Acorda, otário!

30 de junho de 2020 § 30 Comentários

Artigo para O Estado de S. Paulo de 30/6/2020

Periodicamente a nossa “democracia” de araque sai do blefe e baixa as cartas na mesa para repor as coisas nos seus devidos lugares.

A semana que passou foi dessas. Flavio Bolsonaro ganhou habeas corpus e um dos “foros privilegiados” retroativos a que “tem direito”, daqueles com garantia de jamais “transitar” o que quer que seja “em julgado”. O rachador e as rachadinhas foram mantidos como reféns até a entrega de tudo que foi negociado em troca do resfriamento do ódio ao “gabinete do ódio”. Veio como adiantamento a nomeação de um festejado ministro da educação “técnico” e “propenso ao diálogo”, isto é, a respeitar as fronteiras dos territórios ideologicamente ocupados, ainda que sobre seu currículo pairem dúvidas e estejam sob investigação na sua gestão no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação escândalos do calibre da compra de dezenas de milhares de notebooks para escolas de poucas centenas de alunos e o mais do padrão de “serviço público” que não abala o nosso “estado democrático de direito”.De tudo, como sempre, sobrou para o favelão nacional, da parte da privilegiatura nomeada, os tribunais que agem sem provocação, os inquéritos secretos, a censura, as prisões por crime de opinião e a lei de segurança nacional; e da parte da privilegiatura eleita, possivelmente o fim da presunção de inocência e da liberdade na rede. Passaremos a andar com a “tornozeleira” da “rastreabilidade” de todas as mensagens que trocarmos até que as “excelências” que nos roubam com a lei certifiquem-se de que “sua honra” não foi conspurcada por nenhuma delas.

E para que fique bem claro qual o lugar de cada um na terra de macunaíma a egrégia corte sem nenhum caráter aproveitou a irrefreada excitação dos jornais e TVs com a caçada aos “inimigos da democracia” para desdentar de uma vez por todas a Lei de Responsabilidade Fiscal que nos protege ao proibir definitivamente a redução de jornada e de salário do funcionalismo mesmo quando se configurar a incapacidade aritmética dos governos estaduais de continuar a pagá-los, na mesma semana em que o Senado aprovou por unanimidade a redução de até 70% dos salários do setor privado. Traduzido em miúdos quer dizer que sempre que bater na arrecadação a miséria que custa a privilegiatura com suas lagostas e vinhos tetracampeões, a providência será duplicar a velocidade do distanciamento entre o mundo deles e o nosso pois, à marcha-à-ré legalizada para uns virá somar-se a continuação da aceleração para adiante obrigatória dos outros.

Nada disso demoveu a imprensa nacional de seguir passando adiante do jeitinho que a recebe dos interessados aquela surradíssima lógica sem ponto de partida definido que a privilegiatura pode dar-se o luxo de continuar “vendendo” porque não é dado ao “comprador” recusá-la, agora sob pena de incorrer em “ato antidemocrático” punível pela “lei de segurança nacional” como nos velhos tempos. Nada a ver com os “anos de chumbo”, dirão os “especialistas” amestrados da privilegiatura, pois sendo “democracia” o que a constituição escrita por eles e para eles diz que é, pagar o salário impagável com o sangue do favelão nacional justifica-se pela proteção à “autonomia” das “instituições do estado democrático de direito”, assim como por o país inteiro sob censura é bom para poupa-lo de enganar-se a si mesmo com fake news. E prenda-se e arrebente-se quem disser o contrário…

A consequência inevitável é que no jogo que assim se estabelece as “vitórias” não são fruto do suor investido no trabalho mas da conquista do privilégio de estar dispensado de suar. Não há como escapar ao inferno de penar no favelão nacional “sujeito à lei” de que a privilegiatura está isenta senão aderindo de corpo e alma ao “Sistema”, o que instala, desde a base mais chã do tecido social, uma irresistível força corruptora.

É tudo a mesma mentira. Ha democracia quando há representação e quando os representados mandam nos representantes. O Brasil não é uma democracia nem muito menos representativa. O País Oficial flutua solto no ar. Não emana do País Real. Não tem com ele senão a relação predatória que os parasitas estabelecem com os organismos parasitados. A constituição que o instala e as leis que o regem nunca foram referendadas pela única fonte de legitimação do poder, são impostas “debaixo de vara”. Os “partidos políticos” que as escrevem e reescrevem a gosto, mantidos por impostos, dispensam correligionários que os apoiem e sustentem. As “eleições” que os reafirmam não consagram candidatos do povo, chancelam as escolhas dos próprios “escolhidos”. Os mandatos não pertencem a quem os concede tornam-se propriedade intransferível de quem os recebe. Os “fiscais” do poder são nomeados (e desnomeados) pelos próprios “fiscalizados”…

Esquerda? Direita? Acorda, otário! Voto distrital puro para que fique absolutamente claro quem, no País Oficial, representa quem no País Real. Recall para que não haja dúvida sobre qual deles manda. Referendo e iniciativa para que nós façamos a lei que queremos seguir.

O resto é tapeação. O resto é essa “democracia” à Alexandre, “Il Duce”, à qual só falta o óleo de rícino.

Marcado:, , , , , , , , , , , ,

§ 30 Respostas para Acorda, otário!

  • marcos a. moraes disse:

    uau, agora ofende? Otário foi seu pai e vc herdou……

    MAM

    Curtir

  • marcos a. moraes disse:

    voto distrital puro não é panaceia;se fosse Trump não teria sido eleito. Vc apoiou Trump?

    Mudando de assunto, cadê o conjunto de remédios que salvariam o ser humano da covid-19, que vc trombeteou aqui acusando o seu jornal de omissão? MAM

    Curtir

  • Ricardo Luiz disse:

    Fernão Absolutamente real o seu artigo de hoje.

    Curtir

  • Eduardo disse:

    Os ´debis continuam debilizando. Preocupam-se apenas com o que odeiam e não com os que mana. Preocupam-se em destruir, mas não preservar e construir.
    Um, a vantagem de Trump nas eleições americanas seriam muito maiores não fosse a entrada de milhões de imigrantes pelas fronteiras, sem ID, votando para Hilary, pagos por democratas, tais quais os mais sujos coronéis do NE. Ninguém me contou. Eu vivo em Tucson,AZ nos EUA e assisit a isso ao vivo e em cores. É a ideologia marista da destruição e da corrupção, dos artifíicios.
    Segundo, o país, tanto o Brasil, mas principalmente os EUA estavam se recuperando economicamente.
    Terceiro, a deputados democratas querem prolongar as quarentenas apenas para não permitirem uma recuperação econômica ,que ajudaria TRump nas vindouras eleições Financiam os antifas para prolongar o caos.
    Quarto, até hoje não há vacina para a AIDS.Vai fazer 40 anos da sua pandemia. O covid 19 é muito menos letal. Aliás, letal é o vírus político que parasitou o próprio vírus.O plano de industrias famacaeuticas e da OMS em se locupletar com a doença já foi desvandado. Coquetéis de remédios baratos, existente há décadas, usados ,profilaticamente, são o suficiente para a combate da doença. As mortes pro outras doenças, como cardíacas, estão quase dobrando e a concentração apenas no vírus é a flauta amestradora que os ratos covardes e vagabundos precisam para continuar sua saga parasitária de ficar em casa e não trabalhar.
    É a terra de macunaíma, turbinada pelos pensamentos do velho barbudo que praticamente matou seus filhos de fome, é a combinação perfeita para uma reação química de produto entrópico.
    Acho que sabem o que é entropia. Quase o mesmo que anomia para os sociólocogos.

    Curtido por 1 pessoa

  • João Pedrinelli disse:

    Mais uma vês meus PARABÉNS ao Fernão.

    Curtido por 1 pessoa

  • João Pedrinelli disse:

    Mais uma vês PARABÉNS ao Fernão

    Curtir

  • Bravo …. Fernão está de volta!
    O que fazer nobre cavaleiro ?
    Como poderemos nos livrar das tornozeleiras da ditadura do STF ?
    O Presidente não consegue governar o Congresso Nacional o chantageia, o STF o algemou, e a imprensa o está bombardeando tentando manobrar a opinião pública.

    Curtir

  • Bravo ! Fernão está de volta !
    O que fazer, nobre cavaleiro ?
    Como vamos agir para nos livrarmos das tornozeleiras ditatoriais do STF?
    O Presidente está amarrado pela cordas chantagistas do Congresso Nacional , pelas algemas do STF e sendo massivamente pela imprensa corrupta.

    Curtir

    • A. disse:

      Nelson! Nelson!… Abra os olhos! O Bolso não é tudo isso, não! Mas concordo com você a respeito de certos exageros.

      Curtir

      • jjnatalin disse:

        O Bolsonaro é a expressão do povo que lhe dá apoio. Nós, os conservadores e de direita , vimos nela nossa única chance de ser representados. Ou você acha o Alckimim nos representaria ? os tucanos sempre foram um engodo. Primos dos petralhas, sempre roubaram de gravatas caríssimas. Gostaria de ter um estadista, mas como não existia, fui de Bolsonaro. E está de bom tamanho.,

        Curtido por 1 pessoa

  • Benedicto Moreira disse:

    Fernão! Como costumeiro, irretocável! “Espalharei” no oceano internético. PARABÉNS! -Admiração – Abraço – Prof. B/Moreira

    Curtir

  • Rico Mäder disse:

    O sistema que herdamos (e como vc confirma, não atende às reais necessidades de seus cidadão) está combalido e será preciso uma reavaliação, que somente acontecerá com a troca das velhas e viciadas raposas políticas.
    Avancemos, sem medo e com a convicção de realinhar o que deve ser de fato e de direito nossa participação.
    Isso será colhido de forma justa pelos nossos descendentes. É nosso dever e esforço para mudarmos essa imbecilidade pública predominante e que não quer largar as tetas públicas, fartas e podres.

    Curtir

  • Cyro Laurenza disse:

    Aliás a careca e cara fechada lembra o personagem histórico

    Curtir

  • MORA disse:

    É isso mesmo.E agora o Bosta vai multar quem não usar a máscara que não serve para nada. E isso vai ser o enfoque da imprensa, que deveria se preocupar com a democracia e não se esconder atrás dela para manter-se junto à privilegiatura, como é o caso do Estadão. É como sempre digo: com retóricas altivas só daqui a 200 anos.

    Curtir

  • rn.lasmar@uol.com.br disse:

    Amigos, bom-dia,

    Seria possível receber os Artigos do Fernão, que muito aprecio, também por meio do WhatsApp ?

    Faço essa indagação porque há algumas oportunidades em que gostaria de repassá-los a familiares ou amigos, utilizando aquele meio.

    Muito obrigado pela atenção,

    ROMULO NAGIB LASMAR

    Cel.: (11) 99992-9870

    Curtir

  • Lourenco disse:

    Ótimo artigo e perfeita charge do Mussolini

    Curtir

  • Flm disse:

    No final de cada artigo v encontra os boxes para reenvio, entre os quais o do WhatsApp. É só clicar nele

    Curtir

  • Sonia Mondadori disse:

    Prezado Fernão, seus artigos são sempre muito instrutivos e os acompanhamos com prazer. O de hoje entretanto, fez minha mãe vibrar e ir passo a passo me informando do que estava escrito. Com algumas outras poucas exceções, somente você e o J.R. Guzzo são capazes dessa façanha. Obrigada.

    Curtir

  • Edgard Salles disse:

    Cada vez que leio seus artigos sinto-me mais recompensado. Raros são os que na pobre e mal tratada imprensa brasileira têm a sua inteligência, honestidade e clareza! Um Guzzo aqui, uma Ana Paula Henkel acolá e mais uns poucos.
    Desgraçada terra a nossa, comandada por essa escória política e judicial e a mercê de uma imprensa vendida.
    Obrigado Fernão!

    Curtir

  • GATO disse:

    Republica dos Punguistas
    Começando pelo começo, acredito que não é OTÁRIO, mas OTÁRIOS.
    Zero Um, tá em banho maria, mas como o sapo não sabe disso.
    Ministro da Educação desse calibre não me serve, além de falsário de curriculum, gosta de licitações turbinadas e por falta delas, pediu pra sair.
    Se fala mal da turma global, mas as atrizes e atores do escrete do do gabinete do ódio, tais como Osvaldo Eustáquio, Sara Winter, Carla Zambelli, Queiroz, Adriano e outros personagens continuam fazendo suas clacker diariamente para distrair os OTÁRIOS, tudo encenação.
    O sangue do favelão nacional está terminando, agora que vão sair os novos valores do covidão, vamos ver os supremos entregarem os anéis (menos vinhos tetra e lagostas) para não perderem os dedo.
    Acrescento, não é só esquerda e direita, é também centro e pra baixo, só restará pra cima, pra salvar a nação e com Jesus junto, mais o voto distrital com recall, sem motorista, sem assessores e sem salário, será serviço voluntário, sem gabinete e sem plenário tudo no estilo home-office vale mulher-office também, isto valerá para:
    Vereador – Deputado Estadual – Federal – Senador – Juízes do Supremo
    20 20 135 41 5
    Vendam os prédios das Câmaras e do Senado ou transformem em Museus, vale para Palácios, eles estão ali para nos servir e para tanto, não precisam desses equipamentos, assim sobra pra mais escolas e hospitais, e alguns presídios fazenda.
    É tão simples, basta organizar e trabalhar sério para nós não pra eles.

    Curtir

  • rubirodrigues disse:

    Eduardo
    Sobre “Preocupam-se em destruir, mas não preservar e construir.”, permita-me uma leve correção. Todo ideólogo de esquerda é dialético, isto é, viciado na lógica da história, que limita-se a enxergar os conflitos dos homens com suas circunstâncias, conflitos que se repetem monotonamente e cujo resultado é conhecido: será derrotado pela entropia. Por isso são azedos, sem esperança, descrentes da honra alheia e incapazes de produzir estabilidade, porque a sua lógica não contempla tal coisa. Esperar que tais mentes construam algo estável configura aposta no impossível. Está fora das suas possibilidades, a não ser que consigam descobrir que existem outras lógicas e outros modos de pensar. Não cultive muita esperança, os monológicos não costumam problematizar a faculdade de pensar e menos ainda as lógicas que a instrumentalizam.

    Curtir

  • Jali Meirinho disse:

    Um artigo com muitas luzes.
    As ilustrações, dizem muito.
    Jali

    Curtir

  • Herbert Sílvio Augusto Pinho Halbsgut disse:

    Fernão você fez um excelente panorama do que vai por aí na realidade brasileira. O povo precisa sair às ruas e praças e mostrar que por tr´as das suas máscaras anticovidianas há cidadãos com caráter cívico suficiente para transformar nossa cruel realidade de hoje exigindo o que quer para si e enfrentando esta sinecura que aí está sugando o nosso sangue nesse baile de vampiros que fingem que nos representam e que a cada dia traem a nossa Constituição Federal. Concordo com o ministro do Supremo Tribunal Federal que a poucas semanas disse que o nosso presidente da República é um “Traidor da Pátria” por desrespeitar nossa Lei Maior, Carta Magna, a Constituição Federal brasileira que garante o nosso Estado Democrático de Direito – no papel – e que na realidade é usurpada por uma privilegiatura bandida.
    Antes que seja tarde demais saiamos às ruas e protestemos sem temor contra essa desgovernança baseada em “fake news” e obscurantismos.
    Otário é quem passa recibo, não se dá ao respeito e não reage dentro de suas possibilidades. Carecemos de uma “conspiração benéfica” em prol do Brasil que dizemos querer. Onde nossas lideranças estão amoitadas?Que ponham a cara de fora, mesmo que mascaradas contra a covid-19.
    Caso contraário gentecom curriculum de fancarias nos governarão ad aeternum.
    Distrital puro com recall o quanto antes, senhores líderes do Congresso Nacional que ainda tem noção do que é hombridade.

    Curtir

  • cacaroloss disse:

    Excelente o artigo, revelador e escrito por jornalista de verdade.Quanto a citação a Bolsonaro e filho, só pra lembrar, a defesa que se faz hoje do presidente , é muito mais do que ele representa: a livre iniciativa, a propriedade privada, a pauta conservadora nos costumes, a liberdade de expressão,a condenação à exploração das minorias, e não a condenação as minorias.Ele hoje representa a esperança de milhões contra as pautas esquerdistas em nosso país. Os argumentos da esquerda são sempre para confundir e distrair,como põr ex.seus filhos, o Queiroz, ora, seus filhos são problema dele, ele é problema do pais.O assunto Queiroz é mais uma narrativa da esquerda , como foi o caso Marielle.Se o Queiroz cometeu crime, o da escadinha, que se prenda, ele e todos do PT, que fazem isto de forma oficial há anos. A esquerda perdeu a eleição e não aceita, continua forçando um tercem iro turno . Usa para isto este supremo, a imprensa vendida,alguns “intelectuais”, e as universidades. A oposição da esquerda está esqualida em termos populares. Ou seja, tivemos um governo de direita eleito democraticamente, e este governo é simplesmente sabotado a todo momento. É isto que a esquerda entende por democracia? Por isto e por outros vários motivos, os cidadãos de bem devem se mobilizar para elaborar uma nova constituição para o Brasil. Esta que aí está não atende às demandas do pais hoje, e as exigências do pais para seu futuro.Enquanto temos um pais para chamsrmos de nosso. Porque o que temos de brasileiros venais , vendidos , traidores e anti patriotas é de estarrecer.

    Curtir

  • cacaroloss disse:

    Rachadinha o crime do Queiroz, e não escadinha como saiu…

    Curtir

  • Carlos Pinaffi disse:

    Fernão , descrição pura de nossa triste realidade.Pena que a esmagadora maioria dos cidadãos otarios não enxerga…Apoio 100% ao voto distrital ouro. A esperança não morre , apesar dos pilantras legislativos que deveriam mudar esses desastre …

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

O que é isso?

Você está lendo no momento Acorda, otário! no VESPEIRO.

Meta