Brasil x Venezuela: tudo a ver

8 de outubro de 2021 § 18 Comentários

O Brasil está sufocante. A doença política está matando a alma da nação.

Mas tem cura.

O brasileiro tem de sair do Brasil até para voltar a jogar futebol. Para curar-se politicamente, então, muito mais ainda.

Submetido à meritocracia durante algum tempo; re-convencido de que pode vencer pelo esforço individual, de que o trabalho e não o crime é que compensa, recupera toda a sua capacidade, a criatividade, o caráter. Basta ver a diferença entre o jogador exportado e o que nunca saiu do Brasil.

Preso ao nosso chão, submetido diariamente ao espetáculo deletério da impunidade das “excelências”, do emprego sem trabalho, das CPIs canalhas, do estado antidemocrático dos direitos adquiridos do STF e da imprensa-turba; vivendo a mumunha, o “jeitinho” e a vitória sistemática da corrupção, murcha, se acomoda, desiste e começa a jogar para trás.

A democracia é o único antídoto conhecido contra a corrupção e a miséria. E não existe democracia em português. Não ha como aprende-la aqui dentro. Nós temos de ter a mesma humildade dos asiáticos. Copiar de quem sabe e fazer melhor.  Ou sequer continuaremos deitados eternamente neste berço esplêndido. Vamos afundar definitivamente como já estamos afundando.

§ 18 Respostas para Brasil x Venezuela: tudo a ver

  • Fernando Lencioni disse:

    Concordo. Mas infelizmente poucas são as pessoas que têm fluência em inglês para tomar conhecimento do mundo da democracia nos EUA e na Suíça. Por isso o papel da imprensa seria imprescindível. Mas com uma imprensa tomada de mentecaptos não se pode esperar nada de bom. Estamos num beco sem saída.

    Curtir

  • Sufocante é a palavra. Tão sufocante que já se começa a relativizar Lula e Bolsonaro.
    É curioso mesmo observar um jogador de futebol que tenha vivido por exemplo na Europa. A educação em todos os sentidos entra-lhe pelos poros, nem parecem brasileiros…

    Curtido por 2 pessoas

  • André Miguel Fegyveres disse:

    Artigo magistral prezado Fernão! Acho q a CPI da Covid 19, mesmo c/ Renan Calheiros e Aziz, trouxe relevantes informações e nos ajuda e reforça a possibilidade de impeachment e prender JB. Outro assunto, por que o logo da Prata Wolf? Wolf é o sobrenome da esposa do nosso futuro Presidente, Sérgio Moro!

    Curtido por 1 pessoa

  • rubirodrigues disse:

    Certamente uma visita a alguns lugares do mundo principalmente fora das capitais ensina como a civilização pode ser superior ao fazendão, ser nobre e orgulhar a espécie. Para tanto precisamos entender que o projeto humano essencial estende-se da maior ignorância infantil até a plena sabedoria adulta e que realizar esse percurso é responsabilidade individual intransferível. Saudações Fernão.

    Curtido por 1 pessoa

  • Marcos Andrade Moraes disse:

    Quanta bobagem. Vc não sabe o significado da palavra sequer e fala em meritocracia…

    MAM

    Curtir

  • Jair Rafaell disse:

    Parabéns e obrigado Fernão. Um dos melhores já publicados.

    Curtir

  • José Luiz Mancusi disse:

    Moro Presidente!!!
    Um banho na alma do brasileiro que não aguenta mais ver tanta enganação!!!
    Lula, Dilma, PT, promessas e mais promessas de reformas que nunca o Congresso vota como deveria, STF (afe!), Senado, CPI com Renan (!?!?!), inflação, crise energética, Lula solto, prisão em trocentas instâncias quantas possíveis…
    Meu Deus!!! Quanta coisa ruim o brasileiro suporta!

    Curtir

  • Jackson Blecker disse:

    Racionalmente falando alguém acredita que o Moro seria o candidato ideal para o Brasil? Qual o cacife político dele pra aturar um STF Petista? Ou qual seria o partido de sustentação política para conviver com um Congresso recheado de corruptos? Ou ainda, qual mídia daria voz a um presidente sem distribuição de “verbas publicitárias “? Finalmente, qual programa de governo ele tem pra vender?
    O Bolsonaro se elegeu vendendo uma pauta de não corrupção e fim dos vermelhinhos, bem ou mal ele tá conseguindo e na minha modesta opinião o Moro vai servir de boi de piranha pra abrir uma possibilidade de segundo turno. Pelas falas de Ciro e Heloísa Helena ultimamente a esquerdalha não se entende e concluíram que o PT e o Lula ferraram com os projetos, por consequência o Bolsonaro leva no primeiro turno se o Barroso não fugir com as urnas

    Curtido por 1 pessoa

    • jjnatalin disse:

      comungo de sua leitura sobre o Moro e o atual quadro político. Minha leitura sobre o Moro é que ele foi gestado pelos tucanos para ‘ferrar’ com o lula e tirá-lo do páreo de 2018. Tudo estava dando certo, pois os tucanos ao longo do tempo de mostraram incapazes de vencer os ladrões petistas nas urnas. Mas ai veio o bolsonaro e levou o pote deixando o Alckim com menos votos do que o cabo daciolo. E vamos vencer em 2022, salvo se o Barroso fugir com as urnas – concordo com você. Eles não tem votos. nem Moro, nem terceira via, e nem os esquerdistas e nem a imprensa de quattro.

      Curtir

      • O povo não é bobo. Estou certo de que se aparecer alguém como alternativa que convença, leva.

        Curtir

      • Jackson Blecker disse:

        Não concordo que o Moro foi gestado para ferrar com o Lula, quem ferrou com o Lula foi ele mesmo e a pelegada que estava com ele, quando sentiram a grana rolando mergulharam de cabeça e esqueceram a ideologia do PT, se formos analisar o que sobrou do PT só ficaram os oportunistas.

        Curtir

  • A. disse:

    Marcos Lisboa, na Folha (tem um comentarista aqui que dá a descarga na Folha…) de hoje, põe o dedo certeiro numa ferida nacional. Mas a imprensa e a população, vacinadas e anestesiadas, não esboçarão nem um “ai”!
    E o candidato impotente que vencer 2022 não vai ter poder pra mudar coisa alguma…

    Curtir

  • Herbert Sílvio Augusto Pinho Halbsgut disse:

    Quantos jovens brasileiros tem condições de pagar pela emissão de um passaporte brasileiro, comprar uma passagem – mesmo que em voo “charter” e entrar com seu passaporte vacinal completo de coronavac em muitos países mundo afora?
    Uma coisa é certa: adeus às ilusões de um futuro melhor aqui dentro sem que o “favelão nacional” desperte que é com ele mesmo a tomada de decisão e a iniciativa de através do voto mudar as coisas. Mas antes se conscientizar que tem de participar e influir na vida dos partidos como membro de voz e vez, para que bons nomes sejam indicados para a escolha final pelos eleitores, estes que não foram consultados – talvez por sua aventada ignorância -, em votação em cédulas de papel e por escrito, se queriam ou não votar através de urna eletrônica, como fizeram as autoridades quando consultaram o povo para decidir sobre o desarmamento dos cidadãos anos atrás. Consultar…: às vezes sim, a maior parte das vezes não, esta é a democracia que o noso tipo de república permite!

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

O que é isso?

Você está lendo no momento Brasil x Venezuela: tudo a ver no VESPEIRO.

Meta