24 de abril de 2020 § 28 Comentários

‪Tasso Jereissati surge como uma luz na escuridão agora na CNN propondo “conviver serenamente com o que Bolsonaro é” dada a gravidade da crise que temos de vencer porque um valor mais alto chamado Brasil se alevanta.
Certíssimo!
Penitencio-me por tudo que possa ter sugerido em contrário.

§ 28 Respostas para

  • carmen leibovici disse:

    Não acho que precisa se penitenciar por falar o que pensa.Conviver com Bolsonaro não significa sufocar a visão e o senso crítico.Bolsonaro se comporta muito mal e isso precisa ser monitorado e exposto.
    O cara é um horror mesmo!

    Curtir

  • Ethan Edwards disse:

    Você foi tão irônico que deixou seus leitores com medo de comentar…

    Entendo sua raiva. Mas, cá entre nós, o movimento de Bolsonaro hoje constava do script (talvez com letras pequenas). Aquele “blocão” que elegeu Bolsonaro iria se decompor, cedo ou tarde, e era mais ou menos previsível que a “frente” a ser sacrificada seria a da “luta contra a corrupção”, que, nas circunstâncias do Brasil, se for levada rigorosamente a sério, imobiliza qualquer governo democrático. Com o Congresso que temos (e o Judiciário…), não dá para governar tendo à mão direita um justiceiro. Não sei se a situação de Bolsonaro era tão frágil que exigia esse sacrifício AGORA. Mas ele estava sob um bombardeio pesado – e nós sabemos que o verdadeiro motivo não eram seus defeitos pessoais. Há pesados interesses em jogo.

    O conselho de Jereissati tem o mesmo problema das instruções de Feola em 1958. Difícil vai ser convencer os russos das virtudes da serenidade.

    Abraço.

    Curtir

  • Darwin disse:

    Recebo suas mensagens um bom tempo e sempre observei seu posicionamento crítico em abordagens do contexto político, mas não tinha dimensão da sua volatilidade, mudou de direção igual biruta de aeroclube, mesmo porque Jereissati não tem esteio moral pra servir de arrimo na atual circunstância, pertence a um partido mascarado e tem um líder pra lá de senil e boquirroto. Seria a velha e surrada postura (e covarde) deixar sangrar até morrer? Valha-nos Deus!

    Curtir

  • rubirodrigues disse:

    Fato: o Ministro saiu tentando provocar o maior estrago possível ao Governo Bolsonaro. Isso implica beneficiar a quem sempre combateu. ???

    Curtir

    • A. disse:

      O Bolso não precisa que ninguém faça esse trabalho por ele: é auto suficiente. O LSB escreveu que se tiro no pé fosse modalidade olímpica, o Bolso teria mais medalhas que Michael Phelps! E o pé dele seria uma peneira…

      Curtir

  • Herbert Sílvio Augusto Pinho Halbsgut disse:

    Fernão, você é aqui no Vespeiro um grande provocador, mas eu não caí como patinho pois há muito já percebi sua fina ironia como um convite ao raciocínio e geração de polêmicas saudáveis. Coisa de mestre na matéria .Se bem que..às vezes… precisamos mudar rapidinho… mas creio que não foi essa a sua intensão.Não rima, Fernão com Macunaíma!

    Curtir

  • Antonio César Landi Júnior disse:

    Fernão, não caia nessa esparrela dos tucanos. Lembra do mensalão? Em vez de pedir logo o impeachment do Lula,o PSDB veio com a conversinha de deixar o PT sangrar e morrer de inanição. Deu no que deu, treze anos de pilhagem no erário. Quem manda na casa do Jair Bolsonaro é Carlos Bolsonaro. Não foi pra isso que Jair foi eleito. Rua com ele, com vírus e tudo.

    Curtir

  • Fernando Lencioni disse:

    Quer que eu lhe diga uma coisa? Eu nunca achei esse juiz de meia pataca herói só pq ele não fez nada mais do que cumprir a sua obrigação, mas não sem desprezar a lei mandando levar testemunhas que sequer haviam sido intimadas para prestar esclarecimentos sob vara. Ou seja, mediante força policial. Ele não precisava se igualar àqueles que eram investigados por violar a lei. As provas eram acachapantes. Como todos os juízes arbitrários que eu conheci em meus trinta e seis anos de profissão esse é mais um daqueles que dão uma banana para a lei e agem como reizinhos mandões violando os mais comezinhos direitos constitucionais dos cidadãos a pretexto de justiçar os maus. Esse cara nunca me enganou. A despeito de eu concordar ou não com a troca no comando da PF. Pq isso é assunto para um longa discussão. Foi uma ingenuidade do “borso” levar esse cara para o governo dele. Mais que isso. Foi uma temeridade. Ou ele pensou que um cara com o ego desse cara aceitaria ficar em segundo plano? Além disso, como o povão ignorante acha que ele foi um herói fazendo o que ele ganhava e muito bem pra fazer – isto é, ele não fez mais do que a obrigação – ele, indubitavelmente, sempre teve certeza que poderia jogar essa massa de manobra em favor dele mesmo como faz agora. Só podia dar nisso. O que é insuportável é a boçalidade do “borso”. É demais. Ele deveria ler um pouco de Shakespeare e Machiavel. Ou, pelo menos, ler um pouco pra ver se consegue dar a si mesmo um pouquinho de lustro. É demais né?

    Curtir

    • A. disse:

      “Seu Fernando”:
      1- Em terra onde ninguém realiza seu trabalho com decência, apenas cumprir a a sua obrigação é coisa pra se elogiar, sim!!!!
      2- Meter o Lula na cadeia foi um gesto de extrema coragem. E extrema coragem é heroísmo, sim!
      3- O “borso” não levou “esse cara” para o governo por ingenuidade. Levou por oportunismo.
      4- Agradeço o título de “povão ignorante”. Vou vestir a carapuça.
      Abraço!

      Curtir

      • Fernando Lencioni disse:

        Senhor “A”, com todo o respeito, o senhor não conhece esse metier como a maioria dos brasileiros tbm desconhece. Só quem vive o dia a dia dos tribunais pode avaliar se ele fez alguma coisa excepcional ou se foi apenas mais um processo na vida dele e que, por sorte dele, o levaria a ser a “Estrelinha” que é hoje. Processos criminais em que há bandidos de famosos e perigosos existem ao montes por aí. São rotina numa vara criminal. Ele teve a sorte de pegar um caso que envolvia gente grossa do governo bandido do PT. E ficou famoso só por isso. Tem juízes criminais que lidam com bandidos perigosíssimos e não recebem tanta atenção da mídia. E fazendo o mesmo raciocínio deveriam ser muito mais endeusados e não são. Esses sim têm coragem. Demais de tudo as pessoas que acham que ele é corajoso pq teve “coragem” de botar ladrões de colarinho branco na cadeia impende lembrar que a legislação que pegou essa gente simplesmente não existia no Brasil. E foi por isso que ele condenou todos aqueles caras incluindo o Lula. Aliás a lei que possibilitou a delação premiada foi sancionada e promulgada pela Dilma em 2 de agosto de 2013. Nunca é demais lembrar que juiz não cria lei somente aplica. Ou seja, antes dessa lei nenhum super juiz conseguiria prender nenhum desses caras. Foi um conjunto de fatores que possibilitou isso. Quanto à razão que o “borso” levou o príncipe para o governo, concordo com vc. Só que levá-lo pelas razões que já expus foi sim ingenuidade. A verdade dos fatos prova isso. E antes que alguém pense que eu defendo esses bandidos que ele condenou deixe-me deixar claro que sempre fui inimigo pessoal deles desde o tempo em que quando jovem ajudei a montar um sindicato e, por ingenuidade acabei indo parar num sindicato junto com essa gente do PT. Causa da minha ojeriza a esses partidos de esquerda há mais de quarenta anos. Todavia, não acho que os fim justificam os meios como dizia Machiavel.

        Curtir

      • A. disse:

        o Sr. me chamou novamente de ignorante. Outra vez vou “vestir a carapuça”: sou mesmo. Mas o sr. é corporativista e invejoso. Defende a classe de juízes, mas tem inveja do Moro. E usa um linguajar inapropriado para quem é desse “metier” (!): “Estrelinha”, “príncipe”, (olha a dor de cotovelo aí) e “borso” (o que é isso, companheiro?!?!?).
        Resumindo, “seu” Fernando: uma vez sindicalista, sempre sindicalista. Perde o pelo mas não perde o vício…
        Bom domingo!

        Curtir

      • Fernando Lenciini disse:

        Nossa senhora. Muito obrigado pela agressividade gratuita. Debater não é bater. Se há uma coisa que não defendo é juiz. Ao contrário, dou voz de prisão, como já dei a um arbitrário. É por isso que evito redes sociais. Não há o prazer pelo debate civilizado e respeitoso. Logo as pessoas se posicionam como inimigos quando alguém discorda, ainda que respeitosamente. Incompreensível. Passar bem!!!

        Curtir

      • A. disse:

        Chamar os outros de ignorante pode, né?, desde que seja “respeitosamente”???
        Pois eu lhe agredi “respeitosamente”!!!
        Passe bem, também!

        Curtir

      • Fernando Lencioni disse:

        vc é pequeno demais!!!!

        Curtir

      • A. disse:

        O sr. deve ser um gigante…

        Curtir

  • “conviver serenamente com o que Bolsonaro é”. Existe isso? Acho o adjetivo equivocado. O melhor seria “conviver inzoneiramente”. Mas aí já seria proposta de sonso para sonso.

    Curtir

  • Jorge Alves disse:

    Claro! Sempre achei que sentar num muro, digo rocha, no costão para pegar os salvados na praia era mais conveniente do que tirar o capitão no meio da tempestade para não deixar soçobrar o navio!

    Curtir

  • Cirval disse:

    Manter o sujeito na presidência é simplesmente concordar com tudo o que ele fez e, ainda, deixar que ele faça mais besteiras. Já se sabe que esse cara não tem conserto. Vai continuar prejudicando o país. É inadmissível que alguém dito presidente cometa tantos desatinos em tão pouco tempo e ainda passem a mão na cabeça dele. Já foi dado o tempo necessário para que ele voltasse à realidade, mas não adiantou e nem vai adiantar. Ele não tem o mínimo de cacoete para ser presidente de nada. Está mais para administrador de boteco de quinta categoria. Para o PSDB é ótimo, porque ele vai servir de pretexto para alavancar o candidato do partido à presidência em 2022. Verdadeiro saco de “punch” do PSDB. Aliás, comparando-se, por muito, muito menos, a Dilma e o Collor caíram. Quanto ao Moro, querer depreciá-lo depois de tudo o que ele fez é um sacrilégio. Se tiver alguém que fez mais do que ele para o país, gostaria que alguém apontasse. Tem razão outro “comentarista” quando escreveu que é preciso de coragem para fazer o que ele fez em um país infestado nos quatro cantos pela corrupção. Coragem só, não. Muita coragem! Acho até que ele até aguentou muitas “bolas nas costas” arremessadas pelo pseudo presidente antes de pegar o chapéu. COAF, Receita, leis penais vergonhosamente desidratadas pelo débil mental, etc. Na minha modesta opinião o Mourão levaria o país a bom porto com mais segurança, mesmo que não fizesse nada. Não podemos viver com tanta insegurança ética, política, etc causada por um presidente tão mau-caráter. Há pouco li algo que, se confirmado, vai levar toda a família de roldão. Especula-se que o filho Zero 01 do ocupante da cadeira do Planalto ganhou dinheiro nos negócios com o miliciano amigo. Talvez seja por isso que o indigitado queria colocar um Diretor Geral na PF de sua exclusiva confiança e não do Moro. O barraco em que o capita transformou Brasília não pode perdurar. Só faltou-lhe receitar detergente na veia para curar a Covid-19 como fez o Donald “I Love You” Trump. Per omnia secula seculorum. Amém.

    Curtir

    • A. disse:

      Cirval:
      Não sei sua idade. Mas cuidado com o que você pede! Você quer o Mourão. Em 1964 o povo aprovou os militares no poder, para resolver questões daquela hora. Agora tem gente chorando pelos quatro cantos a “ditadura militar” de vinte e poucos anos.
      Não sou bolsonarista. Mas é um pouco demais exigir que ele conserte em menos de um ano e meio a “obra” gigantesca cometida pelo PT.
      Quanto aos crimes dos filhos, toda a família Bolsonaro é culpada, sim!, mesmo o pai.
      Mas cuidado: reaja mais com a cabeça do que com o fígado, para que o tiro não saia pela culatra (desculpe a frase)!
      Abraço!

      Curtir

  • Leonardo Hoehne Polato disse:

    Ufa, quase caí nessa.

    Curtir

  • Mora disse:

    Fernando: Não me senti ofendido ao chamar o povo de ignorante, pois nesse Brasil eu não sou ignorante. O que importa não é o conhecimento de uma minoria, e, sim, o conhecimento da maioria, ou de uma média significativa. Na falta disso, a palavra ignorante ainda é pouco.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

O que é isso?

Você está lendo no momento no VESPEIRO.

Meta