Zanin barra mais uma tentativa de instalar CPI do Master no Senado

23 de setembro de 2026 § 3 Comentários

O ministro Cristiano Zanin negou uma liminar em mandado de segurança do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) que pedia para obrigar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a instalar uma CPI para investigar as relações dos ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

Vieira argumentou que o requerimento foi protocolado em 9 de março de 2026 com 41 assinaturas (acima do mínimo de 27), que nem a Constituição nem o Regimento Interno do Senado estabelecem ordem para apreciação de CPIs e que, preenchidos os requisitos, não caberia à Presidência fazer juízo de conveniência ou oportunidade.

Advogado de Lula nos processos da Lava Jato, alinhado politicamente com Moraes, Gilmar e Dino e integrante da tropa de choque que não quer investigação do caso Master no Supremo, Zanin considerou que os documentos apresentados não demonstram de forma inequívoca que Alcolumbre esteja descumprindo um dever constitucional ao não dar prosseguimento ao pedido e que é necessário analisar o contexto da tramitação, incluindo outros requerimentos relacionados ao Banco Master.

O ministro observou que já existe um requerimento anterior de CPI sobre o Banco Master, com objeto mais amplo, e afirmou que a nova proposta parece ser um desdobramento do mesmo conjunto de fatos, exigindo esclarecimentos sobre como a Presidência do Senado está tratando esses pedidos.

O processo segue em tramitação e Alcolumbre será notificado para prestar informações. Só depois, Zanin poderá reanalisar a liminar.

§ 3 Respostas para Zanin barra mais uma tentativa de instalar CPI do Master no Senado

Deixe uma resposta

O que é isso?

Você está lendo no momento Zanin barra mais uma tentativa de instalar CPI do Master no Senado no VESPEIRO.

Meta

Descubra mais sobre VESPEIRO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo