O rastro de mortes e destruição dos terremotos na Venezuela
26 de junho de 2026 § 1 comentário


Atualizado às 14h20
O número de mortos pelos terremotos “gêmeos” que atingiram a Venezuela subiu para 920 pessoas enquanto os feridos chegam a 2.980.
A atualização é do governo da presidente interina Delcy Rodríguez.
Os tremores atingiram o país com poucos segundos de diferença na quarta-feira, no horário do jogo do Brasil contra a Escócia.
Eles ocorreram enquanto a Venezuela celebrava um feriado nacional, o que significa que havia mais pessoas em casa do que em um dia de semana normal.
O segundo abalo atingiu a magnitude de 7,5, um dos mais fortes a atingir a Venezuela em 100 anos.
Após os dois eventos principais, foram registrados pelo menos 214 tremores secundários.
Prédios desabaram e moradores correram para as ruas em busca de segurança quando os terremotos atingiram a capital Caracas.
Equipes de resgate correndo para encontrar sobreviventes que poderiam estar presos sob os escombros.
Diversos estados foram afetados, mas La Guaira, uma região ao norte da capital, foi a mais atingida.
O governo declarou estado de emergência e os serviços aeroportuários, ferroviários e de transporte estão suspensos.
Os dois terremotos atingiram a capital Caracas, que tem cerca de 5 milhões de habitantes, por volta das 18h04, horário local (22h04 GMT), na quarta-feira.


O primeiro teve magnitude 7,2 e atingiu o estado de Yaracuy, a oeste de Caracas, a uma profundidade de 22 km, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Menos de um minuto depois, um terremoto mais forte, de magnitude 7,5, atingiu as proximidades a uma profundidade de cerca de 10 km.
Embora ambos os epicentros estivessem fora da capital, tremores fortes foram sentidos em toda a cidade, fazendo com que os edifícios tremessem e alguns desabassem completamente.
Em Caracas, as áreas mais afetadas foram os bairros de Los Palos Grandes e Altamira, que também estiveram entre os mais afetados em 1967, quando o último grande terremoto atingiu a capital venezuelana, matando 200 pessoas e destruindo prédios.
O governo afirmou que os tremores secundários afetaram principalmente o litoral norte do país, incluindo La Guaira, Aragua, Carabobo e Falcón.
Os tremores também foram sentidos a mais de 1.000 km de distância, na capital colombiana, Bogotá.
Dezenas de pessoas também foram resgatadas com vida.
Um cidadão português e dois cidadãos brasileiros estavam entre os mortos, confirmou o governo português.
Três cidadãos espanhóis foram mortos, informou a agência de notícias AFP, citando o Ministério das Relações Exteriores espanhol, e 99 estão desaparecidos.
A agência também informou que 56 cidadãos portugueses estão entre os desaparecidos.
É provável que o número de mortos aumente ainda mais à medida que os esforços de resgate continuam.
Segundo o USGS, a qualidade das construções, a hora e o dia em que os terremotos ocorreram foram fatores que influenciaram o número potencial de feridos e mortos
Muitos edifícios ali eram feitos de alvenaria de tijolos reforçados e blocos de adobe, e a força do tremor representava um alto risco de destruição de prédios e mortes.
Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, afirmou que 250 edifícios foram danificados ou destruídos, a maioria em La Guaira.
O presidente dos EUA, Donald Trump, referiu-se a um “número devastador de mortes” em uma publicação no Truth Social.
O fornecimento de combustível para algumas cidades foi interrompido, assim como há relatos de apagões de internet.
O principal aeroporto internacional da Venezuela, o Aeroporto Internacional Simón Bolívar em Maiquetía – localizado nos arredores de Caracas – também foi fechado devido aos danos causados pelo terremoto.
Os serviços de metrô e trem em todo o país também foram suspensos, e as aulas escolares foram interrompidas pelo resto da semana.
A declaração de estado de emergência por Rodríguez permite que recursos e pessoal adicionais sejam utilizados nos esforços de recuperação.
Muitos venezuelanos passaram a noite na rua, com o Ministério do Interior do país instando as pessoas a deixarem suas casas danificadas devido a preocupações com a estabilidade das construções e possíveis danos ao fornecimento de gás.
Um alerta de tsunami foi emitido para a costa da Venezuela e para as ilhas de Aruba e Bonaire, mas foi posteriormente cancelado.
A Venezuela situa-se na fronteira entre as placas tectônicas do Caribe e da América do Sul, que estão em constante movimento uma em relação à outra.
De acordo com o USGS, a liberação repentina do atrito entre essas duas placas provavelmente desencadeou os terremotos.

Além da magnitude, o órgão explica que a baixa profundidade também contribuiu para os estragos.
Terremotos que ocorrem mais perto da superfície geralmente causam tremores mais fortes e concentrados.
Os dois abalos de quarta-feira ocorreram a menos de 25 km de profundidade e são considerados “rasos”.
Assim, a combinação de uma magnitude tão grande com a sua pouca profundidade explica, em parte, por que os danos foram tão extensos.
Os EUA anunciaram o envio de navios de guerra e aviões de transporte, bem como a mobilização de 150 milhões de dólares em ajuda.
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, afirmou que seu país preparou 50 toneladas de equipamentos e suprimentos, além de 300 socorristas que estão “prontos para partir para Caracas”.

Os presidentes do Equador e do México disseram que enviariam ajuda, enquanto Lula que ainda está avaliando como pode ajudar.
O presidente da República Dominicana, Luis Abinader, afirmou que equipes especializadas em busca, resgate e atendimento de emergência de suas forças armadas, e o presidente do Chile, José Antonio Kast Rist, ofereceu apoio na coordenação da ajuda humanitária.
A ONU afirmou que está “totalmente mobilizada” para apoiar o povo da Venezuela, incluindo o envio de equipes de busca e resgate e o fortalecimento de sua missão humanitária no país.
A UE ativou seu sistema de vigilância por satélite para auxiliar nos esforços de recuperação e está pronta para “intensificar a assistência”.
Flávio tenta surfar ‘onda azul’ em viagem a Argentina
26 de junho de 2026 § Deixe um comentário


Em meio às especulações em torno do vídeo da esposa de seu pai e logo após receber uma carta resposta de Rubio sobre o tarifaço americano, Flávio Bolsonaro viaja neste domingo à Argentina, onde espera se encontrar com Javier Milei.
Lá o senador vai participar de uma conferência promovida pela Fundação Aliados de Israel e quer discutir com o presidente argentino o avanço da direita na América do Sul.
A ideia é explorar com Milei a “onda azul” que elegeu Abelardo de la Espriella na Colômbia e Keijo Fujimori no Peru – ambos vão substituir presidentes de esquerda.
Segundo aliados, Flávio pretende comparar a trajetória de Milei na Argentina com a de Lula no Brasil.
Também deve abordar o chamado “Escudo das Américas”, lançado por Trump em março, na Flórida, com a proposta de criar uma coalizão militar com 17 países latino-americanos para combater o narcotráfico, o crime organizado e a imigração irregular.
Na esteira da classificação pelos EUA do PCC e do CV como organizações terroristas, Flávio aposta no discurso de linha dura no combate ao crime organizado para vencer Lula, colocando foco no tema segurança pública.
No evento conservador organizado pela Fundação Aliados de Israel, o senador também deve explorar a relação de Lula com Israel e voltar a acusar o petista de antissemitismo.
Tarifaço e a
carta de Rubio
A viagem para a Argentina acontece logo depois de uma resposta do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, a uma carta enviada por Flávio em que este pedia ao governo americano que desistisse de aplicar novas tarifas sobre produtos brasileiros.
No documento, Rubio reafirma as críticas comerciais feitas pelos EUA ao Brasil e não sinaliza qualquer recuo em relação às sobretaxas em análise.
O governo americano propôs duas sobretaxas adicionais a produtos importados do Brasil.
Um delas de 25%, sob a justificativa de que práticas comerciais brasileiras seriam desleais em áreas como comércio digital, pagamentos eletrônicos, proteção à propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e combate ao desmatamento ilegal.
A outra é de 12,5%, por falha do Brasil no enfrentamento ao trabalho forçado.
Flávio anunciou que vai participar da audiência pública mencionada por Rubio para defender uma revisão das tarifas antes que entrem em vigor.
Tradução da carta:
Prezado Senador Bolsonaro,
Obrigado por sua carta e por sua recente visita a Washington. Compartilho sua convicção de que a duradoura amizade entre os Estados Unidos e o Brasil deve permanecer alicerçada em valores compartilhados, respeito mútuo e uma visão unificada para a segurança e a prosperidade do Hemisfério Ocidental.
Agradeço profundamente seu apoio à nossa decisão de designar o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital como Terroristas Globais Especialmente Designados e Organizações Terroristas Estrangeiras, nos termos da legislação dos Estados Unidos. Os Estados Unidos reconhecem que a violência e as sofisticadas redes criminosas dessas facções ameaçam a segurança de cidadãos honestos em todo o nosso hemisfério compartilhado. Ao atingir suas redes financeiras, de tráfico de drogas e de armas, estamos adotando medidas decisivas para proteger tanto o povo brasileiro como o povo americano contra o crime organizado transnacional.
Como o senhor observou, o Embaixador Jamieson Greer, Representante Comercial dos Estados Unidos, anunciou em 1º de junho de 2026 sua determinação de que determinados atos, políticas e práticas do Brasil são injustificados ou discriminatórios e impõem ou restringem o comércio dos Estados Unidos. Ele propôs medidas de resposta para consulta pública. Essa determinação e as medidas propostas decorrem de uma investigação iniciada em julho de 2025 por determinação específica do Presidente Trump.
O Embaixador Greer deixou claro que continuamos a ter diferenças substanciais na resolução das questões identificadas nessa investigação. Essas questões dizem respeito ao comércio digital, serviços de pagamentos eletrônicos, tarifas preferenciais consideradas injustas, aplicação das leis anticorrupção, proteção da propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e desmatamento ilegal.
Qualquer parte interessada no Brasil poderá participar do período de consulta pública sobre as medidas propostas e da audiência pública que será realizada pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos em 6 de julho de 2026. O período de consulta pública permanecerá aberto até 1º de julho de 2026. Os pedidos para participar da audiência deveriam ter sido apresentados até 22 de junho de 2026.
Os Estados Unidos permanecem firmes em seu desejo de ver um Brasil próspero, seguro e economicamente estável. Registramos seu otimismo em relação às eleições de outubro e sua generosa oferta de colocar uma equipe de transição à nossa disposição caso seja eleito. Os Estados Unidos estão prontos para trabalhar de forma cooperativa com os líderes escolhidos pelo povo brasileiro para promover um amplo, justo e mutuamente benéfico marco de comércio e investimentos.
Aguardo com expectativa a continuidade de nosso diálogo e o fortalecimento da parceria estratégica entre nossas duas grandes nações. Que Deus abençoe os Estados Unidos e o Brasil.
Atenciosamente,
Marco Rubio


Lula ultrapassa em mais de R$ 40 milhões o limite de gasto com publicidade em 2026
26 de junho de 2026 § Deixe um comentário


O governo Lula gastou em publicidade mais de R$ 40 milhões além do limite que manda a lei em ano eleitoral.
No primeiro semestre de 2026, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência empenhou R$ 178 milhões em comunicação institucional, segundo relatório elaborado com base em dados do Portal da Transparência.
Pelo documento, o valor supera em R$ 42,3 milhões o teto estabelecido pela Lei das Eleições para o período, que seria de R$ 135,7 milhões.
O artigo 73, inciso VII, da Lei nº 9.504/1997 proíbe, em ano eleitoral, despesas com publicidade institucional acima da média dos três anos anteriores.
Entre janeiro de 2023 e dezembro de 2025, a União empenhou R$ 814,4 milhões em publicidade, o que resulta em uma média mensal de R$ 22,6 milhões ou R$ 135,7 milhões em seis meses.
Até 15 de junho, a Secom de Lula já havia registrado 4.258 empenhos, totalizando R$ 178.042.772,73, um excesso de R$ 42.305.269,45 em relação ao teto previsto na legislação eleitoral.

O que é a ONU? Veja os números e tire a sua própria conclusão
26 de junho de 2026 § 1 comentário

Registro aqui a minha própria.
A ONU aprova o que vota a maioria de seus membros.
Agora pense: tem mais ditadores, autocratas, genocidas, trapaceiros, ladrões e assemelhados sentados nos governos do mundo, a esmagadora maioria dos quais passa a quilômetros de distância de qualquer traço de democracia e assalta e/ou escraviza seus povos, do que em qualquer outro fórum do planeta.
O Lula não ama aquilo à toa. É lá que ele confraterniza com os seus iguais. Aquilo é o conclave do crime hiper-organizado, que são ao que se resumem a maior parte dos governos do mundo.


Você precisa fazer login para comentar.