O rabo de Gramsci

15 de agosto de 2015 § 25 Comentários

gr16

Artigo para O Estado de S. Paulo de 15/8/2015

O Brasil que sobrou é Gramsci mordendo o próprio rabo. O certo virou errado e  o errado virou certo. O “senso comum está organicamente superado” e já ninguém diz coisa com coisa. Mas se tudo começou como uma conspiração racional para demolir a base cultural da “democracia burguesa” e substituí-la pela “hegemonia do discurso ideológico da classe trabalhadora”, o local de destino – o “paraíso socialista” – desapareceu de cena depois que a primeira parte da obra estava pronta. A meio do caminho “O Muro” caiu, o sonho acabou, o “intelectual coletivo” vendeu-se ao capitalismo pistoleiro e os “intelectuais orgânicos” que realmente serviam uma causa morreram de overdose ou de vergonha. Os que sobraram são as criaturas de Gramsci; a segunda geração que pensa, sim, pelo avesso, mas já involuntariamente, sem saber exatamente por quê ou para quê.

gr4

Foi-se o que haveria de ser; já não ha para onde voltar. E nesse grande “Nada”, a corrupção é que tornou-se “orgânica”; instrumento por excelência de “reprodução da hegemonia da nova classe dominante”.

E cá estamos, ao fim de mais uma “temporada” do dramalhão com que o Brasil imita a arte, onde a cada capítulo os heróis viram bandidos e vice-versa, com o flagrado “dono” da Transpetro alçado de volta à condição de “interessado no Brasil” – com possíveis repercussões nessa Lava-Jato já tão cheia de figurinhas das empreiteiras e estatais e vazia dos figurões da politica para quem e graças a quem eles operam e podem operar – ao fazer-se porta-voz da “agenda” com que Dilma trata de safar-se do impeachment a que poderá levá-la esta paralisia econômica verborrágico-induzida a que chegamos.

O nó a desatar é a  desarticulada dispersão do “lado de cá” depois de décadas desse trabalho de desconstrução.

gr4

Brasilia, onde não ha crise nem pressa, trabalha coesa como sempre. Tudo segue sendo decidido nos bastidores do “quem indica quem para roubar onde”; só a narrativa aqui para fora é que varia. Agora querem vender como atos politicamente orientados de um único indivíduo a enxurrada anual de pornografia remuneratória da corte. Como há uma disputa de poder entre a nova e a velha guarda de comerciantes de governabilidade, foi cunhada a expressão “pautas-bombas” para designar a fila dos aumentos auto-atribuidos do funcionalismo puxados, como é tradição, pelo do Judiciário que, neste ano de penúria, abocanhou retumbantes 78% quase no mesmo dia em que o governo “dos trabalhadores” confiscava o abono de quem ganha dois salários mínimos. No vácuo dessa “conquista” veio o escárnio da multiplicação por três do Fundo Partidário. Agora é a vez da nobreza menor,  auditores da Receita à frente. As tais “pautas-bombas” não passam, portanto, da obra coletiva de parasitose de sempre que resulta na progressiva pauperização do resto do Brasil.

gr4

A relação de causa e efeito entre esses fatos — assunto “tabu” na academia e na imprensa brasileiras — quase chegou a ser afirmada recentemente. De tanto demonstrar em suas reuniões quantas gerações de brasileiros entram para a lista dos sem futuro a cada semana de atraso no que terá um dia de ser feito, o dr. Levy conseguiu levar até profissionais calejados como Michael Temer a sentir pena do Brasil. O vice-presidente “pediu água”. Até Aloizio Mercadante “pediu água”. Dilma mesmo animou-se a fazer uma tímida menção à idéia de reduzir o numero de ministérios…

A obscena montanha de gordura, afinal de contas, está onde sempre esteve e quanto mais tudo ao redor vai sendo reduzido a pele e ossos, mais escandalosamente visível ela se torna. Mas como a metástese do Estado que sufoca o país, a ser amputada se não se quiser matá-lo, corresponde à exata soma de todos quantos decidem se haverá ou não impeachment e suas cortes, a represália dos bastidores veio implacável. Tanto Dilma quanto o PT passaram, então, a negar nas mesmas frases em que a pediam a necessidade de uma “união nacional” para fazer frente “a crise tão pouca” – o tipo de tapa na cara da realidade que configura a “indução verborrágica” da paralisia econômica e da disparada do dólar – enquanto Temer e Mercadante, embora sustentando ainda a sua necessidade, davam o dito por não dito ao declinar especificar para quê a queriam.

gr4

Agora “a lista de Renan” vem, de novo, tirar a solução de onde o problema está e apaziguar os ânimos no rico condomínio dos Tres Poderes.

Aqui fora, nesse meio tempo, o Quarto Poder, cuja função já foi a de captar pleitos difusos da cidadania, formatá-los referenciado-os às melhores práticas internacionais e empurrá-los para dentro do “Sistema” na forma de campanhas por reformas, passou a ter outro tipo de preocupação depois que o comando de empresas jornalísticas e redações passou das mãos de jornalistas às de empresários e gerentes administrativos que nunca leram Gramsci.

Assim chegamos a este Brasil reduzido a dois tipos de “discursos inarticulados“: o do dinheiro e o do coração.

gr4

Nem o consumo subsidiado de “espelhinhos e missangas” de véspera de eleição, nem os impeachments das ressacas de estelionato eleitoral, se houverem, vão alterar essencialmente, porém, a desordem institucional que nos mantem na montanha russa. Instituições são tecnologias que — bons ou ruins — produzem resultados inexoráveis. E nesse campo, ha um nítido divisor de águas no mundo. De um lado estão os que distribuem mandatos como se fossem capitanias hereditárias, dão a seus detentores poderes absolutos para definir a pauta política da Nação e, com eles, a prerrogativa de transformar impunemente as vidas de seus representados num inferno. Do outro os povos que, armando-se do poder de retomar a qualquer momento os mandatos que concedem usando, entre outros, o instrumento do recall, mantêm o estrito comando da pauta política dos seus representantes e assim põem o governo a serviço do pais e o país a serviço de seu povo.

Este é o caminho.

gr5

PS.: Este artigo foi escrito antes do irresponsavel convescote proto-terrorista promovido 5a feira no Palácio de Dilma

NESTE LINK, COMO O RECALL PODE CURAR AS DOENÇAS DO BRASIL

 

Marcado:, , , , , , , , , , , , , , ,

§ 25 Respostas para O rabo de Gramsci

  • Dr.Eduardo Gonsales de Ávila disse:

    BRAVÍSSIMO
    OBESIDADE MÓRBIDA E INDUÇÃO VERBORRÁGICA
    “A obscena montanha de gordura, afinal de contas, está onde sempre esteve e quanto mais tudo ao redor vai se reduzindo a pele e ossos, mais escandalosamente ela se torna.”
    “Tanto a Dilma e o PT passaram, então, a negar nas mesmas frases em que pediam a necessidade de uma “união nacional” para fazer frente “a crise tão pouca” – o tipo de tapa na cara da realidade que configura a “indução verborrágica” da paralisia econômica e da disparada do dolar-“

    Curtir

  • Dr.Eduardo Gonsales de Ávila disse:

    Curtir

  • Dr.Eduardo Gonsales de Ávila disse:

    PTezada vamos tomar um banho na Lava-Jato !

    Curtir

  • Carmen Leibovici disse:

    O mapa do Brasil precisa ser dividido de forma racional.Cada estado precisa ser dividido em prefeituras com número igual de populações.O Brasil precisa ser equacionado racionalmente para ser bem cuidado como um todo.

    Esse negócio de direita e esquerda precisa acabar porque essas ideologias não servem para nada de bom.
    O que as pessoas querem ,e precisam, é de educação (portugues,matemática,história,geografia,ciencias,etc e posteriores especializações e posteriores super especializações),sem viés ideológico;o que as pessoas querem e precisam é de um ótimo sistema de saude;uma excelente infra estrutura,enfim o que as pessoas precisam é de suporte físico para se desenvolverem como bem entenderem.As igrejas que cuidem (decentemente )das outras necessidades mais espirituais tão necessárias-quando possível e quando desejado.

    Enfim,5 Renans e 5 ex Lulas não têm o direito de mandar e roubar o Brasil.A Polícia serve para isso.Espero que a Polícia e o Ministério Publico e a Justiça sejam corajosos o suficiente para resolver o problema que é de todos nós.10 indíviduos NÃO PODEM escravizar o Brasil!É relativamente fácil desincrusta-los e ,parece que ,mais do que chegou a hora.

    O Povo nas ruas ajuda muito.A Imprensa pontuando,ajuda ainda mais.

    PS:Talvez nem devessem haver escolas pública.Talvez o governo devesse ser apenas obrigado a construir os espaços físicos das escolas mas o conteudo do que se ensina deveria ficar longe do Estado.
    O Estado PRECISA parar de se meter na vida das pessoas,especialmente quando o Estado se resume a 10 pessoas que o comanda!

    Curtir

  • Carmen Leibovici disse:

    Pensadores ,como Gramci ou seja lá quem forem,não deveriam se tornar “religiões”,que sempre são deturpadas.
    Eu acho que Teoria de Marx,p.ex.pode ter sido correta,em teoria,mas o que a cabeça dos ladrões e dos loucos fazem com as teorias é que é o problema.
    Acho que Albert Einstein também comentou sobre a deturpação que poderia se tornar a sua própria fundamental Teoria e é ,precisamente, o que temos assistido-algo não muito bom,infelizmente.

    Curtir

  • Fernão, francamente não conheço o suficiente a obra de Gramsci como deveria incluída minhas origens. Todavia, sua palavra e reflexão bastam.

    Em poucas palavras vc disse tudo senão vejamos:

    “intelectual coletivo” vendeu-se ao capitalismo pistoleiro e os “intelectuais orgânicos” que realmente serviam uma causa morreram de overdose ou de vergonha.

    Eles estão mais pro “filósofo” petista e porta voz pago Paulo Henrique Amorim. O petismo e seus satélites como a infantil desvirtuada UNE e a imaginada guerreira CUT, sindicalistas pelegos com os brancaleones à serviço por aparição por R$ 35,00 mais um sanduíche!

    Amanhã eles terão respostas a altura. Dilma, a mulher sapiens da mandioca e das margaridas será bem lembrada..

    Curtir

  • Carlos Gama disse:

    É muito prazeroso debruçar sobre o jornal, na mesa da sala, no silêncio da manhã ensolarada e degustar esse “tratado” sobre a triste realidade brasileira.

    Curtir

  • Carmen Leibovici disse:

    Na lista do novo “interessado no Brasil”a única coisa que me chamou a atenção foi a proposta de retirada do Brasil do Mercosul.Isso seria uma grande coisa!Isso seria uma maneira de nos livrarmos do clube do Foro de São Paulo que tem levado o Brasil,inclusive via empréstimos do BNDES aos seus associados,à desgraça econômica que se tornou caso de polícia.

    Curtir

  • Lucila Esteve disse:

    Parece que o plano do Gramsci teve que ser interrompido apesar de muito estrago ja ter sido feito no Brasil.Esperemos que os principais culpados sejam conduzidos para suas celas logo mais.

    Curtir

    • Lucila,

      Interrompido como v bem observa deve-se também a ignorância dos grancistas do PT, uma vez terem privilegiado a roubalheira o que conflita com os ideários de Gransci pelo pouco que conheço.

      Por outro lado essa escória que nos governa nada mais se mostraram reconheça-se com talento aproveitando da mediocridade e do modismo PT à se elegerem. Esses últimos ” empresários new wave estão pagando agora com juros e correção monetária e mais multa , as quebras e cana, esta no sentido de jaula.

      Gransci com todo talento reconhecido e reverenciado por acadêmicos e outros que nunca o leram, está restrito aos livros em relação ao seu tempo. Segui-lo será igual a aplicar na economia a ” nova matriz econômica” petista do Foro de S.Paulo, obra do mumificado Chaves e o Brahma. e, nada melhor do que uma guerra à destruir qualquer país.

      Imagine se esse bando de idiotas, corruptos e mentirosos tem capacidade em seguir alguma coisa exceto onde está o dinheiro e nem roubar souberam, uma vez enjaulados ou com tornozeleira que poderiam atrair energia em dias de chuva.

      Curtir

  • Se Gramsci visse as fotos das manifestações de hoje contra os gramcistas-petistas em seu livro poria uma ressalva pra esquerda burra não ler e muito menos aplicar.

    Coitado do Gramsci. De estar rolando no túmulo ao saber do mau uso de suas ideias por petistas ladrões.

    Curtir

  • Mesmo fora do tópico convém considerar:

    O jornal plural Folha de São Paulo em sua singularidade conveniente através de seu instituto data Folha informa em 136 mil pessoas na Paulista.

    Ou não sabem contar mesmo utilizando de critério ” vai e volta ou sei lá o nome”, lá estive das 13,30 as 15,00 horas e, tenho alguma noção quantitativa de pessoas mesmo sem utilizar o número de 3 em 1 mt2.

    Mais que esses 136 mil total a que o jornal plural informa, nos trechos entre Pamplona até Joaquim Eugênio de Lima ( 3 quadras) tinha mais que o indicado a ponto de não se podia caminhar nas calçadas e ruas.

    Por outro lado a manifestação do Guerreiro da CUT-Wagner Freitas- que sumiu na festa feita juntamente com com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC contando com 10- mais 10 foram pro churrasco, gatos pingados e graças ao transporte gratuito e churrasco dos bixanos com coxa de frango atropelado foi que foi segundo o jornal.

    Curtir

  • Antonio disse:

    Análise primorosa.
    Só falta acompanhar, com atenção, as táticas de demolição social urbana, em áreas rebeldes como São Paulo, se as bases do pensamento da esquerda lançar mão do estilo stalinista.
    Eu vejo sinais de canalhices correlatas. Oxalá seja apenas paranoia de quem leu as diversas vertentes revolucionárias da esquerda internacional.

    Curtir

  • Moacyr Castro disse:

    Muito bom. Aqui em Ribeirão houve um promotor público metido a gramsciano que fazia exatamente isso: pensava ao contrário. Foi muito divertido, até que, por falta de plateia, se mandou.

    Curtir

  • SE esse promotor que vc se refere for o Marcelo Goulart eu conheci bem, porque estive em algumas audiências sobre reserva legal , incrivelmente adicionada por uma estupidez sobre o Aquífero Guarani que ele queria adicionar e exigir dos proprietários.

    Ao meu caso, meu filho que na ocasião fazia pós-graduação em Gerenciamento Ambiental na ESALQ-USP, produziu um diagnóstico sobre a área objeto da maluquice e o absurdo pretendido.

    Depois disso sumiu, voltando ao MP da capital.

    De Gramsci ele nunca teve nada, tão só de espírito de porco típico de petistas delirantes e provocativos, sem quaisquer bases legais levado por sugestão de um biruta igual a ele, querendo fazer do Aquífero Guarani, um dos maiores do mundo que se estende por vários estados brasileiros e países sul-americanos, frise-se, e só naquele lado leste do município por conveniência burra, pra não escrever o que penso,proibição ilegal com exigência adicional de área à atazanar a vida dos pequenos sitiantes até os produtores de cana e grãos.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

O que é isso?

Você está lendo no momento O rabo de Gramsci no VESPEIRO.

Meta