1 de julho de 2019 § 2 Comentários
Em matéria de nomeação de juiz há de tudo em cada estado: eleição, lista, banca examinadora, etc. Mas o que interessa é a “desnomeação”. Essa só sua majestade o povo pode fazer, no voto. De novo pra eles nunca esquecerem quem é o maior interessado na boa execução da lei.
Esse seria o momento certo para o povo com o sistema distrital fazer o recall de um juiz que não estaria agindo corretamente, hoje como a coisa esta tem muito juiz interpretando a lei a sua maneira, Como seria ótimo se o povo participasse da coroação dos juízes e usassem o recall para tira-lo do cargo,
CurtirCurtido por 1 pessoa
É isso mesmo, Antonio.
Lá, a cada quatro anos, o nome dos juízes (criminais, cíveis, de 1a e 2a instância…) de cada comarca, o que corresponde a um determinado distrito eleitoral, vêm impressos na cédula da eleição com a pergunta: “O juiz fulano de tal permanece mais quatro anos no posto”? “Sim” ou “Não”.
o eleitor de cada distrito, segundo o seu endereço, vota “nos seus” juízes. E mesmo os que recebem um “sim” são sempre lembrados sobre no interesse de quem eles são instados a impor as leis e a quem é que eles devem lealdade…
CurtirCurtir