Em capitalismo nada se cria, tudo se copia

22 de novembro de 2021 § 16 Comentários

A partir dos meados dos 1980s Kenishi Omahe se foi tornando uma presença cada vez mais assídua na imprensa ocidental. Tendo ocupado altos cargos em diversas empresas de ponta do Japão, ele foi nomeado, na sequência, o chefe do escritório da McKinsey para Ásia e Japão e projetou-se como o mais conhecido divulgador das técnicas de gestão japonesas nos EUA, especialmente do sistema “just in time” inventado pela Toyota.

O Japão deixara de ser o patinho feio do capitalismo, célebre pelos produtos vagabundos que exportava. Tornara-se melhor que o original e despontava como o Japão que conhecemos hoje deixando de lado o padrão americano de planejamento de curto prazo com foco na “satisfação dos acionistas” pelo planejamento de longo prazo de visão mais estratégica e foco na qualidade. Ele escrevia artigos regularmente e publicou diversos livros que tornaramse best sellers não apenas entre os especialistas. O sucesso foi tanto que no final dos 90 mudou para os Estados Unidos onde dava aulas na UCLA e em Stanford e era uma estrela nas palestras sobre eficiência.

Àquela altura o mundo já tinha andado bastante. Lembro-me de um de seus livros que começava com a descrição dos vôos das sextas-feiras entre Tóquio e Seul onde todos os passageiros se conheciam mas passavam a maior parte do tempo disfarçando, sem se cumprimentar, com as caras enfiadas em jornais. Eram técnicos importantes e até CEOs dos grandes grupos japoneses que viajavam para a Coréia onde, num fim-de-semana, ganhavam mais que o salário do mês no Japão, para ensinar aos coreanos os segredos das indústrias japonesas.

Nada de novo…

Uma geração antes o Japão bancava milhares de seus melhores cérebros para estudar nas melhores universidades americanas ou empregar-se nas suas melhores indústrias para aprender com eles e depois fazer melhor em casa.

Os próprios Estados Unidos não se tornaram a maior potência industrial do mundo por outro expediente. Um dos capítulos mais fascinantes do indispensável “Alexander Hamilton” de Ron Chernow é o que descreve como o genial primeiro Secretário do Tesouro do governo de George Washington e seu fiel assistente, Tench Coxe, criaram o que viria a ser a Society for Establishing Useful Manufactures (SEUM), nos albores da grande nação americana.

Hamilton e Coxe decidiram que o melhor meio de competir com a Inglaterra, àquela altura a maior potência industrial da Terra era, numa mão, trazer para os Estados Unidos a qualquer preço os melhores executivos das indústrias inglesas, mesmo sob pena de desafiar as leis daquele país e, na outra, enviar espiões a soldo do Tesouro Nacional para a antiga mãe-pátria para aprender a construir (e melhorar) as máquinas e tocar as indústrias que as usavam.

Tão cedo quanto março de 1791 os Estados Unidos estavam patenteando os Moinhos (têxteis) Parkson, mesmo admitindo que eram cópias melhoradas dos ingleses. Naquele mesmo ano criaram oficialmente a SEUM, financiada por capitais privados, que lançou as bases de indústrias de papel, tecidos para velames navais, processadoras de algodões e linhos, sapatos femininos, costuras industriais, chapéus, cobertores, carpetes, cervejas, etc.

Hamilton argumentava com os muitos inimigos do seu governo que “pelo espírito da imitação a sociedade americana iria florescer em negócios domésticos comparáveis aos ingleses”. Ele selecionou pessoalmente os principais diretores do empreendimento entre cidadãos nacionais e estrangeiros para a criação de um polo de difusão de indústrias em New Jersey, e lançou ações na bolsa para financiá-lo, mesmo sob as críticas da América rural que, apadrinhada por nomes do calibre de Thomas Jefferson e James Madison, reclamava incentivos iguais. Sob ataques ferozes dessa oposição, foi movido a produzir, com Coxe, o “Report on Manufactures” para prestar contas desse investimento, pelo qual também foi atacado em função da concepção aumentada dos poderes da União que embutia.

O resto dessa história – da Coréia aos novos “tigres” do Sudeste Asiático e à China – já é mais familiar para os leitores de hoje.

Enquanto isso na nossa América, que de volta às mãos de um Portugal que, subjugado pela Espanha, expulsara de Pernambuco os judeus que foram fundar Nova York, o ódio à eficiência campeava solto. Lembro sempre de um episódio descrito em outro livro fascinante de um “brasilianista”, o A ferro e fogo, Uma história da destruição da Mata Atlântica, de Warren Dean, que contava as desventuras de um inventor que, lá pelos 1700, concebeu um forno muito mais eficiente que os usados nos engenhos brasileiros e teve de ir implantá-lo nos canaviais do Caribe de tanto que foi hostilizado pelos usineiros daqui que execravam aquele sujeito que queria ensinar padre nosso ao vigário.

Warren Dean fazia cálculos sobre quanto da Mata Atlântica teria sido poupada só com a adoção daquela invenção, mas na minha cabeça a história batia diferente. Era uma prova da ancestralidade da distorção que até hoje nos mata. Nas sociedades regidas pelo privilégio, onde a eficiência não é o fator decisivo de sucesso, muito pelo contrário, qualquer manifestação de competência é uma ameaça a ser eliminada e não um avanço a ser assimilado e disseminado.

Até hoje é assim, menos para a fatia graças a deus crescente da nossa economia que, apesar de tudo, conseguiu internacionalizar-se.

Cabe esperar que aprendamos a lição antes de termos de tomar duas bombas atômicas na cabeça para nos civilizarmos politicamente, como os japoneses, ou mergulhar em profundezas tais de miséria que justifiquem o canibalismo e a deglutição de baratas, escorpiões e morcegos, como os chineses, e nos tornemos os próximos asiáticos. Com o jogo de cintura em que a nossa doença política nos vem especializando ha 521 anos, o Brasil vai dar show de bola assim que se tornar humilde o bastante para começar, também em política, engenharia institucional e educação, a imitar sistematicamente os melhores!

Marcado:, , , , , , , , ,

§ 16 Respostas para Em capitalismo nada se cria, tudo se copia

  • Joao Luiz disse:

    Porquê as pessoas não se interessam por artigos como este ?
    Se fossem lidos e disseminados, isto contribuiria, e muito, para que o país fosse melhor.

    Curtir

  • “… muito pelo contrário, qualquer manifestação de competência é uma ameaça a ser eliminada e não um avanço a ser assimilado e disseminado.”
    Clara interpretação do que é o nosso “capitalismo”; restrito aos empresários que não querem concorrência, beneficiando-se do ambiente corrupto do país; o Patrimonialismo herdado dos portugueses.
    Conversando recentemente com um amigo, este lembrou-me do mau papel do Capital nacional, como uma das principais causas desse nosso descalabro.
    Coisas da nossa cultura que ainda vão demorar muito a mudar por que, como foi dito no seu post anterior, em nossa sociedade não nos consideramos “iguais”. No Brasil ainda há nobres, plebeus e escravos.

    Curtir

  • rubirodrigues disse:

    Eficiência, eficácia e aproveitar as experiências de sucesso, são um bom tema. Toda evolução se dá sobre uma base anteriormente conquistada, melhorando, aperfeiçoando. Como distinguir o que deve ser copiado do que deve ser evitado? O que garante que a minha leitura efetivamente corresponde à realidade? Como saber se uma escolha é boa no curto e no longo prazo? A proclamação da república foi um sucesso ou gerou uma tragédia? Ho! dúvida cruel. E ninguém nos ensina a pensar metodicamente.

    Curtir

  • JOSE LUIZ DE SANCTIS disse:

    Copiar o que já deu certo no mundo todo não é demérito, é sinal de inteligência. A roda já foi inventada e nenhum formato diferente do redondo vai melhorá-la.

    Curtir

  • Francois Moreau disse:

    Sempre um enorme prazer ler teus textos👏👏👏👏👏

    Curtir

  • Marina disse:

    Quando assisto ao Globo Rural, impressiona-me o trabalho profissional e avançado da Embrapa. Quantas outras iniciativas poderiamos ter tido?

    Curtir

  • S. Nakaba disse:

    Sim, o Japão foi o primeiro país da Ásia a descobrir, na década de 60, que o melhor era copiar para produzir barato e exportar aos EUA. Depois veio a Coreia do Sul. E agora a China.
    Mas engana-se quem pensa que o Japão deixou de copiar, ou imitar, como preferem dizer. Pelo contrário. Aprimorou as práticas antiéticas.
    Como o mercado doméstico cresceu, os falsificadores japoneses não precisam mais vender aos americanos. Conseguem lucros absurdos com a venda interna de falsificações a preços de produtos oficiais.
    Lojas virtuais oferecem produtos brasileiros falsos.
    Nas redes sociais, é possível ver publicidade enganosa com times e jogadores brasileiros.
    Está por toda parte, em materiais esportivos, eletroeletrônicos, videogames, alimentos, etc.
    Mas como está tudo escrito em japonês, as pessoas fora do Japão dificilmente conseguem identificar a trapaça.

    Curtir

  • JOSE JERONIMO BASTOS AMARAL disse:

    Fernão, você se superou com este artigo. Altamente instrutivo e didático, para não dizer mais… Obrigado

    Curtir

  • Marcos Andrade Moraes disse:

    Seu artigo está fartamente errado, o que não é exatamente novo. O segredo do Japão é a GQT, que lá chegou no pós guerra, em formato inicial chamado CEP, levado pela Bell Labs e seu técnico em estatística Deming, aluno de Shewhart.

    O CEP foi desenvolvido pelos engenheiros japoneses no JUSE e veio a se tornar a GQT que elevou seus produtos ao estado de arte como hoje são reconhecidos. O JIT foi um desdobramento até natural da GQT.

    Mas sem GQT não haveria JIT.

    Portanto, é erro crasso seu achar que o Japão é o que é porque seus engenheiros foram estudar nos EUA ou trabalhar na indústria americana.

    A Toyota, por exemplo, era claramente fordista e entrou tarde no movimento GQT, pois só ganhou o premio Deming em 1965, no seu 15º aniversário.

    MAM .

    Curtir

  • iza disse:

    Quando alguem fala em implantar no BR uma versao da CF ou do Sistema Politico Eleitoral dos EUA, lah vem uma chuva de improperios de que isso seria Sindrome de Vira Latas, que devemos desenvolver nossos proprios modelos, e que o que funciona em outros paises nao vai funcionar no BR porque temos nossas caracteristicas particulares (como se os brasileiros fossem ETs e nosso territorio estivesse em Marte). Mas, quando se trata de implantar por aqui a tal Ditadura do Proletariado, essas mesmas pessoas nunca mencionam sequer alguma adaptacao desse modelo centenario que ja se provou imprestavel nas mais diversas culturas e latitudes.
    Nada mais seguro do que copiar o que ja se provou eficiente em paises tao diversos quanto Suica e EUA e manter observacao permanente para ir aperfeicoando o modelo conforme as necessidades e mudancas da sociedade.
    Acredito que defender um modelo proprio eh soh mais uma maneira de adiar eternamente qualquer mudanca com discussoes infindaveis.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

O que é isso?

Você está lendo no momento Em capitalismo nada se cria, tudo se copia no VESPEIRO.

Meta