Trump e Putin falam ao telefone sobre suas guerras de estimação

29 de abril de 2026 § Deixe um comentário

Donald Trump e Vladimir Putin falaram hoje por telefone e trataram da guerra no Irã e de uma possível trégua temporária na Ucrânia.

Segundo o Kremlin, Putin considerou perigosa uma eventual operação terrestre dos EUA no Irã e saudou a extensão do cessar-fogo na região.

Trump disse que a conversa foi “muito boa” e afirmou que Putin ofereceu ajuda para levar urânio do Irã para a Rússia, embora ele tenha dito preferir que Moscou se concentre em um acordo para encerrar a guerra na Ucrânia.

O presidente americano voltou a dizer que um entendimento para a Ucrânia estaria próximo, mas não houve avanço concreto.

Na mesma ligação, Putin indicou que a Rússia está disposta a continuar a guerra até que a Ucrânia aceite ceder territórios no Donbas, uma zona industrial rica em carvão e aço, considerada o coração industrial do país, condição que Kiev rejeita.

O diálogo ocorre em meio a ataques quase diários de drones ucranianos dentro da Rússia – houve até uma redução do desfile do Dia da Vitória em Moscou por causa da ameaça de novos ataques.

Hoje também, Trump voltou a ameaçar o Irã, postando uma montagem na qual aparece armado, rodeado de explosões, com a frase “No more Mr. Nice Guy”, ou “chega de ser bonzinho”, na tradução livre para o português.

Na economia, o preço do petróleo disparou para o maior nível em quase quatro anos depois que Trump sinalizou que deve manter, por tempo indeterminado, o bloqueio no Estreito de Ormuz.

O barril do tipo Brent superou hoje os US$ 120, acumulando oito sessões consecutivas de alta, em meio à escalada do conflito envolvendo o Irã.

Deixe uma resposta

O que é isso?

Você está lendo no momento Trump e Putin falam ao telefone sobre suas guerras de estimação no VESPEIRO.

Meta

Descubra mais sobre VESPEIRO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading