Ha seleções e seleções…
25 de julho de 2011 § Deixe um comentário

Uruguai.
Seis milhões de habitantes.
Um dos últimos ainda fora do “tudo pelo bilhão”.
Uma meninada que tem orgulho do que faz e o faz com raça e elegância.
Autênticos, nítidos, despretensiosos: era uma equipe que fez a festa da alegria limpa, transparente, de um país em festa.
A melhor seleção da América do Sul.
Faço fé que repetem a dose e nos dão outra lição em 2014.
O próprio Paraguai perdeu bonito, lutando.
Já o time do Brasil, se toma um gol se desarvora; se faz um gol, se acomoda. E fica aquele joguinho de lado, pra ver se acaba; um sem fim de canelas se recolhendo porque a carreira, mesmo, está lá fora.

É o time dos que se formaram reconfirmando, todos os dias, a invariável vitoria dos corruptos; a imutabilidade impune das filas dos moribundos desatendidos na porta dos hospitais públicos; a sordidez das escolas caindo aos pedaços; o escancaramento do crime organizado. O país do salve-se quem puder como puder, de onde veio a maioria deles.
No país onde “democracia” é a chantagem institucionalizada entre as quadrilhas organizadas para nos saquear; no pais onde “sucesso” é a cosequência de compor-se com elas; no país onde o dinheiro é a unica medida de tudo e o argumento que cala todas as bocas, o cabeleireiro é mais importante que o treinador e que a camisa da seleção. E o campo não é mais que a calçada onde, cada um por si, faz o seu trottoir para os ricos do mundo.
Faz todo o sentido…

Deixe uma resposta