Irã prende seu ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad
13 de julho de 2026 § Deixe um comentário


O ex-presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad foi colocado em prisão domiciliar pela Guarda Revolucionária após a revelação de contatos secretos com Israel, em um caso descrito como parte de um plano fracassado para aproximá-lo do comando do regime em Teerã.
Segundo relatos citados pela imprensa internacional, Israel teria tentado recrutá-lo como ativo de inteligência e, mais tarde, cogitado instalá-lo como líder supremo do Irã após a guerra que se seguiu aos ataques de fevereiro.
Ahmadinejad permaneceu fora de vista por semanas, foi visto publicamente apenas no funeral do aiatolá Ali Khamenei e acabou detido depois de sair de uma casa segura ligada ao Mossad, segundo o New York Times.
Disputas internas dividem o Irã, com autoridades civis e militares tentando exercer o poder em meio à guerra.
Deixe uma resposta