Só hoje Lula publica medida que facilita bloqueio de celular em presídio

13 de outubro de 2026 § 1 comentário

Somente hoje, depois de mais de três anos e meio desde a posse de Lula e às vésperas do segundo turno, o governo federal publicou uma medida que agiliza o bloqueio de celulares e outros equipamentos usados ilegalmente em presídios, sem necessidade de decisão judicial.

Trata-se do Decreto nº 13.136, que institui o Programa Nacional de Neutralização de Comunicações Ilícitas em Estabelecimentos Penais.

A determinação cria cooperação entre União, estados, Distrito Federal e Anatel e prevê tanto o bloqueio individualizado de aparelhos, por meio do IMEI, como a interrupção de sinais de radiocomunicação em perímetros de segurança ao redor das unidades prisionais.

As administrações penitenciárias deverão identificar as ocorrências e enviar as informações técnicas por uma plataforma digital do Ministério da Justiça e Segurança Pública, integrada ao Sisdepen.

A Anatel ficará responsável pelas medidas de sua competência, inclusive pedidos envolvendo bloqueadores de sinal.

Depois da derrota no primeiro turno, Lula adotou o lema “Para o povo trabalhador, proteção; para o bandido, prisão”.

§ Uma Resposta para Só hoje Lula publica medida que facilita bloqueio de celular em presídio

  • kittencasuallye1d2cd8bf9 disse:

    Por qual razão o Lula demorou 3 anos e meio para editar uma medida fundamental de segurança como essa de bloqueio doa celulares?

Deixe um comentário

O que é isso?

Você está lendo no momento Só hoje Lula publica medida que facilita bloqueio de celular em presídio no VESPEIRO.

Meta

Descubra mais sobre VESPEIRO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo