‘Brasil caminha para abismo econômico’, diz Daniella Marques, ex-assessora de Guedes
11 de julho de 2026 § Deixe um comentário


Ex-assessora especial do Ministério da Economia de Paulo Guedes, a administradora Daniella Marques pode assumir o posto do ex-chefe caso Flávio Bolsonaro se torne presidente. Ela deu uma entrevista a Veja e disse que o governo faz um discurso hipócrita de que controle fiscal é uma política de “mercado”. Para ela, não existe política mais social do que essa, defendendo reforma do Estado e macroestruturais, mais competitividade, produtividade e segurança jurídica, além de incentivo à mobilidade social. Veja os principais trechos da conversa.
“O Brasil caminha para um abismo econômico. O atual governo está descontroladamente endividado, quebrando as empresas e superendividando as famílias.”
“Quem não cuida das contas não cuida das pessoas. Você tem um descontrole absoluto de gastos, e as expectativas de inflação desancoradas. (…) é justamente sobre a camada mais pobre da população que juros e inflação geram o maior impacto. O Banco Central está sozinho no combate à inflação.”
“Temos um Estado obeso, com muitos ativos empilhados, uma altíssima carga tributária e um endividamento que cresce como uma bola de neve. É preciso sair dessa armadilha.”
“A vida do empresário está muito desafiadora e o Brasil não é um país atrativo. A gente está num país desigual, com uma veia empreendedora muito forte. As pessoas querem abrir o seu negócio. Cabe ao Estado ser o motor da rampa econômica dessas pessoas e construir uma jornada mais fácil, menos burocrática e com mais acesso a crédito para esse cidadão.”
“A gente precisa tirar o Brasil das mãos do PT. São quase vinte anos de descontrole. Mais quatro anos desse governo custarão muito caro para o futuro do país.”
“O fim da escala 6×1 é uma ilusão, uma agenda oportunista, em ano de eleição, que vai ter um resultado concreto pouco relevante. Se a empresa e o trabalhador puderem construir sua forma de se relacionar no trabalho, as possibilidades se tornam mais amplas e cada um vai ter direito de fazer as suas escolhas.”

Deixe uma resposta