A próxima dimensão da mentira

31 de agosto de 2017 § 25 Comentários

Materia do The Guardian da semana passada (aqui) mostrou que com o avanço das técnicas de inteligência artificial e manipulação de vídeo e audio já se pode criar filmes bastante convincentes com personagens públicos dizendo e fazendo qualquer coisa.

Um soft desenvolvido pela Universidade de Stanford permite que vídeos superpostos ponham palavras na boca de um personagem em tempo real, com o “alvo” assumindo as expressões e movimentos da boca do “falsificador”.

Outra tecnologia desenvolvida na Universidade de Birminghan permite que, com tres minutos de áudio da voz de uma pessoa captado na rede ou em qualquer outra mídia, um software consiga sintetizar essa voz de forma virtualmente indiscernivel até por sistemas de biometria “falando” qualquer texto. A startup canadense Lyrebird também desenvolveu tecnologia semelhante com o propósito inicial de fazer audiobooks serem “lidos” na voz de atores famosos.

Na Universidade de Washington, o programa “Sintetizando Obama” conseguiu alterar o texto e as expressões do presidente em vídeos de discursos filmados anteriormente.

Para não mencionar as outras implicações, o que isso fará com o jornalismo audiovisual?

Marcado:,

§ 25 Respostas para A próxima dimensão da mentira

  • João Luiz de Andrade Guimarães disse:

    Agora o Lula vai dizer que não só não sabia nada daquilo como também não foi ele quem falou aquilo.

    Curtir

  • Renato Pires disse:

    Vem aí o VIDEOFAKE, a mais nova ameaça digital. Goebbels deve estar se virando no túmulo por ter nascido na época errada…

    Curtir

  • Sou sua fã mas quanto a botar palavras na boca dos outros ….Sabe o que eu acho? Eu sou uma eterna otimista. Faz o Putin pedir desculpas ao povo sírio e à humanidade. Faz o Maduro se ajoelhar e pedir perdão…sair daquele país e da ao povo o que é do povo. Faz aquele coreano se atirar no mar e pedir que suas cinzas sejam pisadas pelos porcos do país e educa aquele povo. Faz os nossos politicos renunciarem sem um tostão e educamos o povo pra saber eleger. E assim caminhara a Humanidade. Zaquie C Meredith, socióloga, psicoterapeuta.

    Curtir

    • Carmen Leibovici disse:

      Fazer o Putin pedir desculpas ao povo sírio,fazer Maduro ajoelhar-se,etc,através de manipulação tecnológica e usar isso para modificar comportamentos ou pensamentos alheios é uma farsa,pois os putins,maduros e outros déspotas não vão deixar de existir e agir por isso.Apenas que outros despostas os estarao substituindo com suas proprias ideias sobre como as coisas” devem ser”.

      Curtir

  • Desculpe fiquei muito entusiasmada. Mas eu colocaria palavras belas e desculpas nos ditadores, verdades nos mentirosos, e responsabilidade em que não tem. Educaria o povo com palavras e ações. Que beleza isso seria. Zaquie C Meredith,socióloga, psicoterapeuta.

    Curtir

    • Carmen Leibovici disse:

      Zaquie,voce gosta de viver no mundo da fantasia.
      Surpreende(e assusta) que voce seja uma psicologa e sociologa…
      Perdao pela franqueza,esta sem manipulacao artificial,dita ,assim ,na lata,como a vida deve ser.
      Essa tecnologia e um perigo que podera ter consequencias juridicas ,morais,eticas ,psicologicas,sociologicas devastadoras.Nao vejo bem nisso.
      Perdao pela franqueza.

      Curtir

      • Renato Pires disse:

        A pergunta de Pilatos está atualíssima: “O que é a verdade?”. Não se sabe mais neste mundo digitalizado.

        Curtir

      • MARCOS A. MORAES disse:

        yesss….MAM

        Curtir

      • Carmen Leibovici disse:

        Eu sei muito bem o que e verdade e o que e mentira,bom e mau.A minha consciencia costuma indicar,felizmente.
        As 4 caracteristicas,verdade e mentira,bom e mau sao bastante discerniveis.Lancar deliberadamente confusao para eliminar essa distincao e criminoso.
        Eu penso assim.
        Nao sou politicamente correta e nao me agrada levar vantagens manipulando os outros-pior ainda ,com meios artificiais poderosos,como essa tecnologia pode propiciar.

        Curtir

      • Cara Carmen, e eu não fico surpresa com o seu comentário desprovido de conhecimento intelectual a respeito do que falei. Alem disso, todos temos direito a nossa opinião. E parece que voce desrespeita isso. Infelizmente voce não entendeu nada.. Por isso mesmo o mundo está como esta. Falta inteligência emocional para ir um pouco alem do que eu escrevi, minha cara. Voce não percebeu? Nunca estudou a Lei da Atração? Pratique um pouco o otimismo. Funciona quando voce “inverte” as palavras negativas para o positivo. Não vou lhe ensinar isso porque me parece seu comentário denota falta de conhecimento e educação também. Imagine as pessoas que fazem as “coisas erradas” invertendo suas palavras e ações para as coisas certas. Foi isso que eu quis dizer, minha cara. Desculpe, não da para explicar para quem é mal educado e ofensivo. Eu sou uma excelente psicoterapeuta e socióloga por favor não ouse fazer comentários a quem voce não conhece e do que voce não entendeu. Que bobinha!!!

        Curtir

      • Carmen Leibovici disse:

        A psicologia foi criada para ir aos fundamentos da psique humana extraindo dela o que é original,puro verdadeiro;ela não foi criada para enganar.
        Pavlov,se não me engano,tinha um método de condicionamento que funcionava bem em animais,com o mesmo (ou parecido)principio que você de certa forma sugere.Mas hoje,creio,isso não é usado mais nem em animais qto mais humanos.

        Eu não quis te ofender,perdoe- me se se sentiu assim por minhas palavras,eu só achei surpreendente seu comentário a respeito do assunto aqui exposto e expressei isso.

        Curtir

      • Carmen Leibovici disse:

        “assim ,na lata,como a vida deve ser.,”.
        Bem,talvez a vida não deva ser tão “na lata,”.
        Reconheco…

        Curtir

      • MARCOS A. MORAES disse:

        Lei da atração é mais ou menos assim: não gostou do que leu? Preste atenção no que escreveu…MAM

        Curtir

  • Carmen Leibovici disse:

    O mundo ja esta confuso,sem parametros,perdido num caos.Imagine com mais essa arma…
    Vai virar tudo um hospicio so

    Curtir

  • Sandra disse:

    Que tal? 1. Fará de George Orwell o profeta.
    Que tal? 2. Acompanhar o caso Cia/Governo de Catalunha/Editor do jornal/Atentado #El Periódico no twitter

    Curtir

  • Carmen Leibovici disse:

    qual seria a finalidade dessa invencao de acordo com seus criadores?

    Curtido por 1 pessoa

  • luizleitao disse:

    Fernão,

    Obrigado pelo alerta, vou ler a reportagem no Guardian. De fato, se hoje em dia tanta agente acredita na montanha de bullshit que se propaga por essa droga chamada social media, imagine o que está por vir com novas técnicas de edição de som e imagem.

    Orwell já se havia confirmado como profeta quando surgiram as bisbilhotagens em massa conduzidas pela NSA e congêneres mundo afora.

    Aí, será de se perguntar que validade terá uma prova (ou “evidência”, como se diz agora na imprensa brasileira) em vídeo ou gravação sonora?

    Curtir

  • José Silvério Vasconcelos Miranda disse:

    O céu e o limite. Quem viver verá.

    Curtir

  • Mara disse:

    Para o mundo que eu quero descer! Precisamos de malucos para nos ajudar a interpretar tanta maluquice, meu Deus

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

O que é isso?

Você está lendo no momento A próxima dimensão da mentira no VESPEIRO.

Meta