Muita calma nessa hora!

29 de maio de 2020 § 28 Comentários

“Eu não disse que ele era golpista”?

É tipo briga de marido e mulher. Um dá 10 chutes nas partes baixas e quando o outro reage, sai gritando como se a explosão final tivesse saído do nada. Ou a fábula do lobo e do cordeiro, se preferirem uma metáfora mais clássica. Não interessa a altura do córrego em que cada um está, a mordida já está previamente decidida.

A rede social é a praça pública. Nela quem quiser diz o que quer. O problema dos delirantes de poder sempre foi controlar o que o povo diz na praça pública. Pecar por pensamentos, palavras … e obras, sendo as obras sempre as mais desculpadas. Releve-se, portanto, o que cada um enfia no bolso; quanto de fato nos rouba com a lei. O que importa é o que se diz, não o que se faz…

Tristes trópicos!

Um Supremo Tribunal Federal – veja como ribomba a titulagem se você disser as palavras com pompa e circunstância! – que tem medo de blogueiros é um tigre de papel. E o nosso agora acusa, “investiga” e julga ele mesmo, sem provocação nem sorteio. Cada “ofendido” age monocraticamente como lhe dá na veneta. Que Bolsonaro, O Tosco, cometa inconscientemente pecados contra a dignidade do cargo é de se esperar. Mas um ministro do STF, que vive exclusivamente disso, só com dolo…

Qual a definição de “fake news”? Onde isso está descrito na lei? A julgar pelos fatos “fake news”, para os zeladores da nossa constituição “cidadã” é “a critica que me atinge”. E, como sempre, elas atingem tanto mais quanto mais se aproximam da verdade. “Retuitar” é, quase sempre, declarar: “Veja isto, eu concordo”. Não tem nada a ver com dinheiro. Normalmente é o contrário. Operação que custa dinheiro é a da outra imprensa, a que reproduz, multiplica e dissemina com industria e com tecnologia, e que também tem lado. E como!

Agora o ataque é em pinça. Um para calar os “sem voz” já, antes que seja tarde, outro para aparelhar os próprios motores da mídia social, que é o que vai “dar certo” mais adiante. É a única manobra de eficácia possível, ao menos. Será – ou melhor, JA É – o “Foco nº 1” da guerra pelo poder mundo afora: ter sobre a internet, aberta ou veladamente, a “mão” que só as chinas da vida têm ao preço que os chineses pagam com sangue.

É isso o processo das “fake news” que sobrou dos diversos ensaios e erros tentados contra Bolsonaro. Agora é assim. Primeiro prende-se e arromba-se pra depois ver se acham alguma acusação contra o acusado. Não havendo, parte-se pra outra. O processo das “fake news” de hoje é a sobra do surto de alexandre moralidade que Jose Antonio Dias Toffoli sofreu meses atras contra a Revista Crusoé. Desde então o ego dele voltou à terra e ele se tem comportado como o conciliador que todo brasileiro decente tem de ser neste momento perigoso.

Retrato-me, a propósito, do julgamento apressado que fiz das ultimas atitudes de Celso de Mello. Nada favorece tanto esse tipo de erro quanto a rapidez da internet. É preciso resistir o mais possível ao canto de sereia do teclado disponível 24/7. Primeiro que não foi ele que pediu o telefone do presidente. Ele apenas passou adiante para quem de direito o pedido absurdo com que o tribunal, desta vez sim, “foi provocado”, sabendo que não iria adiante. O general Heleno atirou rápido demais e reacendeu a fogueira do “golpismo”. Também não havia alternativa senão liberar a exibição do filme da reunião ministerial na qual, como toda gente honesta, o decano do STF não viu nada do que não havia lá, mesmo tendo de fazer isso um dia depois da reunião pacificadora de Bolsonaro com os governadores. Era o único jeito de livrar-se do abacaxi.

Parece haver, portanto, uma fatia majoritária do STF que quer acabar com o jogo perigoso que está aí. O problema agora é como abaixar o fogo de Bolsonaro, este que sempre – e com a maior facilidade – sobe na hora errada, para felicidade da parcela mal intencionada da imprensa para a qual esta é a mais preciosa “munição viva”.

Bolsonaro não pode nem sonhar em “não atender determinações do Judiciário”. Esta seria “a ruptura”. E de rupturas por definição não ha volta. 

Está numa ilusão de noiva, portanto, o jovenzinho da família ou de fora dela que, na sua falta de estrada da vida, acha que Bolsonaro pode “fechar” a instituição que for impunemente “porque terá apoio do povo”. Vira mais um Jânio Quadros no ato, só que com sangue. Essa seria, aliás, a única forma do judiciário golpista vencer a sua guerrinha particular.

§ 28 Respostas para Muita calma nessa hora!

  • marcos a. moraes disse:

    mais um texto vergonhoso…

    MAM

    Curtir

  • dibertin disse:

    MAM é conhecido peteba

    Curtido por 3 pessoas

  • Ethan Edwards disse:

    É óbvio que nada disso dará em nada. Ninguém, nem mesmo a China, conseguirá controlar a internet. Assim como acontece com o mercado negro, tambem a circulação de ideias, se for racionada no mercado livre, migrará para a deep web. A ideia de impedir a circulação de fake news é de um ridículo inacreditável. Orson Welles parou os EUA com uma transmissão fake de uma invasão marciana e não lhe aconteceu rigorosamente nada – nem a ele nem aos EUA. O mundo continuou rodando, os jornais sensacionalistas continuaram inventando traições, divórcios e suicídios, a imprensa “séria” indicou Hitler “Homem do Ano”, a Folha de S. Paulo, nada tendo a dizer sobre um ministro da Saúde, advertiu que ele era muito feio… – e, nesse mar de versões, notícias dadas pela metade, mentiras quase verdadeiras, uma comissão de burocratas (ou, pior, militantes indicados por seus partidos) decidirá o que é vero e o que é falso? Inacreditável como um Aristóteles, um Popper, um Wittengenstein nunca tenha pensado nisso: em vez de milhares de páginas sobre os procedimentos metodológicos que permitem assegurar que uma afirmação não é falsa, por que não confiar essa tarefa a uma comissão da Câmara dos Deputados?

    Se eu, um leigo, sei disso, é óbvio que qualquer pessoa razoavelmente alfabetizada também sabe, inclusive um ministro do STF. Então, por que insistem, alguns (você está certo, são alguns), nessa farsa arbitrária de prender celulares (meu Deus do céu, eles já ouviram falar na nuvem? eles acham mesmo que encontrarão “prova irrefutáveis” em celulares de gente que passa a vida blogando na internet? que vergonha!) e intimidar jornalistas? Porque avançam por um caminho que leva a um beco sem saída? A resposta é: porque se engajaram numa luta política e tomaram partido dos que sustentam que Bolsonaro não pode governar porque sua eleição se baseia numa fraude, a tal central de fake news localizada num “gabinete do ódio”. Essa é a narrativa esquerdo-petista, adotada, à falta de outra melhor, por todos os inimigos do novo governo. Alguns ministros do STF a abraçaram carinhosamente, outros (como Celso de Mello, no meu ponto de vista) apenas pegaram uma boleia no veículo desgovernado, sem muita convicção, para aproveitar os ventos, soltar alguns tiros de festim e encabrestar um pouco mais Bolsonaro.

    O atentado “contra a liberdade na internet”, curiosamente, só atentou contra apoiadores do governo. Não podia ser diferente. O objetivo dos conspiradores, afinal, não é controlar a internet, mas deslegitimar o governo, provar que Bolsonaro não foi eleito legalmente e concluir que ele deve ser afastado. Não vai dar em nada. Bolsonaro, ao remover Moro, afastou o problema que o impedia de se aproximar de dezenas de parlamentares do “centrão” e de alguns juízes do Supremo, que, por medo ou vaidade, também preferiam Moro bem longe do Ministério da Justiça. Os acordos e o clima de conciliação avançam todos os dias. Se havia chance de um golpe contra Bolsonaro, ela está se dissipando com a passagem do tempo. O grande problema, talvez, está em convencer Bolsonaro disso…

    Obrigado pelo espaço. Abraço.

    Curtido por 3 pessoas

  • Que o STF exorbitou, é favas contadas. Mas é encenação para ficar tudo como está. Qualquer investigação sobre fake news deve começar no MP, caso contrário, todas as provas coletadas viram fumaça. E sobram só os impropérios diversionistas para este momento de crise.

    Curtir

  • Marcos Abreu Torres disse:

    Caro Fernão, Admiro muito o Vespeiro, acho que vc é um dos poucos que conseguem enxergar o problema real do país. Gostaria de saber se seu blog é aberto a contribuições. Tenho este artigo anexo inédito e exclusivo, caso tenha interesse. Obrigado e mais uma vez parabéns pela lucidez. Att., Marcos

    ________________________________

    Curtido por 1 pessoa

    • flm disse:

      Eventualmente publico textos de outros autores na seção a eles dedicada do site. Mas ha muito tempo não tenho feito isso. O texto que o sr. referiu não veio.

      Curtir

  • GATO disse:

    É, baixar o fogo de BolsoNero é difícil, ele adora um cercadinho, como as velhas senhoras de antigamente que ficavam na janela pra observar e depois iam ao coreto proclamar ou fofocar, adoram a ribalta, sem terem talento pra dizer alguma coisa útil. Trabalhar essa turma toda não quer, vivem de criar ilusões, pois se sérios fossem, se dedicariam mais as soluções das necessidades da nação, procurando representar quem lhes deu o voto ou honrar quem os nomeou,mas que…. Estadistas? Diplomatas educados e refinados que…. Estamos nas mãos de ilusionistas ou pior na mão de manipuladores de dados viciados ou de tampinhas sem feijão dentro em cima de um caixote, quando se grita C… não fica um ……musiquinha bem ensaiada por General da Banda e de Pijama. Vamos ser transformados em párias do UNIVERSO, é o quê essa corja du puder vai fazer (mínimo de 25.000 nomeados lá na capital). Não entraremos nem em CUBA, nossos passaportes vão receber tarja preta, seremos todos umas “MARY MALON ou MARY TIFOIDE.
    De ‘quebrar Brasil’ a ‘levar país a desastre’ e a imagem de Bolsonaro na imprensa internacional, vai ser case nas grandes escolas do futuro pelo mundo afora (UNIVERSIDADES), como acabar com uma etnia.
    Triste Brasil…..éramos tão alegres cantando Peixe Vivo, a que saudades.

    Curtir

  • Cacaroloss disse:

    O presidente está sendo vítima de todo tipo de agressão, sabotagem, tem seu nome vilipendiado a todo momento, seu governo vem sendo inviaviabilizado continuamente, Foi vitima de um atentado mal explicado, venceu muito provavelmente no 1o turno das eleições. E no entanto, nao reage, nao usa dos poderes constitucionais que tem, e que sao muitos e poderosos.Torco muito pelo seu sucesso, tem uma equipe ministerial da melhor qualidade, liberal e democrática, mas temo pela sua omissão e inação neste momento.Ou está muito mal assessorado, ou é apenas um deslocado no poder. Aqueles que o acusam de tudo, ele nem de longe é pior do que um Lula, uma Dilma, um FHC, UM Temer, um Sarney,um possível Haddad, um Ciro Gomes.Tem uma popularidade impressionante, milhões de seguidores fiéis, mas estamos vendo hoje que povo é secundário nesta equação.Alguem vai pedir para mostrar de onde tirei estas informações de que ele é popular. .Nao vou responder.O cara foi eleito pela maioria dos eleitores, e quem perdeu a eleição, e principalmente as regalias, tenta a todo custo destrui-lo, derruba-lo. Esta é a democracia de muitos que aqui escrevem. Sinto apenas que muito da desastabilizacao do seu governo é culpa do proprio Jair Bolsonaro.Por não usar das leis e das prerrogativas constitucionais que tem nas mãos e que poderia usar contra tentativas de derrubar um governo democraticamente eleito, tentativas de outros poderes de usurpar o poder do executivo, agressões de jornalistas a um presidente da nacao.Acho que estamos
    vivendo um momento estranho e crucial na vida deste pais.

    Curtido por 3 pessoas

    • Herbert Sílvio Augusto Pinho Halbsgut disse:

      Enquanto rola o nhe- nhe- nhem midiático o povo continua sem as suas imunidades e prerrogativas de ser o poder. de onde tudo o ais deveria ser ajustado.

      Curtir

  • Cacaroloss disse:

    Onde escrevi “esta é a democracia de muitos que aqui escrevem” corrijam para” esta é a democracia de muitos neste pais”.

    Curtir

  • Varlice1 disse:

    Fernão, só estamos onde chegamos porque Flávio Bolsonaro trabalhou arduamente, e conseguiu, para enterrar a CPI da Lava-Toga no ano passado quando, à época, papai estava de namoro sério com Toffoli. Depois, como sempre, o namoro não deu certo e esse é o resumo dessa pantomima. Agora, não adianta chorar.

    Curtir

  • Sandra Vieira disse:

    Gosto muito dos seus textos. Só acho que falta uma pouco mais de respeito ao Presidente da República, para não se igualar à extrema imprensa que só denigre a imagem dele. Eles perderam o dinheiro, mas você é de outra extirpe. Começar chamando o Pres Bolsonaro de “tosco” não é digno, Por que não se falava nada do Pres Lula, que molhava de urina em público e tinha uma baixo linguajar ? E da Pres Dilma que não conseguia se entender com seus dois neurônios? Mas….. eles pagavam regiamente a imprensa, compravam os inimigos, usavam o nosso dinheiro como bem entendiam e a maior parte ia para os próprios bolsos. Que país é esse que não consegue ter uma pessoa honesta como mandatário da República? O que querem, um Santo? Um que fala por mesóclises mas que também é corrupto? Triste o nosso país! Será sempre uma república das bananas para que os corruptos possam roubar para sempre a nação.Parte do nosso povo é tão infeliz que não entende que eles mesmos são feitos de otários pela elite que lhes dá espelhos e contas coloridas em troca de sua dignidade e direitos.

    Curtido por 2 pessoas

    • JJnatalin disse:

      marcho ao seu lado neste necessário desabafo . Nada como um corrupto e canalha como presidente para deixar a extrema imprensa e os isentões de sempre (canalhas intelectuais que se sentem numa torre de marfim acima do bem e do mal) extasiados de tanto gozo. Mas vamos de tosco mesmo,

      Curtido por 2 pessoas

  • Ricardo Luiz disse:

    Fernão :Artigo real, verdadeiro em todos os parágrafos,atual,contextualizado, e mais alguns adjetivos os quais não me recordo agora…rs…

    Curtir

  • NADER MURAD disse:

    eu vejo o presidente mais forte , apos a saida de MORO ,ele usa as qualidades de se comunicar com o povo,para se blindar desse massacre de dia sim outro tambem…o novo ministro da saude deu tranquilidade ,pois colocou equipe para trabalhar em silencio,e calou a oposição…acontece que a esquerda corrupta ,está enlouquecida com a politica de assistencialismo ,jamais visto nesse paiís….esses $ 600 reais de ajuda , vai consolidar uma nova liderança,sibstituindo a maldita era petista /mdbista /tucanas que anestesiou o povo , antes do habito da internet- tuiter-watssap que substituiu a imprensa manipuladora.

    Curtido por 2 pessoas

  • P. Z. disse:

    EO211217 -> XinhuaRentalHorns -> G-Bay

    Curtir

  • NADER MURAD disse:

    o povo adotou o presidente,hoje em brasilia foi uma demonstração de força ,de voluntarios sedentos de justiça…em relação ao ataque midiatico da imprensa marron e os mal intencionados da toga..o recado é que nós não admitimos a volta de governos corruptos…

    Curtido por 1 pessoa

    • jj.natalin disse:

      Nader se alinho a você no repúdio, mas acho que o jogo já foi jogado, ou seja, o golpe da esquerda contra nosso projeto conservador está em andamento e adiantado. A cereja do bolo será colocada pelo Barroso, um notório comunista e petista, quando cassar a chapa Bolsonaro-Mourão no TSE nesta semana, e pior, vamos ficar nas sarjetas da vida chorando sózinhos pois os militares já nos abandoram. Trata-se um de um golpe semelhante a1964, só que reverso : esquerda golpeando e levando e com imenso apoio internacional. E nosso aliado, o Trump, sendo atacado sem treguas na América. Efeitos da pandemia provocada pelo Partido Comunista Chinês ?

      Curtir

  • Herbert Sílvio Augusto Pinho Halbsgut disse:

    Muita cortina de fumaça! Tem incêndio? De que tipo, onde e organizado por quem? Como, não há nada de errado além de não deixarem o “mito” governar de tanto que lhe colocam calhaus no meio do caminho? Ah! essa imprensa malvada… sensacionalista e essas corporações do fake-news que nos atormentam desde os tempos das cavernas.
    Ora nada de se espantar que de repente as coisas se metamorfoseiam no mundo da política eivada de interesses econômicos muitas vezes impublicáveis, mas sempre com a explicação: “É a economia…”; da turba do ôpa é claro, a mesma que sempre dá a última palavra de ordem e a manada prossegue pacificamente rumo ao matadouro como avantesmas de penhasco. O precipício que já nos envolve com suas bordas poerá até ser declarado obra de sofisticadas manobras internacionais, mas que o Brasil se desviará porque esse é o nosso destino inexorável: ir para frente sem olhar as lições dolorosas do passado. A República cai?
    Já estou até ouvindo o Macunaíma lá no fundo do quintal dizendo com muita moleza\; “Ai que preguiça!”. Direitos adquiridos jamais serão ofendidos pois foram conquistados com a mais explícita obediência à Lei Maior, sob o manto do Congresso Nacional e com as atitudes muito coerentes do Supremo Tribunal Federal diante dessa Lei. Uma coisa é certa: mudanças somente se foram muito lentamente e para as gerações futuras. Não há ruptura, pois isso implica muito dinheiro mudar de mãos e com ele o poder.
    Creio na via legal que possa mudar o que está aí, mas duvido que a maioria de nossas lideranças políticas e empresariais queiram faze-lo ou tenham a capacidade para faze-lo.
    É realmente parece que muitos estão com medo de mergulhar nessa enorme banheira e fazer onda. Quem sabe apareça até um hodierno personagem, como o de Mário Lago na novela “Casarão”, e queira remexer com remo esta mistura para, como um alquimista mitológico, fazer estrume se transformar em ouro… para o bem do Brasil.
    Enquanto isso a covid-19 ceifa vidas e expõe nossa fragilidade em vários setores da economia. No Brasil do voto negociado torpemente a popularidade é moeda fortíssima diante da falta de competência e da responsabilidade.
    Reformas…

    Curtir

  • Marcos Abreu Torres disse:

    Prezados, Conforme abaixo, havia indicado artigo para eventual interesse, mas gostaria de retirar o pedido. O artigo será publicado em outra mídia. Obrigado e desculpas por eventuais inconvenientes. Att., Marcos

    ________________________________ De: Marcos Abreu Torres Enviado: sexta-feira, 29 de maio de 2020 15:57 Para: VESPEIRO Assunto: RE: [Novo post] Muita calma nessa hora!

    Caro Fernão, Admiro muito o Vespeiro, acho que vc é um dos poucos que conseguem enxergar o problema real do país. Gostaria de saber se seu blog é aberto a contribuições. Tenho este artigo anexo inédito e exclusivo, caso tenha interesse. Obrigado e mais uma vez parabéns pela lucidez. Att., Marcos

    ________________________________

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Muita calma nessa hora! no VESPEIRO.

Meta

%d blogueiros gostam disto: