Com Brasil isolado, 14 países se unem aos EUA e declaram PCC e CV narcoterroristas

23 de setembro de 2026 § 1 comentário

Os 15 países integrantes do Escudo das Américas, aliança liderada pelos Estados Unidos, assinaram um acordo conjunto para designar formalmente 24 organizações narcotraficantes como “ameaças compartilhadas”, incluindo as facções brasileiras PCC e CV.

Participaram do pacto Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guiana, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Trinidad e Tobago.

O documento, intitulado “Joint Statement on Defending Hemispheric Sovereignty”, estabelece sanções coordenadas contra os grupos listados, com medidas como congelamento de ativos, restrições de visto e responsabilização criminal de quem ofereça suporte material ou logístico a essas organizações.

A iniciativa, lançada a pedido do presidente Donald Trump, estrutura a cooperação em três eixos — defesa econômica, segurança e coordenação multilateral — e será viabilizada por um mecanismo de reciprocidade da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O acordo foi firmado no mesmo dia em que Trump discursou na Assembleia Geral da ONU, comparando cartéis de drogas ao Estado Islâmico e defendendo o uso das Forças Armadas dos EUA para “eliminar gangues e cartéis”.

Na semana passada, o presidente americano já havia criticado o Brasil por considerar que o país falha no combate ao PCC e ao CV.

A lista de 24 grupos inclui, além do PCC e do CV (Brasil), organizações como MS-13 e Bairro 18 (El Salvador), Cartel de Sinaloa e Cartel de Jalisco Nueva Generación (México), Cartel de Los Soles (Venezuela), Clã do Golfo, ELN e facções dissidentes das FARC (Colômbia), Los Choneros e Los Lobos (Equador), Sendero Luminoso (Peru) e Trem de Aragua (Venezuela).

O governo Lula foi pego de surpresa com a decisão, que foi tomada às margens da ONU sem aviso prévio à diplomacia brasileira.

Mais alinhado a Cuba, Rússia e China, o Brasil não aderiu ao Escudo das Américas.

§ Uma Resposta para Com Brasil isolado, 14 países se unem aos EUA e declaram PCC e CV narcoterroristas

Deixe uma resposta

O que é isso?

Você está lendo no momento Com Brasil isolado, 14 países se unem aos EUA e declaram PCC e CV narcoterroristas no VESPEIRO.

Meta

Descubra mais sobre VESPEIRO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo