como a delação dos irmãos Batista é atipica, considero que a única questão que tem mérito é uma análise de custos/beneficios para o país.
    O resto é barulho.

    Obviamente é uma questão muito delicada que supostamente foi tratada pelos orgãos competentes que neste caos atual estão suspeitos de estarem gangrenados.

    Existem questões que não podem ser tratadas em praça pública.

    Mesmo que ainda não chegou a hora, muitos ícones ainda impunidos, o Brasil vai ter que arbritar entre a moralidade e a eficiência do estado.

    Curtir

    • Fernão disse:

      vamos entao pelo custo/beneficio: os ésleys + BNDES + fundos de pensão financiaram toda a obra do lulismo e do foro de sp. tomaram 8 bi do nosso dinheiro (considerado só o “caixa1” q ficou registrado) e foram criar empregos nos estados unidos. e o janot/fachin trocaram tudo isso pelo Temer, bem na hora q ele ia fazer a 1a reforma da historia do Brasil que seca a teta da mafia do inposto sindical/trabalhismo canalha q matou o trabalho em todo o territorio nacional e q ia tirar uma pequena quantidade dos privilegios do marajalato nas aposentadorias.
      e v diz q foi um bom negocio pro Brasil!!!!!

      Curtir

      • Renato Pires disse:

        Bom, ótimo negócio pro Brasil será quando Lullarápio et Quadrilha forem tirados definitivamente de circulação. Aí poderemos respirar aliviados, que o Grande Tormento terá passado….

        Curtir

  • Ronaldo Sheldon disse:

    Perguntas cujas respostas valem a maior processadora de proteína animal do planeta ou a quebra do Brasil.

    Curtir

  • Paulo Gonçalves disse:

    O nobre colunista chegou num ponto bem nevrálgico das questões, e está correto no se raciocínio, o importante não é a resposta, e sim a qualidade da pergunta, e concordo que perguntas pertinentes não estão sendo feitas, e de chorar a nossa falta de lógica em fatos muito importantes, pergunta?
    1 – Voltamos a lógica ele rouba mas faz?
    2 – Porque defender um presidente imoral, corrupto, cercado de canalhas e larápios, que também atuavam ao lado do governo dos trabalhadores, que defende sem nenhuma lógica reformas impopulares e parciais (reforma da previdência, sem funcionários públicos e militares, vide relatório da FGV, entre outros sem valor), por que este mesmo presidente se arrependeu, agora quer salvar o Brasil, e um aliado beneficiado pela Lava-jato resolveu trair, bem no meio da sua via crucis pels redenção?
    3 – Governo Temer está pagando jornalistas e blogueiros como o PT?
    4 – Estamos com tanto medo, que qualquer coisa serve, em todas as instâncias, presidencial e judicial?
    5 – Na questão da JBF e seus asseclas, quando o governo do PT vai ser responsabilizado e alguém vai ser preso?

    Curtir

  • Pistelli disse:

    Viva o Brasil!!

    Curtir

  • Pistelli disse:

    Um certo dia, Joesley procura Janot e lhe diz: Excelência, tenho aqui comigo uma gravação bombástica. Saca de seu gravadorzinho paraguaio e aperta o play. Ao ouvir o diálogo gravado, Janot esbugalha os olhos, sua face se transforma, seus cabelos brancos se arrepiam.
    Joesley então diz possuir gravações ainda mais contundentes e está disposto a fazer uma delação super premiada. Em troca pede perdão total para ele, o mano e todo o conglomerado J&F, incluindo seus funcionários. Diante do que ouviu, Janot ainda desnorteado assente com o pedido. Liga imediatamente para seu amigo Fachin e marca uma reunião em caráter de urgência. Fachin ouve também a gravação e concorda imediatamente, ainda com o coração acelerado que o conteúdo ouvido vale de fato anistia total aos brothers. Mas tem um problema. Dizem então a Joesley que apesar de estarem certos de que aquela gravação valia de fato qualquer pedido, não estão certos de que a opinião pública seria a mesma, portanto seria melhor ter algo que chocasse também o país e não só eles.
    Já que Joesley estava tão decidido a contribuir para o bem do Brasil, perguntaram se ele não poderia gravar o presidente Temer em alguma situação incriminadora. Joesley então vai com seu gravadorzinho ao Jaburu e volta achando que apesar de ter conversado com o presidente, não ter certeza de ter conseguido seu intento. Técnicos amigos dão um jeitinho e colocam uns chiados e umas emendas na conversa e voilá. Está feito. Para não pensarem que ele gravou exclusivamente o presidente a pedido de alguém, ele encontra em seus arquivos uma gravação do Aécio pedindo uns troquinhos que ele nem se lembrava mais. Coitado do Aécio, foi encontrado por acaso. Leva então o material de volta ao Fachin e tudo acontece.
    O mistério é:
    Qual seria o conteúdo da gravação que Janot e Fachin ouviram?

    Curtir

  • Mara disse:

    Hoje li no Painel do Leitor o que ele chamou de Gafieira em cima da famosa música. O baile seguia calmamente no salão .. até que um pé subiu e o governo foi ao chão. Não é que o Joesley um empresário bem safado, viu ao lado um cara trouxa e o escolheu para gravar. A confusão se formou a porta da Nação se fechou e, no momento, quem está fora não entra e quem está dentro não sai (exceto os irmãos Batista, é claro!) Só nos resta rezar para que “um pistão tire a surdina e ponha as coisas no lugar”. Há uma unanimidade de que há algo podre nessa história e espero que o Temer que é um faixa preta em política pelo que tem feito para tirar o Brasil do atoleiro e estava conseguindo tenha a oportunidade de por as coisas no lugar. É, tava muito bom pra ser verdade. São muitos interesses em jogo. O bom disso tudo que as máscaras vão caindo e muita gente está na berlinda.

    Curtir

  • Veiga disse:

    Meu palpite, foi os boizeiros que vazaram para O Globo. Sinto que o Janot estava querendo o sigilo, talvez para chantagear o Temer ou,
    talvez – quem sabe, para outros fins a fim de beneficios proprios. Eu
    nunca confiei nesse cara, acho-o um “misterio” e ele me da arrepios,
    sinceramente, impossivel confiar nesse sujeito. Muito mal intenciona-
    do. pode anotar, alguma coisa ele esconde e nao e coisa boa nao.

    Curtir

  • Brenotabarin disse:

    O wesley comentou sobre 70 ou 80 para dilma e lula e ou vice versa. Será q estes dados n são indicativos para fechar conta de doações?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Mais 20 perguntas sobre Janot e os ésleys no VESPEIRO.

Meta

%d blogueiros gostam disto: