Eduardo Cunha e a imprensa

11 de novembro de 2015 § 22 Comentários

esq13

Artigo para O Estado de S.Paulo de 11/11/2015

Volta com força aos jornais a especulação em torno das movimentações de Lula para forçar a troca de Joaquim Levy por Henrique Meirelles. Seria só mais uma manobra diversionista. Joaquim Levy não é a crise, é só uma esperança abortada de saída dela.

A crise é a incerteza que instalou-se no país quanto à possibilidade de sobrevivência da democracia diante da desfaçatez com que, 24 horas depois da eleição, o governo que vinha se dedicando ha 12 anos a solapar todas as instituições que garantem o Estado de Direito pela corrupção sistemática e o “aparelhamento” ostensivo assumiu-se oficialmente como mentiroso e passou a ameaçar o país com um confronto – armado, até – caso fosse judicialmente responsabilizado por seus crimes.

Essa incerteza perdurou durante os seis meses que duraram as dúvidas do próprio PT sobre a possibilidade de levar a economia de volta a uma equação sustentável sem perder o poder. Desde que se convenceu do contrário e passou a reafirmar a rota de desastre e agir apenas e tão somente para colocar-se fora do alcance da Justiça essa incerteza só tem feito diminuir.

esq10

As “pedaladas” foram postas sob a guarda segura daquele senhor com certificação internacional de corrupção por cujas probabilíssimas contas no exterior o Banco Central não mostra nenhuma curiosidade; da Lava Jato ameaçam deixar só a casca para Curitiba; a acusação no TSE de uso de dinheiro do “petrolão” na campanha “caiu” de volta para a ministra que já tinha votado anteriormente pelo seu arquivamento que, confirmado, enterraria todas as provas levantadas pelo TCU e pela Lava Jato; a Operação Zelotes, que andou até o bolso do filho de Lula assim que saiu delas, voltou dois dias depois às mãos do mesmo juiz que, até então, mantivera seu interesse restrito às cercanias dos passageiros privados da corrupção patrocinada pelos chefões políticos dos agentes públicos.

Diante de tão completa coleção de sucessos – que confirmados configurariam já de si o fim do Estado de Direito – não é atoa que a pretensão dos acusados por roubalheira nunca antes tão vasta na história desta humanidade tenha evoluído para nada menos que “legalizar a corrupção”, projeto que, como Modesto Carvalhosa demonstrou com todos os fatos e números na 4a feira, 4, nesta página, vem avançando livre e aceleradissimamente.

esq17

Já as contas públicas, estas são um abismo que o governo torna mais fundo a cada dia distribuindo mais e mais postos de tocaia ao dinheiro público a gente desqualificada, declaradamente para aliciá-la para deixar impunes os autores do desastre fiscal que a reeleição custou e arrancar exclusivamente das suas vítimas um “ajuste” que mantenha onde estão cada um dos desqualificados que cavaram a primeira metade desse buraco tocaiando o dinheiro público.

Lula quer trocar Levy por Meirelles “para promover a retomada do crédito e o aumento do consumo” por uma população com salário nunca antes tão ameaçado, metade da qual já está inadimplente das dívidas que lhe foram instiladas na veia para engraxar a eleição, e para “liberar empréstimos no exterior para os estados” nesse dolar que subiu 60% só nos primeiros seis meses da ressaca eleitoral. A “única alternativa” seria o restabelecimento da CPMF que abriria as veias de uma economia que já está morrendo de inanição.

est1

O que alimenta esse falso dilema é a inépcia da imprensa.

A única solução sustentável para o drama brasileiro é atuar diretamente sobre a fonte do desastre que é a gordura mórbida que, para além de tornar o estado muito mais pesado do que o país é capaz de sustentar, travou o seu funcionamento pelo caráter cancerígeno dos agentes infiltrados nele, mais que para simplesmente parasitá-lo, para devorá-lo. Só que para tornar politicamente viável essa linha de ação seria preciso que essa gordura viesse sendo sistematicamente exposta até que o país inteiro tivesse uma noção exata da sua existência, da sua natureza e dos valores envolvidos.

O cérebro brasileiro é tão capaz de processar uma equação quanto qualquer outro, desde que conheça os elementos que a compõem. Mas a imprensa não tem gasto um minuto de seu tempo para esmiuçar a composição do peso morto que, considerado o “por dentro” e o “por fora”, come metade ou mais do PIB brasileiro. O Brasil não chega, portanto, à resposta certa porque é sistematicamente induzido a partir da pergunta errada.

esq19

É emblemática dessa distorção a monopolização do noticiário político pelo tema “Eduardo Cunha”, figura que tomada isoladamente não tem implicação maior que a sua própria insignificância, em detrimento de “A fritura de Eduardo Cunha” ao fim de 20 anos de desfile inadvertido da sua coleção de Porches na cara da imprensa e da miséria nacional na véspera de um impeachment, tema cujo desaparecimento do noticiário implica o resgate da impunidade ameaçada e proporciona aos agentes diretos da desgraça nacional espaço para voltarem ao desmonte acelerado do Estado de Direito, sob a desculpa da “obrigação de registrar os fatos” que, incidentalmente, são os que vêm sendo produzidos aos borbotões pela única “investigação” de agente do “núcleo político” do petrolão que o governo ameaçado de impeachment e seus auxiliares nos demais poderes houveram por bem levar adiante.

Ha um agravante geográfico da nossa equação política que torna mais difícil o que já é naturalmente difícil. Entre Brasília e o Brasil tudo que resta são os jornalistas de política. “Expatriados” para o isolamento do Planalto eles constroem por lá a sua teia de relacionamentos e acabam fatalmente por ter cônjuges, pais, filhos e parentes vivendo daquele Brasil que está acima das crises. Com os anos, passam a “entender” tão bem aquele mundo que deixam de entender o nosso. Só que, cada vez mais, são mundos regidos por lógicas mutuamente excludentes. Para que um saia do inferno será preciso que o outro seja expulso do paraíso. É preciso que a imprensa, que só cabe num deles, reveja suas prioridades enquanto é tempo.

est2

 

Marcado:, , , , , , , , , ,

§ 22 Respostas para Eduardo Cunha e a imprensa

  • BOLA DE CRISTAL
    Vixe! O Cunha é dos nossos, ele vai entrar para a História do Brasil, vai fazer o impeachment da Dilma e do Temer, quer ser o próximo Presidente do Brasil, e quem sabe não será, mas antes terá de passar por cima do cadáver insepulto do Lula

    Curtir

  • Carmen Leibovici disse:

    Eu só espero que ,se chamado,Henrique Meirelles não se preste a isso.O PT propriamente não tem em seus quadros pessoas competentes para ir consertando o que resta da economia de modo a ir propiciando que ela continue a ser assaltada até que tudo tenha sido transferido para o bolso de alguns poucos.Exemplo de caso assim é a Venezuela, na qual a filha de Hugo Chaves hoje é uma das mulheres mais ricas do mundo e o povo está estrebuchando.Se este governo petista não tiver quem lhe conserte as contas,será ele a estrebuchar.Assim espero.

    Curtir

  • Carmen Leibovici disse:

    Quanto a questão Cunha,Lula é tão sujo no modo como joga que com uma mão pediu aos parlamentares petistas que poupem Cunha ,de modo que Cunha poupe Dilma, e com a outra está incitando-digo,entregando sanduíches de mortadela com um copo deTubaina- os MSTs e Cia.para que façam “manifestações” contra Cunha,distraindo assim a atenção da própria imprensa e do público do impeachmeant. Pura sordidez!

    Curtir

  • whataboy disse:

    A insignificância de Eduardo Cunha é prova da cobertura insignificante da grande imprensa servil e dócil. E assim também se cava o fosso da deformação de opinião do brasileiro. A sorte é que vão continuar perdendo leitores, atenção e respeito.

    Curtir

  • Poi é Fernão.

    É isso e mais alguma coisa de aflitiva aos já aflitos.

    E o Lula acaba de criar à justificar a troca do Levy por quem quer que seja- digamos um Pajé milagreiro, propõe uma ” nova economia”, fundamentada na gastança .

    Genial pra um idiota que “não sabe de nada”. e, assim fosse, estariam resolvidos todos os problemas fiscais de todos os países incluída a cumpanheira Venezuela.

    Enquanto isso cada dia afundamos e com mais pessoas em estado famélico. É o principal problema.

    Agir como? Algo que solucione o status quo. Aliás, seu colega Oliveiros Ferreira escreveu excepcional artigo no Estadão de domingo?, de forma clara e objetiva como de hábito, do papel das forças armadas em especial do exército e da situação propositada em que encontra.

    Esse é o Brasil que por inércia estamos suportando.

    Curtir

  • PACIFICO disse:

    VENERAVEIS Ministros do STF Ricardo Lewandowisk,Celso de Melo.Marco Aurélio, Gilmar Mendes,Luiz Fux,Rosa Weber e Carmen Lucia.
    Cumprindo na CONSTITUIÇÃO Artigo 14 e a Cidadania Nacional. MERETÍSSIMOS;Rogamos vosso único e indispensável COMANDO: sois a JUSTIÇA inadiável.

    A voz do POVO é voz de DEUS
    NO BRASIL DEUS o CRIADOR RESOLVEU:Na LEI PRINCIPAL DO BRASIL NO ARTIGO 14 ESTA ESCRITO PLEBISCITO POPULAR E NINGUEM MEXE
    Se é P1 PLEBISCITO POPULAR Eu Explico apenas o povo vota e também governa.
    PLEBISCITO/POPULAR Eu explico é muito fácil, apenas numa folha qualquer de papel em branco caneta, escrevam sem nenhum medo tudo o que querem para uma futura vida que será digna tranqüila;você sua mulher e filhos. o BRASIL P1 é POVO, aprova e garante.Já estão e foram comunicados Juízes,Forças Armadas e Imprensa é só o que o nosso POVO quer, e eles são os únicos que respeitamos. Acabou para o chiqueiro de lama fedida Dilma,Lula,Temer,Sarney e Dirceu e os já eram, eleitos no miserável e velho presidencialismo pra RUA, já vão tarde, menos, os 15% que respeitam nosso voto,estão ouvindo respeitado Dr Sergio Moro, Dr.Junot, Juízes a Dez anos ou mais,Desembargadores todos muito competentes: os calouros sempre muito subordinados ao pt dos comunistas Dilma Lula e Dirceu no STF SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL; e a OAB com membros atuais mercenários.Esta a voz do POVO que nunca ninguém vai calar a sempre verdade. VOCÊ É BRASILEIRO 0U petista?
    E importante. Não esqueça este ano no dia que o povo preferir ,não viajem, é sempre mais pratico levar pronto o PLEBISCITO e,o POVO entregar nas ruas para voluntarias,artistas da Globo ou outras,pois nossos votos irão para a Justiça. (esforcem-se, divulguem por todos os meios é nossa obrigação)Lembrar dos Jornais e Gazetas dos Bairros aos domingos no BRASIL.
    Eu sou Pacífico voz do Brasil P2 e agora queremos ser também do povo calado e sofrido descrente,mas prometemos; vamos apenas fazer tudo o que o Povo mais quer! não custa nada para ninguém e também temos muito nojo de política portanto; estamos muito honrados em ser a vossa voz e o BRASIL P2 como os brasileiros, vamos acabar no PLEBISCITO a POBRESA que é o que importa.
    O P2 nasceu da Genial HEBE CAMARGO que queria 4 coisas que respeitaremos até a morte.
    1 Vamos Acabar e Matar quem nos corrompia, o antigo e superado presidencialismo e suas filhas Corrupção ,Impunidade e Burocracia é primeira coisa da Reforma Política vai terminar para sempre o Poder ou Puder.
    2 Voto Facultativo e principal é muito importante só DISTRITAL , e não Presta Troca.Distrital eu explico você escolhe só no seu Bairro, os candidatos e vota cobra duro pronto, afirmo acabou o Poder. ( e para sempre)
    3 Volta imediata da Equipe do REAL muito querida e Respeitada no Mundo Financeiro, Industrial, Comercial : logo vem Emprego registrado e bem pago é o fim da crise fabricada destes safados.
    4 É Bíblico Amar a DEUS sobre todas as coisas E a teu Próximo como a ti mesmo. (O POVO)
    As maravilhosas e valorosas Donas de Casa,Mães de Família todas as Mulheres vão ganhar igualzinho ao Homem.
    A Mulher só pode ser violada com seu consentimento( pena mínima para estupro 20 anos). Escreva é importante Acabou o presidencialismo como nos Países inteligentes e práticos do Mundo Moderno eu explico: chegou o PARLAMENTARISMO. Um Preside Governa o BRASIL e o Mundo ,UM Primeiro Ministro Governa apenas é o ideal, todos os Estados e Municípios, mas agora com todo 70% por cento do orçamento Nacional e você se sente mais seguro com tudo.
    Já Roubou vai pagar sempre do próprio bolso ou leilão com todos Bens (casa,apartamento,carro,Fazenda) nós do P2 alguns ; vão ter que usar Fralda Geriátrica unisex imagine os ridículos.
    Agora Meu POVO vamos fazer o que todos estão esperando no PLEBISCITO um INTERVENTOR sério, Honesto Dr JOAQUIM BARBOSA amado dos brasileiros ou então um JUIZ com pelo menos 10 anos de experiência; Para fazerem as Reformas ou Novas, ELEIÇÃO que só o PODER DOS JUíZES FARÁ.
    Prisão Perpetua ou Pena de Morte ,até com os depois dos 16 anos unicamente para crime Hediondo ou horroroso mas só você decide escrevendo; e Penas longas sem apelação, num novo CODIGO CRIMINAL para toda atual violência ,pedofilia,mortes no lar ou rua,seqüestros, saidinha de banco e roubo com morte, estupro com morte, de famílias,drogados em fim todos com mortes etc…
    Todo o Brasileiro é Honesto ;só esses canalhas roubam nosso imposto Pago,emprêgo e nossa completa cidadania, aposentados esquecidos; até com a alimentação e férias merecidas.
    Acabou a merréca do mínimo de R$ 788,00 e Bolsa esmola: surpresa! fiquem sabendo sem roubo hoje o salário mínimo seria de 3.000.00 três mil reais, esta é uma verdade calculada se não sustentássemos também compras.
    Bandidos do Cartão de Crédito Cooperativo para Apartamentos. Joias e carros das madames e outras que já temos endereço e até filmes fotos.
    Nosso amado povo com o PLEBISCITO POPULAR acabou a MISÉRIA ENTENDERAM AGORA que ele é a vacina mortal que vai matar a corrupção,o voto secreto,a imunidade parlamentar,
    a impunidade (Pizza) deste nojento governo do pt e do pmdb, não preciso dizer que com o voto vamos governar o BRASIL e terminamos com a pobreza pois acabou o presidencialismo o voto será só DISTRITAL é o que vamos todos querer HEBE CAMARGO DESCANSSE EM PAZ FELIZ O BRASILEIRO ja sabe você nos ensinou a acabar com a zorra.
    Que tal agora, apenas pagar Imposto honesto, numa nova Reforma Política e Fiscal eles que se virem: demitam 180 mil, parasitas os de outro Estado que nem aparecem e os ,da confiança recebiam até 70 mil mensais e protegidos,das pedaladas ou roubo R$ 118 bilhões eleitoreiros da Dilma e do Lula, mais do Temer no Balcão de Negócios, todas 400 Estatais burocráticas ou do quanto pior melhor; Nós espremíamos salários ,eles todos que se Explodam!
    CPMF Canalhas Picaretas Miseráveis a nos Furtar
    O BRASIL P2 jurou só dizer a verdade com os funcionários anônimos dos gabinetes em Brasília é o nosso dever e jamais pouparemos Dilma teleguiada do Lula e do Zé Dirceu, corre o boato que ela nasceu na Bolívia, (Dr Sergio Moro)o Lula safado ex Presidente dos POBRES hoje Tribilionário começou .
    Abafando na Imprensa quando Presidente a Revista que publica todo ano as maiores fortunas do Mundo mentira? depois do PLEBISCITO PROVAMOS a uns 5 anos a tua era de 2 Bilhões de DOLARES e o filho laranja teu e do pt 900mil DOLARES hoje Controlados pelo maior LARANJA PECUARISTA J.C. Bumlai muitos outros do lava jato nos Bancos dos Estados Unidos, Suíça, e Ilhas Fiscais, mas nada no teu nome. só do Lulinha teus filhos, canalha dos Bolsas boi de piranha coitados, e dos seguranças pagos Ricos quadrilheiros do Stabile no Mst e os da Cut o BRASILP2 conhece tua vida desde chegadas na chacrinha, palavrões completamente bêbado, surrando muito a coitada dona Marisa e outros casos inenarráveis, mentiroso nervosinho não nos provoque oh cara do meio dedinho! Somos a verdade.
    Hoje teu negocio são financistas,aplicadores,banqueiros,fazendeiros também nossos, diferente pois és dos pobres Lula, vamos tirar a tua mascara desta vez não escapas ou,vai com a Dilma e o Dirceu para a Quadrilha na Venezuela do Maduro que não apodreceu ainda.Antes explica não mais como testemunha para o Dr Sergio Moro ,no Pará a compra de 35.000 cabeças de gado (que apenas a Friboi manteria) sem falar da mansão na ilha de Angra dos Reis pagas provavelmente com tuas Palestras.
    Temer o maior Político Profissional da América do Sul Já era Bilionário, não é ficha suja,mas o maior dono da Banca de Negócios Políticos em Brasília. (Tomé La Da Cá)
    Ze Dirceu igual ao Lula,ficha suja, mas continua chefe dos lava jatos da Petrobras e muitas outras do pt Oi Zé!
    Sarney e a filha hoje cartas mortas, mas donos do Maranhão,da maioria dos com fome no BRASIL.Temos nojo dos mais canalhas que venderiam o BRASIL Sagrado,por dólares ou euros lavados era meta.
    O PLEBISCITO POPULAR VAI NOS SALVAR! Divulguem no BRASIL para todos puxarem o tapete.
    Pacífico. DO POVO

    Curtir

  • PACIFICO disse:

    MEU VIDEO

    Curtir

    • Menos mal não late bobagens.

      Eu cansei Eduardo. O país insolvente precisando recorrer até à valores de origem criminosa e só se fala em factóide começando com o Cunha.

      Dane-se, Até parece que ele abatido a moralidade restabelece.

      Foi uma boa estratégia a omitir ou postergar o principal que é a quebradeira no país desnecessário indicar onde e quanto,e se torne assunto de 2a página.

      Enquanto isso o tal de impeachment vai por água abaixo, e espero estar errado.

      A única solução se é que existe será com os militares atendendo a Constituição naquilo que exige, diante de tantas que o bolivarianismo petista dará continuidade, por fanatismo irresponsável e burro.

      Lembrando que o Chefe Ministro do militares é notório comunista de hábito burgueses, aliás como a grande maioria.

      Fim do assunto. Ah, esqueceram do Renan. Más não tem importância porque subserviente.

      Curtir

    • Eduardo

      O Pacífico que não é burro é cachorro e no lugar da Dilma mandaria pra Câmara uma nova legislação eleitoral contendo propositadamente tudo que querem e o que não querem.

      Se desse incluiria a volta da Monarquia.

      Assim daria uma bruta confusão, discussão e por muito tempo​ graças aos participantes parlamentares e as várias comissões incluída aquelas voltadas a esse fim.

      Daí viriam milhares de sugestões começando com a OAB, FIESP, CNI, SPFC, ANARC, CUT, UNE, LGTB, Índios, CORRUPTOS em cana, SEP (Palmeiras) , filósofos, psicólogos, sociólogos, antropólogos, psiquiatras e seus pacientes, ociosos e vagabundos em geral até a torcida Gaviões da Fiel.​

      Enquanto isso a cooptação consolida a posição do Pacífico, digo Dilma, e tudo continua igual.

      Os idos de março foram em vão como tudo que pareça sério no Brasil.

      Comodismo dá nisso, e não adianta reclamar ex-post-facto ( depois das ocorrências).

      As vezes acho que à sociedade é merecido. Afinal, foi ela quem pariu todos Mateus.

      Curtir

  • Nova Matrix Energética; Nuclear Fusion. As cinzas de Nikolas Tesla devem estar revirando-se no tumulo. Enquanto isso o Irã constrói a bomba-atômica e no Brasil ainda não encontraram os ossos de Dana de Teffé, e os Bancos ainda não funcionam em Horário Comercial.
    http://www.ascencionwithearth.com/2015/10/time-magazine-cover-for-november-2015.html

    Curtir

  • Na França os impostos são investidos em benefício dos cidadãos, é o pais com mais proteção social do mundo. Perfeito o serviço de resgate médico da França. Afinal o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é de origem francesa, Policia e Médicos muito bem treinados e bem equipados.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Serviço_de_Atendimento_Móvel_de_Urgência

    Curtir

    • Eduardo,

      Por outro lado duvido que qualquer Presidente da França tenha dito” que beleza o SUS, até gostaria de fica doente pra ser tratado lá” E quando doeu no rabo do Lula ele foi pro Sírio.

      Relendo sobre os anos loucos a França teve, por acaso, um Presidente chamado Paul Deschanel um maluco que entre outras caiu do trem e quando numa cerimônia oficial ao invés de cumprimentar os presentes ele foi abraçar as árvores. Daí mandaram pro hospício.

      No final é que distinguem de nós.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

O que é isso?

Você está lendo no momento Eduardo Cunha e a imprensa no VESPEIRO.

Meta