Lula ultrapassa em mais de R$ 40 milhões o limite de gasto com publicidade em 2026

26 de junho de 2026 § 1 comentário

O governo Lula gastou em publicidade mais de R$ 40 milhões além do limite que manda a lei em ano eleitoral.

No primeiro semestre de 2026, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência empenhou R$ 178 milhões em comunicação institucional, segundo relatório elaborado com base em dados do Portal da Transparência.

Pelo documento, o valor supera em R$ 42,3 milhões o teto estabelecido pela Lei das Eleições para o período, que seria de R$ 135,7 milhões.

O artigo 73, inciso VII, da Lei nº 9.504/1997 proíbe, em ano eleitoral, despesas com publicidade institucional acima da média dos três anos anteriores.

Entre janeiro de 2023 e dezembro de 2025, a União empenhou R$ 814,4 milhões em publicidade, o que resulta em uma média mensal de R$ 22,6 milhões ou R$ 135,7 milhões em seis meses.

Até 15 de junho, a Secom de Lula já havia registrado 4.258 empenhos, totalizando R$ 178.042.772,73, um excesso de R$ 42.305.269,45 em relação ao teto previsto na legislação eleitoral.

§ Uma Resposta para Lula ultrapassa em mais de R$ 40 milhões o limite de gasto com publicidade em 2026

  • inventive2b4fa30bf9 disse:

    E as medidas que deveriam ser tomadas? Quem é o encarregado de fiscalizar? E, mais importante ainda, Quem é que fiscaliza o fiscal ?

Deixe uma resposta

O que é isso?

Você está lendo no momento Lula ultrapassa em mais de R$ 40 milhões o limite de gasto com publicidade em 2026 no VESPEIRO.

Meta

Descubra mais sobre VESPEIRO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading