EUA sancionam brasileiros por ligação com PCC
1 de julho de 2026 § 1 comentário


O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou hoje sanções contra dois cidadãos brasileiros e três empresas brasileiras por vínculos com o PCC.
Os alvos individuais são Victor Henrique de Oliveira Shimada e Stella Stefanie Nunes Henrique de Oliveira.
Entre as empresas sancionadas estão a Victory Trading Intermediacão de Negocios Cobrancas e Tecnologia Ltda (Victory Trading) e Wave Construções Inteligentes Ltda (Wave), ambas de serviços financeiros, e a Pixwave Soluções de Pagamentos Ltda (Pixwave), do setor de construção.

Segundo o governo americano, Shimada liderava, a partir de São Paulo, uma estrutura de lavagem de dinheiro que atuava em conjunto com integrantes do PCC radicados na Flórida.
Ele é acusado de ter lavado mais de US$ 30 milhões em recursos ilícitos gerados em cidades americanas e arredores, usando criptomoedas para transferir fundos de volta ao Brasil em nome da facção.
No Brasil, Shimada aparece nas investigações que apuram o desvio de recursos do contrato firmado entre Corinthians e VaideBet.
Segundo denúncia do Ministério Público aceita pela Justiça, a Victory Trading manteve intensa movimentação financeira com a empresa Wave Intermediações e Tecnologias Ltda., apontada pelos investigadores como uma das empresas utilizadas para movimentar valores provenientes do esquema investigado.
Outra frente da investigação menciona a existência de conexões financeiras entre a Victory Trading, a Wave e a empresa UJ Football Talent.
Já Stella Stefanie é suspeita de atuar como “secretária” de Shimada, operando na coleta de grandes quantias.
A empresa portuguesa Avenidas Flutuantes Unipessoal LDA também foi sancionada por suposta ligação ao PCC.
É só o começo.