O mapa dos governadores após o 2º turno
26 de outubro de 2026 § Deixe um comentário


Seis unidades da Federação definiram seus governadores no segundo turno das eleições deste domingo. São elas: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Tocantins.
Com esses resultados, o mapa estadual ficou completo para os mandatos de 27 governadores que começam em 2027, sendo 21 definidos já no primeiro turno, em 4 de outubro, e seis no segundo.
O PL foi o partido com mais governos estaduais, com seis.
O PSD vem em seguida, com cinco governos.
PT, Republicanos e PP elegeram quatro governadores cada.
O PSDB ficou com dois.
MDB e Podemos, com um cada.
No segundo turno, houve duas reeleições — Mailza Assis (PP), no Acre, e Celina Leão (PP), no Distrito Federal — e duas viradas: Cadu de Lula (PT), no Rio Grande do Norte, e Vicentinho Júnior (PSDB), no Tocantins.
O PT manteve seus quatro governos no Nordeste, enquanto o PL consolidou domínio sobre os três estados do Sul, além de Rio de Janeiro, Rondônia e Roraima.
- Acre: Mailza Assis (PP), reeleita com 66,21% dos votos válidos, derrotou Alan Rick (Republicanos).
- Amazonas: Omar Aziz (PSD) foi eleito com 61,42% dos votos válidos, derrotando Professora Maria do Carmo (PL).
- Distrito Federal: Celina Leão (PP) foi reeleita com 57,18% dos votos válidos, derrotando Leandro Grass (PT).
- Espírito Santo: Lorenzo Pazolini (Republicanos) venceu com 52,17% dos votos válidos, derrotando o governador Ricardo Ferraço (MDB).
- Rio Grande do Norte: Cadu de Lula (PT) venceu com 50,77% dos votos válidos, derrotando Allyson Bezerra (União).
- Tocantins: Vicentinho Júnior (PSDB) foi eleito com 64,52% dos votos válidos, derrotando Professora Dorinha (União).
Deixe um comentário