O Brasil saiu dos trilhos e o quadro econômico hoje é desastroso

24 de julho de 2026 § 2 Comentários

Depois de ter declarado apoio a Lula nas eleições de 2022, o ex-presidente do BC Arminio Fraga reconhece, em entrevista a Veja, que o quadro geral da economia do Brasil é desastroso e que há risco de recessão, inclusive no horizonte de 2027, se não houver ajuste fiscal.

Para ele, o país saiu dos trilhos.

E o problema não é tecnocrático, mas de natureza política, por conta da atuação do governo Lula: “Faltou prioridade no controle dos gastos e das renúncias tributárias”.

Na prática, resume Fraga, a economia brasileira está em situação grave e o país não reúne, hoje, as condições necessárias para crescer de forma mais acelerada e sustentável.

Ele afirma que a taxa de investimento continua muito baixa e que, sem investimento e sem ganhos de produtividade, o Brasil não vai avançar.

Além disso, a situação fiscal é bastante grave, porque as metas fiscais foram modestas e não foram cumpridas, apesar da criação do arcabouço fiscal.

Fraga sustenta que o país paga juros muito altos para se financiar, inclusive de longo prazo, o que, para ele, é sinal de forte desequilíbrio.

Ele diz ainda que o mercado de crédito dá sinais muito preocupantes, já que há pelo menos 80 milhões de pessoas inadimplentes no país.

O economista afirma que muitas empresas endividadas enfrentam dificuldade para rolar suas dívidas.

Diz também que o próprio governo está encurtando o perfil da sua dívida, o que considera um sinal claríssimo de que a situação está difícil.

Para ele, o crescimento per capita do Brasil desde 1994, de 1,3%, é muito modesto.

§ 2 Respostas para O Brasil saiu dos trilhos e o quadro econômico hoje é desastroso

  • Affonso Ferro disse:

    faz o L, Armínio!

  • Maristela Sorensen disse:

    Parece que estes petistas economistas e banqueiros são ignorantes por não perceber que há 50 anos o Lula engana e é um corrupto, caudilho, comunista sem ideologia, que só quer poder e dinheiro e eles também!!

Deixe uma resposta

O que é isso?

Você está lendo no momento O Brasil saiu dos trilhos e o quadro econômico hoje é desastroso no VESPEIRO.

Meta

Descubra mais sobre VESPEIRO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo