Um socorro peculiar à Argentina

12 de setembro de 2020 § 21 Comentários

A Casa da Moeda do Brasil fechou contrato para imprimir o peso argentino. Com o nível “século 20” da inflação lá, mais uma conquista do kirshnerismo da especial predileção da dupla Lula/Dilma e outros expoentes do “progressismo” pátrio, o peso argentino requer edições de “best seller”. “Los hermanos” têm a sua própria casa da moeda mas, usando toda a sua capacidade instalada, ela não está dando conta de produzir todo o dinheiro impresso “que a pandemia tornou necessário”. Assim, nossa “viuva” vai imprimir 400 milhões de cédulas para eles, o que dará uma receita de US$ 20,6 milhões, o bastante para fechar o ano no azul depois de três seguidos de prejuízos.

Isto, é claro, no caso da Argentina vir a pagar a conta…

Poucos brasileiros sabem disso hoje, mas o Brasil é um aprendiz da Argentina. Getulio Vargas, que implantou esse sistema de corrupção de um povo inteiro pela base que é a nossa “Justiça do Trabalho” de cartas marcadas, copiou tudo de seu ídolo Juan Domingo Perón. Trocado em miúdos esse tipo de “trabalhismo” equivale a acender um imenso anuncio luminoso nos céus da nação convocando o povinho mais miúdo: “Minta, traia (o seu empregador), corrompa-se que o governo garante” que arrebentou o país não só econômica mas, principalmente moralmente. Essa é a principal explicação para existir no Brasil mais “escolas de direito” que no resto do mundo inteiro somado (confira, não é fake não). Um vasto contingente delas forma “advogados” que nunca leram um livro, mas são encontráveis nas mesas de todos os botequins do país encostando em trabalhadores lá de baixo da escala para cochichar-lhes nos ouvidos: “Tá com dificuldade? Não consegue resgatar aquele carnezinho? Vai ter de devolver a moto que comprou usada? Sai dessa, mano! Vamos tomar um dinheiro daquele otário do teu patrão. É garantido. Você não arrisca nada e a gente racha o resultado”…

Esquemas como esse, que a reforma trabalhista mal-e-mal privou dos seus dentes mais agressivos, estão garantidos pela Constituição de 1988 o que enseja a editorialistas, “especialistas amestrados” que dão entrevistas diariamente pelo país afora, assim como às OABs da vida, defende-los como elementos intocáveis do nosso “estado democrático de direito”.

Como dona original da ideia em parceria com a Itália de Mussolini, a Argentina está sempre uma ou duas gerações à frente do Brasil nesse processo deletério de socialização da corrupção. Quando eu ainda militava nas redações, no tempo em que jornais como O Estado de S. Paulo ainda eram contra a censura, nos momentos em que a barra no Brasil se tornava muito deprimente, eu dizia pro pessoal: “Leiam os jornais da Argentina durante uma semana e vocês acabarão acreditando que o Brasil é quase uma Inglaterra”.

Mas a distância está encurtando…

Marcado:, , , ,

§ 21 Respostas para Um socorro peculiar à Argentina

  • Carmen Leibovici disse:

    O Brasil não é um país sério.Por que as igrejas, especialmente as católicas e evangélicas,que têm os maiores rebanhos ,não ensinam ( de verdade) só os 10 mandamentos para seus gados? É porque essas tbm são nojentamente hipócritas e sem vergonhas e se aliam ao Poder para perpetuar e tirar proveito do sistema desonesto que vigora no Brasil.Usam D’us para perpetrar suas sem vegonhices.Isso há de ter consequências,cedo ou tarde.As escolas de direito tb não ensinam Ética,ou se ensinam é pro forma.Enquanto não se curar o que subjaz a questão,não há o que resolva,e iremos barranco abaixo mais e mais.Esse não só ” privilégio”do Brasil, não,mas o Brasil encontra- se entre os mais cínicos e indecentes nos piores quesitos da maldade humana.Sim ,porque essa forma deliberada de enganação nada mais é que pura maldade.Tem quem goste dessa miséria,por isso ela perdura

    Curtir

  • Mauro Ribeiro Silva disse:

    É duro remar contra a corrente

    Curtir

  • EDMILSON SIQUEIRA disse:

    Não deixa de ser peculiar (tristemente peculiar): los hermanos estão adiantados em relação ao nosso atraso na área trabalhista.

    Curtir

    • ROQUE EUGENIO disse:

      NUNCA MAIS SERÃO FELIZES O “MITO PERON” assombrará sempre
      =======================================================

      *A Argentina superou a LEI DE GERSON,fez gol de mão em frente ao mundo

      *Bortou o PAPA eleito na geladeira e se acampou no Vaticano.

      Existe um estudo que relaciona o
      NIVEL DE HONESTIDADE DO POVO X PROSPERIDADE dos paises

      É diretamente proporcional, maior a prosperidade destes paises quando seu nível de honestidade é maior e há mais confiança entre cidadãos.

      VERIFICA-SE EM TOOOOOODOS OS PAÍSES

      Curtir

  • Ricardo Luiz disse:

    A algumas décadas, a Argentina estava mais adiantada do que o Brasil. Atualmente não mais. Depois de Peron/Kirchner o pais só perdeu o que tinha e o pais “andou para trás”. Com o custo do estado brasileiro
    ( sempre subindo) é mesmo possível que os países se igualem no futuro.

    Curtir

  • Marcos Andrade Moraes disse:

    Culpa da Inglaterra?

    Vc é dono do Estadão; reclama de quê? Venda a sua parte e monte o jornal dos seus sonhos…

    MAM

    Curtir

  • Sandra Sabella disse:

    Se tua conta estiver correta de uma ou duas gerações, a Inglaterra já está a caminho para tomar nossa Malvinas, isto é, Fernando de Noronha!

    Curtir

  • jeanmorgado disse:

    O modelo economico brasileiro desde Collor 1991 é o de beneficiar grandes conglomerados do agro-negócio como a Lulafoods, enquanto o parque industrial foi sucateado e os produtos industrializados vem todos da China pagos em dollar. Argentina tem um Estado inchado igual ao Brasil (uns 13milhoes de funcionarios) que não produz nada, só promete beneficios sociais pra obter votos do proletariado e se manter no poder eternamente, já que comunistas jamais largam o poder. Exportar arroz, milho, boi em pé e minérios não agrega empregos, nem massa salarial,nem impostos (exportaçao é isenta). Nesse contexto a unica coisa que aumenta são os impostos, a população proletaria e a criminalidade. Matemáticamente isso nunca deu certo…..

    Curtir

  • Adriana disse:

    A OAB permitiu a criação de muitas faculdades, para viabilizar a entrada de estudantes com dificuldades nos vestibulares, mas que já tinham emprego garantido no tráfico de influência judicial. Garantido por seus pais, claro. Também inflou o sentimento socialista de tomar a propriedade alheia, o que é muito forte no judiciário brasileiro. Assim, o incentivo é mesmo trair o patrão, trair amigos, trair até quem salvou a vida, pois juízes não gostam do direito de propriedade. Por outro lado, se apoderaram da propriedade de cargos públicos, e do alto deles proclamam o quanto são merecedores, e o quanto é valiosa a função que exercem. Não perdem a oportunidade de defender a CF de 1988, que lhes dá direito adquirido protegido por cláusula pétrea, orçamento próprio (leia-se aumentos e penduricalhos sem qualquer limitação). Tal CF só falta ser posta no altar, e embora não votada pelo povo, é dita democrática. As Constituições tem por função limitar governos e governantes. A nossa foi feita para não os limitar e impedir limites. O que eles veem como sombrio é a possibilidade do povo que os sustenta se zangar, e tirar eles dessa fantasia onipotente. Vamos avante Fernão. Seus textos são ótimos, você escreve bem, e quem sabe um dia os brasileiros despertem.

    Curtido por 1 pessoa

  • Herbert Sílvio Augusto Pinho Halbsgut disse:

    É lamentável que o povo argentino esteja a passar por essa situação econômica tão dura e tanto lá como aqui resulta em boa medida da corrupção causada por falsos representantes eleitos pelo povo
    São mesmo muito parecidos conosco em muitos aspectos, afinal somos povos irmanados.
    Faço votos que aconteça o que aconteceu com a Venezuela ainda sob o governo de Chaves que encomendou à nossa centenária Casa da Moeda do Brasil muitos milhões de cédulas que depois de impressas perderam logo seu valor de face em pouco tempo dada a violenta inflação provocada pelo desgoverno do falecido ditador.
    A propósito da Casa da Moeda do Brasil, como anda aquela conversa de que poderá não ser mais pública e sim privada?
    Mais uma pergunta: Na Argentina tem cédulas de lobo-guará ou já está faltando?
    Triste América Latina em mãos de perversos! Lá também é necessário o sistema de voto distrital puro com recall, iniciativas e referenduns e com cabresto nos maus juízes.

    Curtir

  • Herbert Sílvio Augusto Pinho Halbsgut disse:

    Corrigindo: Faço votos que NÃO aconteça o que aconteceu com a Venezuela…

    Curtir

  • Adilio Faustini disse:

    Já repararam que a grande maioria, mais de 90% de Diretores Sindicais, de Federações , Confederações e Políticos da Esquerda só Estudam direito?Nada é por acaso.

    Curtir

  • MORA disse:

    Adriana, excelente clareza da realidade

    Curtir

  • GATO disse:

    PATRÃO, PATRÃO, PATRÃO, está acabando e com ele o pão. Empreendedor, Empreendedor, Empreendedor, que ilusão, quanta dor.
    Aposentado, Aposentado, Aposentado, cada dia mais minguado.
    Pandemia, Pandemia, Pandemia, nem a Argentina se verá livre um dia.
    América Latina, América Latrina, América sem esquina, sacos de papel moeda para usar no banheiro, como papel sem higiene. Causídico, Causídico, Causídico, como será fatídico…….

    Curtir

    • Pauli Murano disse:

      Parabéns! É o que falta hoje em dia: chutar o pau da barraca com conhecimento de causa. (E, dentro dela, punheteiros felizes crêem seus corpos etéreos a transpassar a lona do teto que cai da barraca sem o Pau Brasil

      Curtir

  • Paulo Murano disse:

    Eita, povinho miúdo daqui não coleciona notas de R$ 200,00. Apenas, sofre consequências da inflação vindoura incidir sobre todos produtos que consome. “Povinho miúdo” é ato falho do autor amenizando culpa da casta a que perrence. Darwin expluca

    Curtir

  • Paulo Murano disse:

    *explica (corrijo para os néscios que crêem implícito o descrédito daqueles que erram o Português).

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

O que é isso?

Você está lendo no momento Um socorro peculiar à Argentina no VESPEIRO.

Meta